Curiodidades

134 6 1
                                    

Existiram várias acusações de que Lawis Carroll era um pedófilo, polêmica reforçada pelo fim da amizade da família Liddell no verão de 1863 e o sumiço de várias páginas de seu diário de julho daquele ano. Para alguns Charles foi imcapaz de se relacionar com adultos e só fazia amizade com meninas. Posição desmentida em seus diários e cartas. Numa das cartaz ele diz que toda a pessoa capaz se falar, uma hora ou outra vai falar mal de alguém.
Fora das polêmicas entre Carroll e os Liddell As aventuras de Alice no país das Maravilhas encontro seu espaço entre os classicos que atravessa os limites entre literatura infantil e adulta.
É um universo fértil para adaptações, seja na disney em 1951 ou a visão pessoal de Tim Borton em 2010
Esta história imprevista deu origem em 26 de novembro de 1864, ao manuscrito Alice debaixo da terra ( Alice's adventure under ground) com a finalidade de oferecer a Alice Liddell a história transcrita para o papel. Mais tarde, influenciado pelo seus amigos e pelo seu mentor Geoge Macdonald, decidiu publicar o livro modificando de 18 mil palavras para 35 mil. E acrescentou cenas com Cheshaire - o gato risonho -, e Chapeleiro Maluco.
Porém, andei procurando no YouTube e de acordo com produtores da disney algumas cenas foram retiradas. Como uma cena, na qual, Alice entra no reino da Rainha de Copas (especificamente a cozinha) e ela segura um bebê que soluça e chora, a rainha canta uma "musica de ninar" e um cozinheiro se estressa joga as panelas para cima, Alice pega o bebê da Rainha de Copas e parte para fora dali. Quando chega fora do castelo o bebê vira um porco e sai correndo (para quem tiver interesse, o video está acima)
Assim, a história de Dodgson foi publicada da forma que é nos dias de hoje, com ilustrações de John Tenniel. Porém os dois mil exemplares foi retirado das bancas pela reclamação do ilustrador pela mal impressão. A segunda tiragem lançada em 1866 mesmo que tenha sido impressa em dezembro de 1865 esgotou, e foi considerada de grandecsucesso lida por Oscar Wilde e pela rainha Vitória. Na vida do autor o livro rendeu mais de 180 mil exemplares, foi traduzido por mais de 125 linguas e só na língua inglesa teve mais de 100 edições.
Em 1998 teve uma impressão na qual, foi regeitada e leiloada por média de 1,5 milhões de dólares americano. Entre essas, teve Aventuras de Alice no País das Maravilhas e também, sua sequêncua Alice no Outro Lado do Espelho.

Alice no sanatórioOnde histórias criam vida. Descubra agora