Tolkien- Juventude e Vida Adulta

7 4 0
                                    

Tolkien e seu grande amor!

Conheceu Edith Bratt em 1908, quando ele e seu irmão Hilary foram alojados no mesmo local que a jovem, três anos mais velha, e os dois começam a namorar às escondidas. Entretanto, o seu tutor, o Padre Francis Morgan, descobriu a situação e, acreditando que este relacionamento fosse prejudicar a educação do rapaz, proibiu-o de vê-la até que completasse vinte e um anos, quando Tolkien alcançaria a maioridade. 

Sendo impedido de se relacionarem quando Tolkien tinha apenas 16 anos de idade, por seu tutor que era um protestante fundamentalista, e proibiu o filho de ter relações afetivas com Edith até ele completar 21 anos, Tolkien obedeceu.

Na noite do seu vigésimo primeiro aniversário, Tolkien escreveu a Edith, e convenceu-a a casar-se com ele, apesar de ela já estar comprometida, e também a converteu ao catolicismo.   Quando chegou a hora, ele se encontrou com Edith debaixo de um viaduto ferroviário. Ele se declarou. Ela decidiu romper um relacionamento. E os dois se casaram.

Tolkien era um pai dedicado! 

Essa característica mostrava-se bastante clara nos livros, muitas vezes escritos para os seus filhos, como Roverandom, escrito quando um deles perdeu um cachorrinho de brinquedo na praia. Além disso, Tolkien mandava todos os anos cartas do quando os filhos eram mais jovens. Havia mais e mais personagens a cada ano, como o Urso Polar, o ajudante do Papai Noel, o Boneco de Neve, Ilbereth (um nome semelhante ao da rainha Elbereth, a Valië), sua secretária, e vários outros personagens menores. A maioria deles contava como estavam as coisas no . foi também uma história contada para entreter os filhos.

Em 1914, ano em que começou a , Tolkien ficou noivo de Edith Bratt. No ano seguinte, recebeu, com honras, o diploma de licenciatura em Literatura em Língua Inglesa. A graduação e os méritos não o libertaram da convocatória militar e, em 1916, depois de casar-se com Edith Bratt, foi chamado para a guerra. Tolkien sobreviveu à (província de Soma), uma malsucedida incursão na e , onde morreram mais de 500 mil combatentes. Em 1917, nasceu o seu primeiro filho, John Francis Reuel Tolkien (mais tarde o padre católico John Tolkien) e no ano seguinte, depois de contrair , J. R. R. Tolkien foi enviado de volta a . Foi neste período que iniciou o , que mais tarde se converteu em O Silmarillion, em 1919, quando ele retornou a Oxford. 

Mas foi só em 1925, depois do nascimento de seus filhos Michael Hilary Reuel Tolkien e , que Tolkien publicou seu primeiro livro, com E. V. Gordon: Sir Gawain & the Green Knight, baseado em lendas do folclore inglês. A sua filha mais nova, Priscilla Anne Reuel Tolkien, nasceria cinco anos mais tarde.

Juntos Tolkien e Edith tiveram quatro filhos: John Francis Reuel Tolkien (1917–2003), Michael Hilary Reuel Tolkien (1920-1984), Christopher John Reuel Tolkien(1924-2020) e Priscilla Anne Reuel Tolkien (1929-2022).

 Na lápide dos dois está gravado (protagonistas de um poema musical criado por ele).

Como se vê, a paixão do casal está eternizada. O legado de Tolkien também.

Tolkien versus Nazistas- A influência dessas experiências em suas obras.

Tolkien foi convocado como muitos jovens de sua época para lutar nas grandes guerras, Tolkien serviu ao Exército Britânico durante a Primeira Guerra Mundial e participou de uma das batalhas mais sangrentas do período, conhecida como Batalha de Somme. Tolkien foi um veterano na I Guerra Mundial, tendo servido como segundo tenente no 11º Batalhão da Força Expedicionária Britânica. Durante uma batalha sanguinária, o inglês contraiu uma febre que quase o matou.

Sua carreira militar foi prejudicada por complicações de saúde derivadas dessa febre. Ele ia e voltava: do hospital para o campo de batalha.

Os acontecimentos daquele combate marcaram para sempre o escritor e influenciaram diretamente suas obras. As experiências vividas por Frodo e Sam no caminho até Mordor, em O Senhor dos Anéis, refletem os traumas vividos por Tolkien no front de guerra. Na época, muito de seus amigos morreram em combate e Tolkien levou essas experiências para as obras O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion.

Tolkien e seu desprezo pelo Nazismo, muito admirado devido ao seu trabalho de reconstrução da história do Nórdico Antigo, Tolkien não correspondia a admiração dos nazistas. Ele chegou a declarar publicamente ter aversão a Hitler e sua ideologia.

Quando O Hobbit fez sucesso, após seu lançamento em 1937, a editora alemã Berlim Rütten & Loening quis publicá-lo, mas, antes, os ditadores do Terceiro Reich quiseram se certificar de que Tolkien era ariano. O desprezo do autor pelos nazistas e pela barbárie praticada por Hitler fica evidente em diversas cartas históricas.

"alguns oficiais nazistas enviaram uma carta a Tolkien exigindo uma tradução da obra em alemão. Nessa carta, os agentes também queriam que ele assumisse ser judeu. Tolkien respondeu a eles que não assumiria nada, e ainda desejava que seus antepassados tivessem sido judeus, os alemães não rebateram."

Depois do fim da guerra, Tolkien dedicou-se ao trabalho acadêmico como professor, tornando-se um grande e respeitado . Nesta mesma época ingressou na equipe formada para preparar o , o equivalente inglês do dicionário brasileiro . O projeto já havia chegado à letra W, e o seu supervisor, impressionado com o trabalho de Tolkien, afirmou que "[o trabalho de Tolkien] dá provas de um domínio excepcional de anglo-saxão e dos fatos e princípios da gramática comparada das línguas germânicas. Na verdade, não hesito em dizer que nunca conheci um homem da sua idade que se igualasse a ele nesses aspectos".



Tolkien DayOnde histórias criam vida. Descubra agora