A luz fraca do sol da manhã está entrando pela janela, refletindo nas paredes brancas e iluminando todo o quarto de Mendrake com uma atmosfera confortável. Entretanto, há apenas uma pessoa ali dentro, de pé no meio do cômodo.
Pedrux nunca usou uma roupa daquele jeito antes. Ele baixa o olhar para encarar o seu corpo, avaliando minuciosamente a própria aparência e ajustando as mangas da camisa branca que está usando. Ela é meio larga, de tecidos leves, possuindo manga longa com babados na ponta e sendo um pouco cavada, com mais alguns babados no peito. Além dela, também está usando uma calça marrom de cintura alta com botões dourados, que encaixou perfeitamente no rapaz, e uma bota de couro marrom. Estranhou um pouco as roupas de primeira, mas depois de alguns minutos, gostou de como ficou em si.
— Pode entrar! — O príncipe chama, num volume não tão elevado para não acordar Feuripe no quarto ao lado. Segundo Mendrake, o rapaz fica de mau humor o dia inteiro caso seja acordado de maneira brusca, ainda mais cedo assim.
A porta se abre e Mendrake surge do corredor, se escorando no batente e ficando parado, em absoluto silêncio. Ele encara Pedrux por alguns segundos, com uma expressão completamente neutra, o que deixa o príncipe nervoso. Será que havia ficado ruim? Talvez a roupa só tenha ficado boa na cabeça do cacheado.
— Ficou gatinho, hein? — Diz, por fim, para o alívio de Pedrux.
— Você acha mesmo? — O príncipe pergunta, entusiasmado, ignorando as óbvias intenções de Mendrake com o comentário. Havia realmente gostado daquelas roupas, queria ter certeza que elas estavam boas em si.
— Claro, caíram muito bem em você.
O príncipe comemora internamente.
— Que bom. — Diz, fingindo indiferença. — Fica atento, se bobear eu pego pra mim.
— Fica à vontade, vossa alteza.
Pedrux sorri para Mendrake, com uma risadinha. O rapaz não consegue evitar de sentir certa satisfação por fazê-lo rir novamente. Então a expressão de Pedrux muda repentinamente. Ele franze a testa, percebendo um detalhe importante que deixara passar.
— Você tá usando a mesma roupa de ontem? — Pergunta, incrédulo. Mendrake sente o próprio rosto esquentar de vergonha.
— Qual é? Tá limpa.
— Eu tenho sérias dúvidas. — Responde, não tão irônico assim.
— Para de me julgar, cara. Precisamos sair agora, já são sete e meia. A maioria das atrações e das barracas já tá aberta. — Muda de assunto. — Vamos chegar cedo pra aproveitar o festival ao máximo.
Assim que Mendrake acaba de dizer isso, a animação toma conta de Pedrux quase que instantaneamente. Ele consegue ver os olhos do príncipe brilharem de entusiasmo.
— Tá bom, então vamos logo! Vamos! — Ele chama, com uma empolgação tão aparente que quase contagia o amigo.
— Vamos. — No mesmo momento lembra de algo, então emenda em sua fala. — Mas antes, você quer usar o manto? Pra evitar ser reconhecido.
Pedrux pensa por alguns segundos, mas está ansioso demais para se estender muito nisso.
— Guarda na bolsa. Se precisar, eu uso.
— Mochila. — Mendrake corrige, se aproximando do armário e pegando o manto, em seguida o guardando na bolsa.
— Tanto faz. — Revira os olhos, mesmo não saindo da empolgação. — Vamos, vamos!
Ele se apressa em direção à porta e Mendrake corre atrás, temendo que Pedrux estivesse tão animado que esquecesse que precisaria de um guia para andar por Aestus sem se perder.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sob Lanternas || Mendrux
Fiksi PenggemarPedrux está farto de ser menosprezado dentro de seu próprio castelo. Após seu irmão, o rei Apuh, negar seu pedido de ir ao Festival da Primavera pelo quarto ano consecutivo, o garoto recebe uma pequena "visita" que o dá uma ideia brilhante. Mendrake...