Conflito
Suponha que quando Gatsby se encontra com Daisy, para tomar um chá na casa de Nick, Daisy diga a Gatsby que ela nunca deixou de amá-lo e que ela deixará imediatamente seu marido. E suponha que ela cumpra a promessa, indo morar com Gatsby no dia seguinte. Estas seriam novidades gloriosas para Jay Gatsby, mas não dariam uma boa história. Algo grandioso estaria faltando, e isto é o conflito. Sem conflito, uma história está destinada a ser muito curta ou tediosa, provavelmente os dois. Não há alternativa para isto, conflito é essencial.
"O Grande Gatsby" possui uma porção de conflitos. Sim, Daisy parece possuir algum afeto por Gatsby e ela rapidamente se entrega a ele. Mas ela também tem um marido maldoso e vingativo bloqueando seu caminho. Além disto, Daisy é elitista o suficiente para reconhecer que seu marido, apesar dum grosseirão, é um "socialite", enquanto Gatsby faz parte duma classe menos atrativa, um "emergente". E o pior de tudo, falta coragem e decisão para que Daisy termine seu casamento. Não importa quão longe Gatsby vá para conquistar Daisy -- e ele percorre um longo caminho -- ele está lutando uma dura batalha. Esta dificuldade, este conflito, é parte daquilo que faz a história tão irresistível. Não sabemos se Gatsby será bem sucedido nesta jornada ou não. Temos que continuar lendo para descobrir. Complementando, nada ilumina melhor um personagem do que uma boa luta.
Apesar dum progatonista dever estar concentrado num único desejo, não há limite de conflitos para interferir neste desejo. Quanto mais, melhor (ao menos para o leitor). A luta eterna entre desejo e conflito é parte do que faz uma história dramática e que mereça ser lida, não importando se uma história é trágica, cômica ou algo no meio do caminho.
Por fim, assim como deve haver conflito, este conflito precisa ser, em algum momento, resolvido. Em outras palavras, no final da sua história, seu protagonista deve alcançar um objetivo concreto, ou não. Você não pode escrever uma conclusão para sua história que deixe seus leitores coçando a cabeça, divagando sobre o que pode ter acontecido. Afinal de contas, quando um leitor começa a ler uma história, eles o fazem com a noção de que o escritor concluirá a história que está sendo contada. E isto significa resolução, para melhor ou para pior.
Um Teste de Direção
Apesar de não ser algo simples construir o enredo duma história, isto se torna bem mais fácil após você ter aprendido como pôr em movimento o esquema protagonista/desejo/conflito.
Suponhamos que você queira usar Maria Rialto como protagonista de sua história. Uma boa maneira para começar a imaginar o enredo da sua história pode se descobrir qual é o grande desejo dela. Voltemos à nossa teoria de que ela queira fazer amigos e carrega um livro novo todo dia na esperança de que alguém puxe conversa com ela, perguntando-a sobre o que ela está lendo. Bom. Ela quer fazer amigos. Este é um ótimo desejo. Veja, este nem chega a ter camadas subjacentes de significado e ainda assim é excelente.