DEUS, FOGO CONSUMIDOR!

304 0 0
                                    

INTRODUÇÃO



TEXTO: ÊX. 24:13-17.



DEUS É AMOROSO, JUSTO E PERIGOSO! É FOGO CONSUMIDOR DIANTE DE TI!



MUITAS PESSOAS ME ACHAM RADICAL! TEM UMAS QUE ME CHAMAM DE BÍBLIA PURA! COMO BOM CEARENSE QUE SOU, DIGO: "AH! SE CESSE!" E COMO UM BOM CRISTÃO, DOU GLÓRIAS A DEUS! POIS SEI QUE O ESPÍRITO QUE EM MIM HABITA, ME TRANSFORMA ATRAVÉS DELA, A BÍBLIA! MAS A GLÓRIA É DO MEU DEUS! NÃO ME VEJO COMO O POVO ME VER, MAS APRECIO QUE ME VEJAM ASSIM, POIS É GLÓRIA DE DEUS EM MIM. ACREDITO SER UM CRISTÃO QUE CONHECE O DEUS QUE SERVE E TEM CERTEZA QUE DEUS O CONHECE AINDA MAIS PROFUNDAMENTE. TEMOS UM RELACIONAMENTO AMOROSO, MAS POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, EU SEI, QUE NÃO DEVO PISAR NA BOLA COM ELE.

EXISTEM MUITOS "CRISTÃOS" DO DISCURSO DE QUE: "NÃO TEM PROBLEMA!"; "FAÇO O QUE QUERO."; "DEUS ME DEU LIVRE ÁRBITRIO."(ESSA É O PIOR!!). ENTÃO, POR CAUSA DESTE DITO LIVRE ÁRBITRIO, A PESSOA FAZ O QUE QUER? VOCÊ VAI "SERVIR" A DEUS COMO BEM ENTENDER? CLARO QUE NÃO! PRECISAMOS ENTENDER QUE SERVIMOS AO ÚNICO DEUS, QUE É VIVO. ELE PENSA, PONDERA, JULGA, SENTE E TUDO MAIS! ELE TIROU O POVO DE ISRAEL DO EGITO E TIROU VOCÊ DO SEU PECADO! TEM GENTE AINDA QUERENDO VOLTAR PARA O EGITO, O PECADO E TEM GENTE QUE NEM SAIOU DE LÁ AINDA! MESMO DENTRO DE UMA IGREJA OU FALANDO QUE É CRISTÃO.



MAS DEUS ME TIROU DO EGITO, ME LIBERTOU DO MEU PECADO! FOI ELE! A GLÓRIA É DELE! POR ISSO TEM TODO DIREITO DE FICAR MUITO BRABO COMIGO QUANDO EU, COMO UM FILHO, FAÇO DIFERENTE DO QUE ELE ME ORDENA EM SUA PALAVRA. ELE DISSE PARA MOISÉS EM ÊX. 23:20-25(Leia em sua Bíblia, por favor. )

CLARO! VOCÊ E EU SABEMOS QUE O TEMPO DA LEI PASSOU E EMBORA ESTARMOS NO TEMPO DA GRAÇA DE CRISTO, OS PECADOS CONTINUAM SENDO OS MESMOS! E VOCÊ TEM QUE LEVAR EM CONTA QUE AS LEIS FICARAM PARA TRÁS, MAS DEUS É MESMO E OS PECADOS SÃO OS MESMOS, A PRÁTICA ÍMPIA É A MESMA. E NÓS, COMO CRISTÃOS, NÃO DEVEMOS PRATICAR AS COISAS QUE AS PESSOAS QUE SETEM PRAZER NO PECADO FAZEM, POIS CONTINUA SENDO ABOMINAÇÃO PERANTE O SENHOR. QUALQUER ENSINAMENTO, PRÁTICA OU IDEIA, QUE VÁ DE ENCONTRO À SUA SANTA DOUTRINA NA SUA ESCRITURA SANTA, DEVE SER ENCARADA POR NÓS COMO IMUNDA. PRECISAMOS NOS ESFORÇAR EM SERVIR A DEUS E CONDENAR O PECADO NO NOSSO PRÓPRIO CORPO E O ADORAR AO SENHOR, SOMENTE AO SENHOR.



DESENVOLVIMENTO



A RESPOSTA DO SER HUMANO AS PALAVRAS DE DEUS.



