Capítulo 4 - Adjetivo

43 0 0
                                    

Os adjetivos definem-se por caracterizar o substantivo. Podem ser classificados de diferentes formas, dependendo do aspecto destacado.

Primitivo: que não deriva de outra palavra. Exemplo: forte, curto, escuro.

É o caso da maioria dos adjetivos referentes às cores: branco, azul, amarelo, etc.

Derivado: que deriva de outras formas lexicais, como substantivos ou verbos. Exemplo: famoso, querido. Possuem relações semânticas com as palavras das quais se originam.

Composto: formado por mais de um radical. Exemplo: luso-brasileiro, rubro-negro, surdo-mudo.

Adjetivos pátrios: referem-se a um local ( cidade, estado, região, país, continente): africano, europeu, brasileiro, eldoradense.

Locução adjetiva - É o termo composto formado por uma preposição e uma forma nominal, com função de adjetivo. Exemplo: chuva de ouro, vento de outono, céu sem estrelas.

Flexão de adjetivos

Os adjetivos podem sofrer flexão de gênero, número e grau.

Flexão de gênero:

Uniformes: há apenas uma forma, tanto para o masculino e feminino. Exemplo: Homem triste e mulher triste.

Caso seja uniforme e composto, não alterará para o feminino. Exemplo: Conflito político-social e guerra político-social. Os adjetivos azul-marinho e azul-celeste são uniformes.

Biformes: quando há duas formas diferentes, uma no masculino e outra para o feminino. Exemplo: judeu e judia, má e mau.

Caso adjetivo seja composto e biforme, apenas a letra final receberá flexão. Exemplo: norte-americano e norte-americana.

O adjetivo surdo-mudo receberá flexão em ambos radicais. Exemplo: O rapaz surdo-mudo e a moça surda-muda.

Flexão de número:

Os adjetivos simples são flexionados no plural em acordo às regras para a flexão de substantivos simples. Exemplo: feliz e felizes, bom e bons.

Substantivos que ocupem a função de um adjetivo serão invariáveis na função adjetiva. Exemplo: As cinzas se espalhavam com o vento. As blusas cinza eram muito bonitas.

Caso adjetivo seja composto, apenas a letra final receberá flexão. Exemplo: norte-americano e norte-americanos.

O adjetivo surdo-mudo receberá flexão em ambos radicais. Exemplo: O rapaz surdo-mudo e os rapazes surdos-mudos.

Os adjetivos azul-marinho e azul-celeste são invariáveis.

Flexão de grau:

A flexão dos adjetivos em grau poderá ser comparativo e superlativo. Sendo, assim:

Comparativo: estabelecimento de uma comparação entre dois ou mais elementos ou seres, sendo apresentado de variadas formas. Exemplos:

João é tão engraçado quanto Manoel. (igualdade)

João é mais engraçado que Manoel. (superioridade)

João é menos engraçado que Manoel. (inferioridade)

Exemplos de superlativo absoluto analítico e a absoluto sintético;

Superlativo absoluto analítico: geralmente representado por um advérbio. João é demasiadamente engraçado.

Superlativo absoluto sintético: representado pela presença do –íssimo integrado ao adjetivo.

João é engraçadíssimo.

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Mar 05, 2020 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Língua Portuguesa IIOnde histórias criam vida. Descubra agora