Cristão, há oportunidade de frutificar.

247 1 0
                                    

Texto: Lucas 13.6-9

Introdução

Na época em que Jesus proferiu esta parábola, Jerusalém era governada por Roma de forma tirana e cruel. O judeus eram divididos em várias seitas, apoiavam ou lutavam contra Roma. Haviam muitas ideologias e fábulas quanto a vinda do Messias. Ensinaram doutrinas ditorcidas para o povo. Como em relação à pecados. Entendia que as pessoas mais sofredora, eram as que tinham mais pecados. Isso é notado no episódio com os discípulos, onde eles mesmos perguntaram a Jesus sobre um homem cego: "Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego"?(João 9.2). Sabemos que nem uma coisa nem outra.

A parábola que lemos foi uma resposta aos religiosos, com relação a morte de alguns galileus assassinados por Herodes. Eles acreditavam que aconteceu por causa dos pecados deles. A Bíblia relata que Jesus pergunta se os galileus que morreram, eram mais pecadores que outros galileus, por terem sido assassinados. Jesus mesmo dá a resposta: "Não"!(Lc. 13.2 e 3). Jesus fecha a questão dizendo: "se, porém, não se arrempendesdes, todos igualmente perecereis".(Lc. 13.3c). Creio que Jesus contou a Parábola da figueira estéril, para mostrar que todos somos pecadores e merecemos a morte se continuamos pecando. O texto que lemos nos ensina que ainda há oportunidade para frutificar, se nos arrependemos.

Desenvolvimento
Pois Deus procura teus frutos(Vss. 6, 7 e 8b);

A figueira era usada como símbolo do Povo de Israel, como em Mt. 21.19, Mc. 11.13. Mesmo que a parábola indique o povo judeu. Também pode ser aplicada a todos que se decidem por seguir a Cristo.

Algumas figuras de linguagem a serem consideradas: O Povo de Israel é a figueira estéril e a vinha o mundo. Israel tinha a missão como nação de Deus de levar as outras nações a adoração à Deus. Mas não frutificaram! A parábola mostra que a figueira infrutifera naõ dava frutos há três anos. O dono da vinha, procurava frutos, mas não encontrava.

Podemos entender que Jesus estava falando na sua representação dos "três anos", como três períodos. Vamos ler Mt. 1.17, que diz: "De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são cartorze(1 ano); desde de Davi até ao Exílio na Babilônia, catorze(1 ano); e desde o Exílio na Babilônia até Cristo, catorze(1 ano)". Deus procurou frutos na figueira infrutífera, o povo de Israel, durante 42 gerações desobedientes e rebeldes a Sua Soberana vontade. Para entendermos, geração é o tempo que o pai consegue ver seus filhos começarem a se posicionar na vida e terem outros filhos. Deus fez isto por 42 gerações! Não vou entrar no mérito de quanto tempo, mas foi tempo o suficiente para que o povo se arrependesse e voltasse atrás, mas isto não aconteceu!

Na parábola o homem(Deus), dono da vinha(o mundo), não se agradou da figueira(Israel) que não dava frutos. Ele quis cortá-la! Aquele que cuida da vinha(Jesus), pede mais um ano para cuidar da figueira. Nós temos um ano e contagem regressiva desde de a primeira vinda de Jesus! Vivemos o tempo da graça de Deus.

A partir de então, todos os judeus e não judeus que creram em Jesus como Senhor e Salvador, ou seja, a Sua igreja, estão dentro deste tempo de Deus! Lembre-se que:

"...que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia". (I Pe. 3.8b) e também, como disse Jesus na parábola da virgens sábias e tolas: "Vigiai pois, porque não sabeis nem o dia nem a hora"(Mt. 25.13). Não sabemos o tempo da segunda vinda de Jesus Cristo. Mas sabemos agora ou nos lembramos, que temos que frutificar na missão de proclamar o amor de Deus em Cristo ao pecador! E assim, dar muito fruto!

Fortaleça-se em Cristo para frutificar(Vs. 8);

Mas que fruto é esse:
Primeiramente, do Espírito Santo - "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança".(Gl. 5.22) - produzido a partir de um relacionamento com Deus.
Segundo, o meu, o seu, o nosso fruto - "Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda".(Jo. 15.16) - produzido a partir de um relacionamento com o próximo.

Para esta missão, fortaleça-se em Cristo para frutificar.
"Ele(vilticultor-Jesus), porém, respondeu: Senhor, deixe-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume".

Já que estamos falando de frutificar.

Jesus ensinou: "Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada".(João 15.5 NTLH)

Existe, na fruticultura, um método chamado de enxertia, ele consiste em se unir duas ou mais plantas, que podem ser da mesma espécie ou não, para nascer uma nova planta. É muito utilizado para a propagação da laranjeira, pessegueiro, ameixeira, goiabeira, macieira, pereira, abacateiro, entre outros.
Agora, pense em você e Jesus! Somos ramos diferentes da videira. O que podemos fazer se não ligarmo-nos a Jesus pela fé!? Nada! Só poderemos frutificar de forma eficiente se estivermos ligados a Jesus. Somos pecadores? Sim, pecadores remidos e precisamos ser adubados nEle, cuidados por Ele, o viticultor Jesus! Está ligados a Cristo para dá muito fruto.

Outro aspecto da propagação de plantas frutíferas é a reprodução sexuada, ou seja, o cultivo da semente que é o meio mais comum. Para a semente dar fruto. Precisa germinar, crescer e reproduzir, mas para isto acontecer ela precisa antes morrer! Jesus falou o seguinte: "Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão(semente) de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto". (João 12.24)

Morra seu ego! Morra suas pretenções! Morra sua ganância! Morra sua arrogância! Morra sua ignorância! Morra os cuidados deste mundo! Morra seu pecado! Se você não morrer realmente para o mundo e seus desejos carnais, não frutificará para Deus! Jesus te chama a aproveitar a oportunidade!

Aproveite a oportunidade(Vs. 9).

Aproveite a oportunidade!
A parábola não diz se o dono da vinha colheu figos no ano seguinte! Ou se a figueira foi cortada!

Até porque, como dito antes, este período de um ano ilustrado na parábola, simboliza o tempo que estamos vivendo, a graça! Jesus está dando oportunidade para você agora! Para trabalhar melhor na obra de Deus! Para abençocar vidas. Para viver em novidade de vida!

Para quem não tomou uma decisão por Jesus Cristo, Ele mesmo disse: "...o tempo está cumprido, e é chegado o Reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho".(Mc. 1.15) e para cristãos que não estão ligados, Ele diz: "Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que hão de acontecer, e estar em pé na presença do Filho do Homem".(Lc. 21.36)

A mensagem de Jesus continua sendo a mesma: "Arrependei-vos! Arrependei-vos!"

Conclusão

Meus irmãos e irmãs, ainda há tempo de frutificar!
O que acontecerá com cada figueira, dependerá do posicionamento de cada um de nós quanto a frutificação.

Você é uma figueira frutífera ou infrutífera? Há a oportunidade dada por Jesus de mudar e frutificar. Precisamos aproveitar este tempo que Deus nos tem dado para nos arrependermos e dar frutos. Não seja cortado da presença de Deus, seja plantado para a eternidade, mas para frutificar hoje!

Sermões Bíblicos para TodosOnde histórias criam vida. Descubra agora