VOCÊ OUVE, VOCÊ LER, SE É QUE VOCÊ LER, VOCÊ PONDERA, MEDITA, E QUAL SERÁ A SUA RESPOSTA A DEUS?



ENTÃO, FOI MOISÉS E CONTOU AO POVO O QUE DEUS DISSE QUE EXIGIA PARA SER SEGUIDO, ENTÃO O POVO RESPONDEU UNISSÔNO: "TODAS AS PALAVRAS, QUE O SENHOR TEM FALADO, FAREMOS."(ÊX. 24:3). NÓS ACEITAMOS A JESUS E DIZEMOS QUE VAMOS SEGUI-LO, E DIZEMOS QUE O AMAMOS, QUE O ADORAMOS, COMO ALGUNS DIZEM: "VAMOS SEGUIR A SUA LEI.", MAS A VERDADE É QUE MUITOS BRINCAM DE SER CRISTÃOS. COM A BOCA DIZEM QUE AMAM AO SENHOR, MAS COM A MESMA BOCA BEIJAM UMA PROSTITUTA OU FALAM UM PALAVRÃO! COM A MÃO, LEVANTA-NA EM ORAÇÃO, E COM A MESMA BATEM EM SUA COMPANHEIRA OU APLAUDEM AO DESORNESTO! COM OS OLHOS, VÊEM TODA OBRA DE DEUS SENDO REALIZADA NO MEIO DA IGREJA E GLORIFICAM A DEUS, MAS COMO OS MESMOS OLHOS PROCURAM ACONTECIMENTOS PARA FAZEREM FOFOCAS OU OLHAM PARA O SEXO OPOSTO COM DESEJO LASCÍVIO(CARNAL)! ESTAS PESSOAS DIZEM QUE TEM DEUS NO CORAÇÃO, MAS NA VERDADE SEUS CORAÇÕES ESTÃO CHEIOS, MAS NÃO DAS PALAVRAS DO SENHOR, PORÉM DE TODA SORTE DE PECADOS E ELES TEM PRAZER NISTO, NO IMUNDO! NÃO TEM PARTE COM O SENHOR.



A PROVIDÊNCIA DE DEUS AO HOMEM PECADOR.



DEUS DEU A MOISÉS TUDO O QUE O POVO PRECISAVA PARA CRESCER ESPIRITUALMENTE NA SUA GLORIOSA PRESENÇA. DISSE O SENHOR A MOISÉS: "SOBE A MIM AO MONTE, E FICA LÁ; E DAR-TE-EI AS TÁBUAS DE PEDRA E A LEI, E OS MANDAMENTOS QUE TENHO ESCRITO, PARA OS ENSINAR.(ÊX. 24:12). NÃO TEM OUTRA MANEIRA! SE VOCÊ QUER APRENDER DE DEUS TEM QUE LER, PESQUISAR, ANALISAR, MEDITAR NA SUA PALAVRA. E SEMPRE TERÁ UM(A) SERVO(A) DISPOSTO(A) A TE AJUDAR E ENSINAR. E A PESSOA QUE BUSCA CRISTO TEM QUE SE DESPRENDER DO "EU", DISPENSAR TEMPO PARA ESTÁ COM O SENHOR, ESTÁ COM OUTROS QUE AMAM O SENHOR, DESEJAR ARDENTEMENTE NO SEU CORAÇÃO ESTAS COISAS E DESEJAREM FAZER A VONTADE DE DEUS COM SINCERIDADE DE CORAÇÃO!



DEUS DISSE PARA MOISÉS:


"E ALI VIREI AOS FILHOS DE ISRAEL, PARA QUE POR MINHA GLÓRIA SEJAM SANTIFICADOS. E SANTIFICAREI A TENDA DA CONGREGAÇÃO E O ALTAR; TAMBÉM SANTIFICAREI A ARÃO E SEUS FILHOS, PARA QUE ME ADMINISTREM O SACERDÓCIO. E HABITAREI NO MEIO DOS FILHOS DE ISRAEL, E LHES SEREI O SEU DEUS, E SABERÃO QUE EU SOU O SENHOR SEU DEUS, QUE OS TENHO TIRADO DA TERRA DO EGITO, PARA HABITAR NO MEIO DELES. EU SOU O SENHOR SEU DEUS."(ÊX. 29:43-46)



