Preferia as loiras, mas não rejeitava as morenas. Aliás, João não rejeitava nenhuma mulher, fosse ela loira, morena, mulata, ruiva, negra, parda, gorda, magra, velha ou desdentada. Bastava ser mulher e lá estava ele arrastando as asas. E, às vezes, nem mulher precisava ser! Mas, isto já é outro causo. O fato é que o guasca era perigoso como cruzeira na cria, quando se tratava das coisas do coração.
Pois bem, agora ele está ali, bem pertinho daquela morena buenacha que por muito tempo lhe despertou o instinto. A prenda traja um vestido de chita floreado que faz o pensamento de João zunir. Imagina o corpo da mulher, seus ubres, suas coxas, suas ancas e sua pele macia e dourada pelo sol. Sente as melenas da morena açoitarem o seu rosto e o cheiro da china invadir suas ventas. Seus olhos se arregalam: João está prestes a dar o bote. E, prevenido que é, sempre tem um regalo para essas ocasiões.
A moça aceita um pedaço de rapadura? É loco de especial, coisa muito boa, diz. E, assim como alcança a rapadura para a morena, toma as mãos da prenda e já as acaricia. A mulher olha-o de soslaio e, rapidamente, baixa os olhos. É a deixa que João precisa para passar a lábia naquela preciosidade morena.
A charla corre solta e a moça corresponde às investidas de João. Empertigado, ele descreve suas façanhas campeiras, como é sua lida diária, seu trabalho e sua vida. Claro que não exatamente como era, mas com cores, digamos assim, mais heroicas. Trata-se de uma versão em que João emerge como um verdadeiro caudilho.
Conversa vai, conversa vem, João vai se aproximando da moça. Estão tão pertos que João sente o hálito quente e o respirar acelerado da prenda. Tasca lhe, então, um demorado beijo, como a muito desejou fazê-lo!
Acorda! Acorda, tipo sem serventia! Olha este guaipeca em cima da cama! Que nojo, o cusco tá te lambendo a boca. O patrão já deve estar te esperando... Vamo, vamo, João!
Referência:
MALLMITH, Décio de Moura. A Morena (Conto). In 13 Contos & Outros Escritos. p. 15-16. ISBN: 978-85-67302-95-9. 1. ed. Porto Alegre: Gráfica e Editora RJR, 2018.