Alice na vida real

134 9 0
                                    

Dizem que Lawis Carroll gostava de fotografar Alice Liddell semi-nua ou até mesmo nua com a permissão de seus pais ( Assim, nada contra, mas que tipo de pais deixam suas filhas serem fotografadas nuas com apenas 10 anos de idade por um "amigo"?). Contudo, autores modernos alegam isso como o chamado "mito Carroll".Afirmam também que as fotos das crianças nuas seria moda na Inglaterra do período vitoriano, sendo uma temática recorrente nas obras de diversos fotógrafos da época ( que moda estranha, né?). Segundo os pesquisadores, seria um equívoco interpretar as fotografias de Carroll fora de contexto, usando como parâmetro nossos valores dos séculos XX e XXI.
Em vida própria o autor tinha dito que não se inspirou em nenhuma criança real para fazer suas obras.
É claro que existe muitas ligações entre a Alice do livro e a Alice do barco à remo. Para começar as duas sagas de Alice passam-se em dias especiais: Alice no País das Maravilhas ocorre em 4 de maio ( dia do aniversário de Liddell) Alice através do espelho ocorre em 4 de novembro ( exatos 6 meses depois do aniversário). Como se não bastasse, no segundo livro a menina afirma que tem exatos 7 anos e meio - idade que Alice teria na época.
Carroll também dedicou a pequena Alice, além de inserir, no segundo livro, um poema com mensagem especial - se juntarmos todas as primeiras letras de cada verso formanos o nome de Liddell completo.
Por muito tempo popularizou-se a versão de que o autor teria pedido Alice, de apenas 11 anos em casamento. Mesmo com o rompimento da família Liddell com o autor, ele envio, via um amigo, uma carta para a menina no dia de seu casamento 1880. Embora afastado, ele parecia acompanhar a jovem musa a distância. Talvez pela amizade impar entre ambos ou por morivos sombrios descritos acima. ( o que vocês acham?)
Alice Liddell foi ao aniversário de 100 anos de Lewis numa comemoração especial ao escritor de um clássico que ambas as partes fora escrito em sua homenagem. Também foi ao aniversário de 150 anos do conto. Mas ela ainda é vista como a criança que inspirou o conto, mesmo sem querer.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Nov 01, 2015 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Alice no sanatórioOnde histórias criam vida. Descubra agora