VOCÊS E EU, SOMOS A HABITAÇÃO DE DEUS



DEUS HABITANDO EM NOSSA VIDA É PARA NOSSA SANTIFICAÇÃO. NÃO SE ENTENDE UM CRISTÃO QUE TEM PRAZER NO PECADO E TEM DEUS NO CORAÇÃO! COMO É QUE É ISTO? DEUS É SANTO! QUEM SE APROXIMA DE DEUS, PRECISA ENTENDER O QUE É PECADO, QUAL O SEU PECADO, LAMENTAR SOBRE SEU PECADO, SE ARREPENDER DO SEU PECADO E DEIXAR O SEU PECADO. SE VIER A CAIR MAIS A FRENTE, QUE NÃO SEJA MAIS NO MESMO PECADO! E ENTÃO, LEVANTA EM CRISTO E COMEÇA TODA A LUTA NOVAMENTE, MAS LUTA PARA SER SANTO, POIS DEUS É SANTO! DEUS NOS TIROU DA "TERRA DO EGITO", O PECADO, PARA VIVERMOS DIANTE DELE, SABENDO QUE ELE É SENHOR NOSSO DEUS E ESTÁ, HOJE NÃO MAIS NO MEIO DE NÓS, MAS EM CRISTO, ELE ESTÁ EM NÓS! A SEMELHANÇA DO TABERNÁCULO, NÓS SOMOS MORADA DE DEUS!



CONCLUSÃO



A QUESTÃO É TÃO SÉRIA QUE NA ÉPOCA QUE MOISÉS DEMOROU 40 DIAS E 40 NOITES NO MONTE SINAI, POR CAUSA DO PECADO, QUANDO ELE DECEU, FORAM MORTOS NA PORTA DE CASA, OS PARENTES, OS AMIGOS, OS VIZINHOS, DOS QUE MANDARAM ARÃO FAZER DEUSES PARA SERVI-LOS! CAIRAM NAQUELE DIA 3.000 HOMENS. HOJE DEUS NÃO MANDA FAZER ISTO, POIS ESTAMOS NO TEMPO DA GRAÇA DO SENHOR JESUS, QUE DESEJA QUE OS SEUS SEJAM SALVOS, MAS NÃO DEVEMOS TENTAR AO SENHOR! LEMBRA-SE? ELE É FOGO CONSUMIDOR DIANTE DE NÓS. OU VOCÊ ACHA QUE ELE AMA SEU PECADO, QUE VOCÊ TANTO INSISTE EM NÃO DEIXAR? CLARO QUE NÃO!( ÊX. 32:27-28)



DEUS AINDA DIZ A MOISÉS: "GUARDA O QUE EU TE ORDENO HOJE; EIS QUE EU LANÇAREI FORA DIANTE DE TI OS AMORREUS, E OS CANANEUS, E OS HETEUS, E OS PERIZEUS, E OS HEVEUS E OS JEBUSEUS. GUARDA-TE DE FAZERES ALIANÇA COM OS MORADORES DA TERRA AONDE HÁS DE ENTRAR; PARA QUE NÃO SEJA POR LAÇO NO MEIO DE TI." (ÊX. 34:11-12)



GUARDA NO SEU CORAÇÃO O QUE DEUS TEM TE DADO. VOCÊ ESTÁ PARTICIPANDO DE NOVA E LINDA VIDA COM CRISTO. DEUS NOS TEM DADO A OPORTUNIDADE DE SABER O QUE ELE TEM A NOS FALAR PELA SUA SANTA PALAVRA, QUE É LÂMPADA PARA OS NOSSOS PÉS E LUZ PARA O NOSSOS CAMINHO(SL. 119:105). NÓS TEMOS A GRANDE OPORTUNIDADE DE SENTIR O PRÓPRIO DEUS PELO SEU ESPÍRITO TIRAR DIANTE DE NÓS OS NOSSOS INIMIGOS, OS PECADOS! NÃO DEVEMOS FAZER O QUE AS PESSOAS QUE NÃO TEM A CRISTO FAZEM! NÃO ADOTEMOS SUAS PRÁTICAS NOJENTAS!



SEJAMOS TRANSFORMADOS PELO PODER REGENERADOR DA PALAVRA, DIA-A-DIA. NÃO ENTREMOS EM ARMADILHAS ESPIRITUAIS, MAS NOS ATIREMOS, COM TODA CONFIANÇA, NOS BRAÇOS DO PAI.



MARLUS DE BARROS MOREIRA


PAZ EM CRISTO.

Sermões Bíblicos para TodosOnde histórias criam vida. Descubra agora