Eu sempre adorei a sensação de entrar na Biblioteca Nacional de Madri. A grandiosidade do lugar e o murmúrio suave dos visitantes criavam um ambiente de tranquilidade que eu penso ser impossível de resistir. Era o tipo de lugar que fazia meu coração acelerar, não apenas pela beleza do espaço, mas pela promessa de discussões intelectuais e novas descobertas.
Naquela tarde de outono, o auditório estava cheio. Eu me sentei na primeira fila, meu vestido leve balançando suavemente enquanto eu me acomodava. Estava animada para a palestra sobre o impacto da literatura no mundo dos negócios. Para mim, qualquer oportunidade de falar sobre livros e ideias era uma festa.
Javier Ruiz entrou no auditório alguns minutos depois, seu terno escuro e expressão impassível contrastando com o entusiasmo que eu sentia. Ele parecia deslocado, como se o evento fosse um mero requisito de trabalho, e não uma chance de explorar novas perspectivas. Eu me perguntei o que um empresário cético estaria fazendo em um evento como aquele.
A palestra começou, e eu imediatamente mergulhei no assunto. O palestrante era um renomado especialista em como a literatura influencia o comportamento humano e as decisões de negócios. A maneira como ele articulava a conexão entre os romances e a vida real era fascinante. Eu anotei fervorosamente, capturando cada insight que poderia usar em meu trabalho e na minha própria visão sobre o papel dos livros em nossas vidas.
No entanto, a atmosfera do auditório mudou quando a discussão se voltou para o amor. O palestrante começou a explorar como o conceito de amor verdadeiro é frequentemente idealizado na literatura, muitas vezes servindo como um reflexo das nossas aspirações mais profundas e, por vezes, uma forma de escapismo das dificuldades do cotidiano. A ideia de que o amor poderia influenciar o sucesso profissional e a felicidade pessoal gerou um burburinho entre os presentes.
Eu me sentei ereta, meu coração batendo mais rápido. O amor era um tema próximo ao meu coração, e eu estava ansiosa para ouvir diferentes perspectivas. Levantei a mão, e quando fui chamada, minha voz estava carregada de entusiasmo.
-O senhor não acha que a literatura, apesar de muitas vezes idealizar o amor, pode oferecer uma visão poderosa e transformadora sobre nossas vidas e nossos relacionamentos?
O palestrante sorriu e respondeu que sim, mas acrescentou que o amor verdadeiro, como frequentemente descrito nos romances, era uma fantasia que muitos tentavam replicar na vida real. Foi então que Javier Ruiz, sentado a alguns lugares atrás de mim, fez um som de desdém.
-Na minha opinião. -Ele disse, sua voz carregada de um tom provocador. -O amor verdadeiro é uma ilusão. É algo que as pessoas criaram para se distrair das realidades mais duras da vida. As histórias de amor são apenas isso - Histórias...
Senti meu coração acelerar ao ouvir suas palavras. Havia algo em seu tom que me fez sentir que eu precisava defender o que eu acreditava. Virei-me para ele, tentando manter a calma, mas minha voz traía o fervor que eu sentia.
-Você realmente acredita que o amor é apenas uma ilusão passageira?
Javier não hesitou.
-Sim, exatamente. O amor verdadeiro é uma invenção. No final, é apenas uma construção social. As pessoas se agarram a essa ideia porque é confortável.
A conversa rapidamente se tornou um debate acalorado. Eu defendia que o amor verdadeiro tinha um valor profundo e transformador, enquanto Javier parecia determinado a provar o contrário. A sala estava dividida, com algumas pessoas apoiando meu ponto de vista e outras concordando com a visão cética de Javier. Sentia que cada palavra que eu dizia precisava ser escolhida com cuidado, pois estava desafiando não apenas Javier, mas também uma crença fundamental que eu valorizava profundamente.
Então, numa explosão de bravura e frustração, fiz uma proposta que eu sabia ser audaciosa.
