Capítulo 62 | Maio de 2021

149 36 143
                                    

“bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;”
— Mateus 5:4.

“bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;”— Mateus 5:4

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

A opressão antecede a tempestade.

Num dia quente, nuvens escuras são um bom prenúncio. Elas cobrem o azul fustigante do céu, avisando que logo o calor passará e o alívio chegará. No entanto, enquanto a água não desce, fica a dúvida cruel se ela vai fazê-lo ou não. Se as nuvens não cumprem o seu papel, abafam ainda mais o calor do sol, potencializando-o contra as pobres peles dos seres que na terra vivem. É um sentimento opressivo; todos ficam sem forças para fazer qualquer coisa, esperançosos por uma mudança, mas impotentes por serem incapazes de provocá-la.

Faní se sentiu assim por aqueles seus 19 anos de existência. Parecia que as pessoas ao seu redor constituíam as nuvens opressoras em seu céu. Ela tentava a todo custo ignorá-las, por mais que soubesse que a chuva poderia chegar em algum momento. Em algum momento a opressão, a dúvida, a incerteza teria fim, e ela continuaria a sentir calor, ou se refrescaria com a água fria.

Então, começou a chover sobre ela, mas não esperava que a sensação úmida de sua pele a incomodasse, a encharcasse, a fizesse tremer. Não imaginava que a chuva seria uma tempestade e ela estaria desprotegida.

A incerteza havia ido embora, mas a certeza roubava cada grau do calor de seu corpo. O que antes era quente demais agora era frio demais.

Agora conhecia uma história da qual nunca suspeitara; sabia a razão para sua tia odiá-la. Os comportamentos atuais de sua mãe não lhe davam motivos para imaginar que aquela história não era real. Sua mãe sempre fora a mesma, sempre convenceu as pessoas a cumprirem a sua vontade, sem importar-se com como elas poderiam sentir-se com isso. Usou uma gravidez para casar-se com Ivan. Faní não conseguia defender a mãe em seu coração, ainda mais após tia Alice lhe contar, antes de Ed chegar, a mesma versão da história.

Norberta e Ivan eram apaixonados um pelo outro, mas o rapaz demorava a assumir o relacionamento. Ainda não possuía emprego e não queria compromisso antes disso. De repente, após Ivan auxiliar Tânia em alguma tarefa doméstica desconhecida para Alice, Tânia enxergou o rapaz e passou a jogar charme para o lado dele, mesmo sabendo que Norberta gostava muito dele. Ivan cedeu aos encantos de Tânia e rapidamente assumiu um namoro com a moça.

Passados alguns meses, Ivan parecia cada vez mais distante de Tânia. Todos sabiam que ele planejava romper com ela, e Alice sabia que era porque ele percebeu que Tânia era uma mulher vaidosa e por vezes egocêntrica. Alice suspeitava que Norberta planejava aceitar Ivan de volta, caso ele terminasse mesmo com Tânia.

Foi quando Tânia apareceu grávida. Os pais dela exigiram casamento de Ivan e assim ele o fez. O matrimônio repentino entre Norberta e Honório aconteceu muito em seguida.

Faní então descobriu, pela boca da tia, que o primeiro filho dos seus pais não fora Liam. Fora uma menina e ela nasceu morta. Tânia sofreu muito com o acontecimento.

Lago de Algodão | releitura de Mansfield Park, de Jane AustenOnde histórias criam vida. Descubra agora