Na língua portuguesa, as palavras são agrupadas em diferentes grupos, as classes gramaticais. Elas são organizadas em dez grupos, de acordo com:
sua função;
a variação na forma (flexão/variação);
sua posição na frase;
os diferentes sentidos nos textos.
A seguir aparece uma sistematização das classes gramaticais e sua finalidade básica nos enunciados:
Substantivo - tem como função dar nome a seres, coisas, lugares e conceitos. Ex.: Um lindo balão azul.
Adjetivo - tem como função caracterizar os seres. Ex.: Um lindo balão azul.
Artigo - tem como função anteceder o substantivo, determinando-o ou indeterminando-o. Ex.: Um lindo balão azul.
Numeral - tem como função indicar quantidade. Ex.: Comprei três peixes.
Pronome - tem como função substituir ou acompanhar o substantivo. Ex.: Ele sobrevoou a região.
Verbo - tem como função exprimir um acontecimento e situá-lo no tempo. Ex.: Ele sobrevoou a região.
Advérbio - tem como função indicar circunstância do fato verbal. Modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio. Ex.: Ele sobrevoou a região ontem.
Preposição - tem como função ligar duas palavras. Ex.: Confio em você.
Conjunção - tem como função ligar duas orações ou termos equivalentes. Ex.: O dia está frio, mas está bonito.
Interjeição - tem como função exprimir sentimentos. Ex: Nossa! Vejam que balão lindo!
A classificação gramatical de uma palavra não é fixa, depende das relações que ela estabelece com outras palavras com as quais combina para formar os enunciados.