Por que amamos? Esse é um dos inúmeros pensamentos que rondam minha cabeça dia e noite, tento encontrar uma resposta concreta mas não encontro. Se você me perguntar porque eu como eu direi "para saciar minha fome", se a pergunta for sobre tomar banho eu direi "para me manter limpa". No entanto, se for "por que você ama?" Eu direi "não sei, acho que é porque existo" e espero que entenda o motivo disso até o final desse texto.
Humanos viviam há centenas de anos atrás sendo nômades, caçando sua própria comida, se abrigando em cavernas e sem saber usar a comunicação de forma tão efetiva quanto hoje, mas isso significa que eles não amavam? Eu me pergunto constantemente se o amor existe mesmo quando não sabemos seu nome ou se ele foi criado a partir de algum momento da história, pessoalmente acredito ser a primeira opção. Um bebê pode amar sua mãe mesmo sem saber o que é aquilo que está sentindo, seu cachorro pode te amar mesmo sem saber falar isso, o amor não depende da consciência de sua existência mas sim da existência do próprio ser.
Eu costumo dizer que amar é ridículo, os humanos não foram feitos para amar mas sim para sobreviver e dominar a cadeia alimentar, sabemos construir armas, casas, cidades, países inteiros para que vivamos confortáveis. Não precisamos de um anel de compromisso idiota e uma foto brega no porta retrato da estante para chegarmos ao topo na carreira profissional mas ainda sim gostamos de ser ridículos, que dizer, alguns fogem disso como se fosse a salvação de suas vidas, se fecham no próprio mundo para ficarem sozinhos eternamente mas a maior parte da população mundial adora ser ridícula. Amar é ir contra nossa própria natureza egoísta e egocêntrica, se concentrar em outro ser que não seja você, dividir casa, cama, rotina e uma vida inteira é uma grande tolice que não te levará a nenhum prêmio na loteria mas eu devo admitir, adoro ser uma grande ridícula.
Ao contrário do que mostram filmes como "Titanic" e as histórias de princesas da Disney, amar alguém não é bater o olho nela e saber que a pessoa perfeita para construir um casamento e ter filhos. Isso é paixão ou crush, como dizem atualmente, a paixão é como comer uma maçã, é fácil alcançar o galho e pegar a fruta para comer e ela acaba rápido, mas o amor é a árvore, plantamos, regamos, cuidamos, vemos seu crescimento e no final aproveitamos seus frutos. O amor leva tempoe dura a vida inteira.
Eu comecei a pensar que amar é como estudar o sistema solar no ensino fundamental, espero que isso faça algum sentido e eu não esteja maluca, ao começar o ensino fundamental estudamos sobre o sistema solar nas aulas de ciências, aprendemos que vivemos nele onde no centro está o Sol e depois vem os planetas em ordem: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno. De repente, ao longo dos nossos estudos nos sentimos mais atraídos por algum desses planetas e no meu caso foi Vênus, o motivo eu não sei, Vênus é o irmão gêmeo da terra, o planeta que representa a deusa romana mais conhecida como Afrodite e tem ligação com a energia feminina mas não é por isso, Vênus é simplesmente Vênus e isso basta para me fazer prestar mais atenção nele do que em qualquer outro planeta do sistema solar.
Amar é reconhecer que mesmo tendo bilhões de planetas, estrelas, luas e todo tipo de maravilha astronômica pelo universo Vênus ainda é especial demais para ser levado como mais um planeta. Sabemos que existem outros planetas incríveis no universo, alguns que nem sabemos como são e que podem ser mais interessantes que Vênus mas ainda sim eu não trocaria Vênus por nenhum outro planeta, o único que consegue realmente ter meu coração é Vênus. Eu olho para Saturno e penso "ele tem anéis tão lindos e é diferente de Vênus, maior, mais chamativo" mas então volto a olhar para Vênus. Olho para Netuno e aprecio sua coloração azul como o oceano mas volto a olhar para Vênus, vejo até mesmo a Terra e reconheço suas maravilhas mas ainda sim ela não é Vênus.
Todos conhecemos uma Vênus algum dia, por exemplo, Vênus pode ser ruiva, com olhos verdes que te dão a sensação de mergulhar em um lago cristalino em frente aos Alpes suíços mesmo que você nunca tenha estado nos Alpes suíços, sua pele é macia como a mais delicada pétala de uma flor e seu sorriso é o mais brilhante em todo o céu estrelado. Saímos por aí e reconhecemos que existem Saturnos chamativos, Netunos lindos mas ainda sim nenhum é como nossa Vênus. Pelo menos 10 milhões de pessoas tem cabelo ruivo, olhos verdes e pele macia, mas nenhuma é Vênus.
Amar é reconhecer que em meio a bilhões de possibilidades, aparências chamativas e anéis brilhantes a sua Vênus ainda é, de alguma forma, única. As suas imperfeições existem, ela é quente demais, rochosa, às vezes solitária e fechada para os outros mas isso não vai te fazer deixar de admirar sua beleza única. No fim do dia todas as outras possibilidades são meras tolices que você nem deu importância, não existe planeta melhor que Vênus.
Respondendo a pergunta do título, amamos (romanticamente) porque nosso coração sabe que uma vida inteira vivendo apenas por nós mesmos, seguindo apenas nossos objetivos, tendo apenas nossos sonhos para realizar é insuficiente. Amamos (romanticamente) porque precisamos dessa sensação de estar de volta para o lar mesmo que nunca tenhamos ido embora, o nosso lar pode ser rotineiro, pacato demais e ter problemas para resolver mas nenhum lugar vai ser como nosso lar.
Se não queres amar alguém romanticamente então não viva, amar é como morrer, alguns querem e outros não, mas é inevitável. Sua Vênus ainda irá chegar e se você perdê-la irá se perder junto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Pensamentos e Devaneios | Coisas que escrevi tentando ser poeta
شِعرAqui há meus pensamentos mais secretos e profundos, coisas em que penso durante aqueles segundos em profundo silêncio encarando o nada, em que minha alma precisa vagar pela vastidão das palavras presentes na língua portuguesa (na qual também não sou...