- Mas onde queres que ele vá?
- Não sei... Por aí... Andando sempre em frente.
Então o pequeno príncipe disse, muito sério:
- Não faz mal, é tão pequemo onde moro!
E depois, talvez com um pouco de melancolia, acrescentou ainda:
- Quando a gente anda sempre em frente, não pode ir muito longe..IV
Eu aprendera, assim, uma segunda coisa, impotantíssima: o seu planeta de origem era pouco maior que uma casa!
Para mim isso não era surpresa. Eu sabia que além dos grandes planetas - Terra, Júpiter, Marte ou Vênus, aos quaie ee deram nomes - há centenas e centenad de outros, por vezes tão pequenos que mal se vêem no telescópio. Quando um astrônomo descobre um deles, dá-lhe por nome um número. Chama-o, por exemplo, "asteróide 325".
Tenho sérias razões para supor que o planeta de onde viera o príncipe era o asteróide B 612. Esse asteróide só foi visto uma vez ao telescópio, em 1909, por um astrônomo turco.
Ele fizera na época uma grande demonstração da sua descoberta num congresso internacional de astronomia. Mas ninguém lhe dera crédito por causa das roupas típicas que usava. As pessoas grandes são assim.
Felizmente para a reputação do asteróide B 612, um ditador turco obrigou o povo, sob pena de morte, a vestir-se à moda européia. O astrônomo repetiu sua demonstração em 1920, vestindo numa elegante casaca. Então, dessa vez, todo mundo acreditou.
Se lhes dou esses detalhes sobre o asteróide B 612 e lhes confio o seu número, é por causa das pessoas grandes. Elas adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, as pessoas grandes jamais se interessam em saber como ele realmente é. Não perguntam nunca: "Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas?" Mas perguntam: "Qual é sua idade? Quantos irmãos ele tem? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?" Somente assim é que elas julgam conhecê-lo. Se dizemos ás pessoas grandes: "Vi uma bela casa de tijolos cor-de-rosa, gerânios na janela, pombas no telhado...", elas não conseguem, de modo algum, fazer uma idéia da casa. É preciso dizer-lhes: "Vi uma casa de seiscentos mil reais". Então elas exclamam: "Que beleza!"
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Pequeno Príncipe
FantasyReescrevo livros ja escritos, mas em breve escreverei os meus proprios livros.