-Se você está tão certo de que o amor é uma ilusão, que tal eu provar o contrário? Faça uma aposta comigo: eu tenho três meses para fazer você se apaixonar por mim. Se eu conseguir, você terá que admitir que o amor verdadeiro existe. Se eu falhar, você ganha e eu aceitarei a sua visão cética.
Um silêncio pairou no auditório por um momento. As pessoas ao redor estavam de olhos arregalados, algumas tentando conter sorrisos divertidos. Javier olhou para mim com uma mistura de surpresa e diversão, e então, como se estivesse saboreando o desafio, ele sorriu e estendeu a mão.
-O desafio está lançado, então. -Ele disse, apertando minha mão com firmeza. -Vamos ver se você consegue me convencer.
O aperto de mão foi um símbolo claro do acordo, e eu senti um misto de alívio e ansiedade. Enquanto Javier se afastava, eu percebi que o evento havia tomado um rumo inesperado. A aposta estava feita, e eu tinha três meses para provar que o amor verdadeiro não era apenas uma fantasia.
Conforme a palestra prosseguia, minha mente estava em uma confusão de pensamentos e emoções. Havia uma parte de mim que estava exultante pela oportunidade de demonstrar o valor do amor, e outra que estava preocupada com o quão desafiador esse objetivo seria. Javier e eu éramos tão diferentes, e a ideia de fazê-lo se apaixonar parecia um desafio quase impossível.
Depois do evento, encontrei-me caminhando pelas ruas de Madri, tentando processar tudo o que havia acontecido. A cidade estava vibrante e cheia de vida, mas eu estava absorta em meus pensamentos. O que começara como um debate intelectual havia se transformado em uma missão pessoal. Eu estava decidida a mostrar a Javier que o amor verdadeiro podia ser mais do que uma ilusão.
À medida que eu passava por cafés e lojas, meu pensamento estava fixo na aposta e em como eu poderia abordar essa tarefa. A jornada que eu havia escolhido era repleta de incertezas e desafios, mas também estava cheia de possibilidades. Eu não sabia como o futuro se desenrolaria, mas estava determinada a enfrentar o desafio de frente.
Em minha mente, eu já começava a traçar um plano. Teria que ser estratégica, criativa e, acima de tudo, persistente. A ideia de transformar a visão de alguém tão cético quanto Javier parecia uma montanha a ser escalada, mas eu estava disposta a subir cada passo.
Quando cheguei em casa, sentei-me à minha mesa, ainda vestida com o mesmo vestido leve. Peguei um caderno e comecei a anotar minhas ideias e estratégias. A primeira coisa que eu precisava era entender mais sobre Javier, seus interesses e o que o fazia funcionar. E, claro, eu precisava encontrar maneiras de me aproximar dele de forma que fosse natural e, ao mesmo tempo, eficaz.
Olhei para a cidade através da janela do meu apartamento e, por um momento, senti uma onda de coragem e esperança. Madri era uma cidade de possibilidades e desafios, e eu estava pronta para enfrentar o maior de todos: provar a existência do amor verdadeiro para alguém que acreditava que era apenas uma ilusão.
Eu sabia que o caminho seria longo e complicado, mas estava determinada a fazer tudo o que pudesse para ganhar essa aposta. Afinal, o que estava em jogo não era apenas um desafio, mas a chance de mostrar que o amor verdadeiro poderia ser uma força poderosa e real em nossas vidas.
--*--*
Boa noite, amores, tudo bom? Olha quem voltou!
Euzinha e agora pra ficar, que tal comentarem o que acharam ? Serei a pessoa mais feliz do mundo!
Beijos e ate o proximo
VOCÊ ESTÁ LENDO
Apostas do amor
RomanceEm Madri, uma cidade vibrante onde o passado e o presente se entrelaçam, duas almas opostas se encontram em meio a uma aposta inusitada. Isabel, uma bibliotecária romântica incurável, e Javier, um empresário cético e pragmático, têm visões completam...