"Levantou Jacó os olhos, e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então, repartiu os filhos entre Léia e Raquel, e as duas servas. Pôs as servas e seus filhos na frente, Léia e seu filhos atrás destes, e Raquel e José por últimos. Mas ele mesmo passou adiante deles, e inclinou-se em terra sete vezes, até chegar perto de seu irmão. Então, Esaú correu-lhe ao encontro, abraçou-o, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. E eles choraram. (Gn. 33.1-4)
Introdução
Acredito que neste momento você deve está pensando que seria tão bom que isto acontecesse entre você e aquele ente querido(a), não é? Ele(a) lhe feriu, você também a ele(a), mas ambos não dão o braço a torcer para a reconciliação. Você não tem forças para perdoá-lo(a). Eu sei! Saber perdoar a nós próprios, o nosso passado e a quem nos fez mal, pode não ser fácil! Mas se torna em uma atidude essêncial para a vida cristã. Diz-se que "o ressentimento é como a própria pessoa tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra".
Jacó era o irmão gêmeo de Esaú! Todos nós já conhecemos esta história, mas se você não lembra, vou falar um pouco! Na mocidade, Jacó foi muito sujo com o irmão Esaú. Primeiramente, comprou o direito de primogenitura do irmão com um prato de sopa, mais ele estava cansado após a caça e Jaco aproveitou a situação. Mais tarde, com a ajuda da mãe, Rebeca, ele roubou a bênção do irmão, dada por seu pai, Isaque! Na época, Esaú intentou e declarou que iria matar a Jacó. Então, este fugiu para Padã-Arã, terra dos familiares de sua mãe para fugir da presença de seu irmão que estava com ódio dele.
Nada mudou! Ainda temos famílias. Que vivem as mais doces atitudes de amor assim como também as mais problemáticas dinâmicas de relacionamento. É por isso que o tema desta mensagem é: Perdão é Essêncial! Verdadeiramente, perdoar é um ato necessário para nos libertarmos de rancores e evitar até doenças e seguir com a vida em frente! Primeira coisa que você precisa entender, é que...
1. Precisamos nos perdoar.
Antes de perdoarmos os outros, necessitamos perdoar a nós mesmos!
Jacó teve muito êxito. Casou, teve filhos e filhas e o Temor de Isaque, seu pai, era assim que ele chamava Deus, estava com ele e o fazia próspero no seu caminho. Jacó se tornou um bem sucedido pastor de ovelhas e outros pastores trabalhavam para ele. Neste período de abudância, Deus diz para a Jacó voltar para sua terra! E ele foi, obedecendo a vontade de Deus, voltou, mesmo pelando de medo de Esaú, pois sabia que Deus tinha o melhor para ele. Esaú estaria ainda com tanta raiva do irmão?
Para perdoarmos os nossos próprios maus feitos, precisamos depender de Deus!
O que Jacó fez antes de se encontrar com o irmão Esaú?? Vamos Ler Gn. 32.9-12. Ele orou a Deus! Ele dependeu do Senhor.
2. Para se perdoar e para pedir perdão...
Necessita haver uma profunda mudança em nosso viver!
Ilustração da espada:
Diz os cientistas que se uma espada pudesse emitir sons no ato de sua transformação nas mãos de um ferreiro, seu som seria insuportável ao ouvido humano. Pois se ela podes se sentir a dor das marteladas dados para ficar no formato desejado e sua colocação em água fria e depois em fogo muito quente para ficar moldável, seriam ouvidos gritos insurdercedores. Assim deve acontecer em nossas vidas, mudanças profundas.
Só somos totalmente transformados quando temos um encontro com Deus! Na vau do rio Jaboque, na parte mais rasa do rio, Deus se encontrou com Jacó. Como um guerreiro ele lutou e venceu! Vamos ler Gn. 32.22-28.
Jacó não se tornou um vencedor por ter lutado com Deus, mas por que foi um vencedor! Ele venceu por sua postura! Por sua vontade de vencer! Ele pediu à Deus uma bênção, mas não imaginou que iria receber a maior de todas as bênçãos: A MUDANÇA DE SUA ALMA! De Jacó, que significava "o suplantador" ou "o usurpador" para Israel, o "homem que luta com Deus e com os homens e é um vencedor", ou simplesmente, "o vencedor".
Realmente, deixar o passado para trás e seguir em frente, sem mágoas ou decepções adoecendo o nosso ser é uma vitória! É propósito de Deus que as famílias se amem, se perdoem, estejam unidas! Não confundamos, deixar um mal feito impune com perdão. Pois o perdão é justo! Aprendemos de Deus! O perdão apaga o mal feito, mas não deixa a justiça a ser aplicada de lado. Correção também faz parte do caráter cristão.
A mudança tem que ser completa e para surpresa de Jacó, havia acontecido algo também no coração de seu irmão Esaú...
3. Perdão mútuo.
O perdão de um lado não trás reconciliação. O perdão para produzir reconcialiação, tem uma característica de acordo. Eu te peço perdão e você me perdoa e virce-e-versa. E para ser uma tônica em nossa vida, esta atitude de perdão deve ser exercitada todos os dias!
Então Jacó bolou todo um plano, repartiu em três bandos os que vinham com ele. Na sua frente colocou cada grupo e cada um com presentes ao seu irmão. Pois pensava: "Assim aplacarei o coração de meu irmão". Mas quando ele viu o irmão Esaú, passou na frente de todos, correndo! Talvez já com os olhos lacrimejados! Ajoelhou-se, em atitude de humildade, sete vezes! Este homem havia realmente sido transformado por Deus! Ele colocou seu rosto em terra até chegar ao seu irmão! Mas este, para surpresa de Jacó, também correu! Se atirou nos seus braços e os dois, pelo amor que tinham um pelo o outro, que não apagou por causa de maus feitos, se beijaram e choraram! Que linda cena! É a cena da reconciliação do perdão pelo amor! Gerald G. Jampolsky é psiquiatra de crianças e adultos, e ele ensina que perdoar significa "deixar ir o passado".
Conclusão:
Termino esta mensagem não com o exemplo de Jacó. Mas que assim como Esaú, saibamos perdoar àquelas pessoas que nos ferem! Não guardemos mágoas delas. A falta de perdão nos causam muitos males nocivos a saúde física e espiritual. Precisamos no nosso cotidiano liberar perdão para contribuir para o processo de purificação de nossas vidas em Cristo. No dito popular, iremos nos sentir mais leves! E na Bíblia, encontramos a seguinte citação: "Pesada é a pedra, e a areia também; mas a ira do insensato é mais pesada do que ambas". (Pv. 27.3). Não preciso dizer mais nada! Tá certo, só mais uma coisa: "Aquele que é desprovido da capacidade de perdoar é desprovido da capacidade de amar. Há algo de bom nos piores de nós e algo de mau nos melhores de nós. Quando descobrimos isso, somos menos propensos a odiar os nossos inimigos" (Martin Luther King).
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sermões Bíblicos para Todos
SpiritualeCônscio de que todo sermão bíblico que escrevo não são meus, mas do Senhor Jesus Cristo. Torno-os públicos através deste canal, com o intuito de abençoar todos quantos com a leitura deles for abençoado para criar esperança, fé e crescimento espirit...