Em cena uma grande Bíblia, entra Zacarias )
ZACARIAS -
Eu sou Zacarias, e já estava avançado em idade quando recebi a notícia de um Anjo no meu turno de ministrar no Santo dos Santos. Era a hora do incenso , um personagem aparece-me e me diz que minha mulher ,Isabel teria um filho . "Um filho". Já pensou? Minha mulher depois de avançada em idade conceber a um filho? Como eu poderia acreditar nisto? Depois de tanta humilhação que já tivemos, seriamos pais? E por conta desta incredulidade fiquei sem falar, mudo até o dia do nascimento do garoto e, dei lhe o nome de João. O Anjo havia-me advertido de como o garoto seria nazireu de Deus desde o ventre, e o mesmo seria o preceptor do Messias. Quando finalmente o garoto nasceu, voltei a falar e dei-lhe o nome indicado pelo Anjo. Crescendo foi conhecido por "João o Batista". Meu filho tinha seis meses a mais que o Messias, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré, eu também o conheci.
(Entra em cena Maria, mãe de Jesus Cristo, sai Zacarias)
MARIA -
Sou Maria, mãe de Jesus Cristo o Salvador do mundo.
Tive uma vida casta e honesta. Já estava me preparando para ser oficializado meu casamento com o carpinteiro José ,meu noivo prometido que tanto amei ,quando em uma noite ,na qual eu menos esperava ,apareceu-me um Anjo e transmitiu-me uma saudação maravilhosa, chamando-me de agraciada, e alegando em seguida, que eu seria bendita entre as mulheres, e bendito seria o fruto de meu ventre, pois eu conceberia através do Espírito Santo e conceberia a um menino que deveria chamar-se Emanuel, fiquei estupefata com tal informação: Como poderia
ser tal coisa ,visto que nunca me deitara com homem algum ? No entanto, sem resignação e com humildade aceitei os desígnios de Deus, o Senhor Jeová, para que se cumprisse em mim a vontade de Deus. Foi duro, passei por momentos difíceis, como explicar as minhas colegas e a família, que minha gravidez não era de homem e sim da vontade Divina, um fruto do Espírito Santo? Foi então que resolvi ir passar uns tempos na casa de minha prima Isabel, a esposa do sacerdote Zacarias. Fora grande a pressão, mas Deus deu-me vitória, aceitei e disse: "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se a mim conforme a tua vontade. Eu não sabia como explicaria a meu noivo, mas uma coisa eu tinha certeza: Deus entraria com a providência, e por mais angustiada que eu estivesse Ele me daria uma solução.
(Entra Izabel e sai Maria mãe de Jesus)
ISABEL -
Jamais esquecerei o dia no qual minha prima Maria fora em casa visitar-me e passar uns tempos conosco. Quando ela entrou em casa e saudou-me o bebê em meu ventre saltou ,quando ouvi a voz da mãe do meu salvador ,o desejado das nações. Oh, alegria. Ela veio-me ao encontro logo depois de recebido a mensagem celestial. Quanta satisfação, a mãe de meu Salvador, a mãe do Messias dormiu em minha casa, quanta honra.
(Entra José e sai Izabel)
JOSÉ - (Com resignação)
Olha vou lhe contar, não foi nada fácil. Sou pobre, um simples carpinteiro, mas saibam uma coisa, eu sou honesto, Ah, isto sou sim senhor, mas depois de tanto tempo esperando por um casamento no Senhor ,almejando uma noiva virgem para contrair o matrimônio e de repente a notícia : minha noiva prometida estava grávida .Oh choque , Oh dor ,que desespero. Mas eu a amava e a estimava, mas do que qualquer uma nesta terra, abaixo de Deus, não obstante, eu não poderia suportar tal situação. E se alguém soubesse do ocorrido? Ela seria certamente apedrejada até a morte, e então para não difama-la, e nem tão pouco vê-la morrer intentei deixa-la as escondidas e ir embora para longe a uma terra distante, porém um Anjo apareceu-me em sonho e disse-me para não temer em receber minha noiva Maria e o que nela estava gerado ,era fruto do Espírito Santo .Não mais relutei e a recebi em minha casa como esposa ,e só tivemos relações sexuais depois que a criança nasceu : Jesus o Salvador do mundo.Depois continuamos a ser feliz (Com alegria),tivemos outros filhos e filhas ,a alegria reinava em nosso lar indiferente à nossa pobreza.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Feliz Natal -Um Auto de Reflexão
EspiritualSINÓPSE O texto se desenvolve no ano de mil novecentos e noventa e nove, o penúltimo Natal do século. O mesmo conta a história de um homem que se revolta com o sistema e o comércio apresentado no Natal ,o personagem principal, tenta com um tiro na...