(Em cena há um coro de anjos. Ao término, entra o Revoltado vestido de Papai Noel, sorrindo e demonstrando uma falsa alegria. Por várias vezes anda de um lado para o outro, sorrindo e distribuindo balas , porém gradativamente o choro chega confundindo-se com a alegria .)
REVOLTADO
Feliz Natal ,feliz Natal ....rôu ,rôu ,rôu...feliz Natal...
(Com ironia e revolta )
Feliz Natal, Feliz Natal... Que feliz nada, que Natal coisa nenhuma, que papel mais ridículo. A que ponto cheguei? Desde criança sempre esperei um papai Noel de verdade em minha vida. Um que viesse trazer um brinquedo. Os brinquedos nunca chegaram, e o mais desejado, o brinquedo que eu mais almejava, nunca tive, este que até hoje estou a procura: A FELICIDADE. Por que não posso ser feliz? O que é a felicidade? Esta conversa de Papai Noel ,histórias de Natal ,é tudo mentira para enganar o povo. Que Papai Noel que nada, que Natal que nada. Mentira, mentira e mais mentiras. Mentira, uma mentira atrás da outra. Que vida dura, que tristeza, até quando terei de aguentar esta vida ingrata? Desempregado, duro. Vinte e cinco de dezembro de mil novecentos e noventa e nove: mais um Natal se passa, mais um ano, e fiquei desempregado. Não vi nada mudar, - antes o mundo tivesse acabado no dia onze de agosto. Natal pra lá. Natal pra cá, e o desemprego aumentando, o mundo em crise, guerras e mais guerras, nações investindo em armamentos bélicos, já chegaram à marte, bem dizer. Guerras civis nas nações , e hoje, ironicamente ,eles vem falar de paz. Paz , paz ,paz... , que paz que nada. Como se pode falar de paz hoje e amanhã começar tudo novamente: as matanças, os atentados? Isto é paz? Isto é Natal? Até quando irá durar esta hipocrisia? O melhor a fazer é dar cabo à minha vida.(Saca de um revólver, aponta para a cabeça e a cena congela )
ANJO 1 -
Você esta vendo só a situação dele?ANJO 2 -
Puxa... Que estado deplorável... Que depressão!ANJO 1 -
Tal qual ele existem milhares e milhões no mundo inteiro a sofrerem desta maneira; a estarem revoltados com o sistema, e iludidos por satanás.ANJO 2 -
E agora como agiremos?ANJO 1-
Nós? Oras, não podemos tomar nenhuma atitude, não obstante, gostaríamos muito, más enquanto no meio deste povo, não levantar um cristão que comece a orar, não poderemos agir.ANJO 2-
Por favor, alguém comece a orar, alguém salve esta vida, orem por favor ,o mundo está morrendo sem conhecer o verdadeiro Natal ,por favor alguém ore .Um cristão por favor ,um cristão que ore ,um cristão ... "unzinho ao menos", que tenha amor pelas almas. Orem a Deus, e então os anjos trabalham a favor dos santos. Nós só podemos agir quando a igreja ora, só então o Senhor levanta missionários, evangelistas, homens e mulheres cheios do Espírito Santo para testemunharem. Más por favor, OREM ...VOZ NA PLATÉIA 1 -
Senhor tenha misericórdia.VOZ NA PLATÉIA 2 -
Sim meu Deus, levanta missionários, evangelistas, pastores, homens e mulheres cheios do teu Espírito Santo para testemunharem do teu amor e mostrar o verdadeiro Natal ao mundo.VOZ NA PLATÉIA 3 -
Meu Deus e Pai, não deixe as almas morrerem sem salvação, não conhecendo o verdadeiro Messias que veio ao mondo nos salvar : o nosso Senhor Jesus Cristo .ANJO 2 - (Para o ANJO 1 ,com bastante entusiasmo )
Opa, o clima já esta começando a mudar.ANJO 1 - (Com forte Brado)
Glórias a Deus, o povo santo já começou a orar e interceder, vamos (Com determinação) vá até lá mude a posição daquela arma, enquanto eu procuro um cristão no meio do povo com amor suficiente para evangelizar.(O ANJO 2 muda a direção da arma ,apontando-a para o alto,enquanto o ANJO 1 corre entre a platéia a procura de um cristão .Depois de algumas voltas entre o povo ,para por fim em frente ao CRISTÃO ,bate palmas de supetão em sua frente despertando-o .O tiro é disparado simultaneamente ,o Cristão desperta e grita .Os anjos saem de Cena .)
VOCÊ ESTÁ LENDO
Feliz Natal -Um Auto de Reflexão
Tâm linhSINÓPSE O texto se desenvolve no ano de mil novecentos e noventa e nove, o penúltimo Natal do século. O mesmo conta a história de um homem que se revolta com o sistema e o comércio apresentado no Natal ,o personagem principal, tenta com um tiro na...