Fobofobia - Medo do medo

116 9 0
                                    

Franklin Roosevelt certa vez fez um dircurso no qual dizia que a única coisa que se deve temer é o próprio medo. É uma frase bonita, impactante, mas bem mais complicada quando a coisa sai do filosófico e vai para o real.

Fobofobia

Do grego phobos = "medo". Fobofobia traduz-se literalmente para "medo do medo". O paciente fobofóbico teme ficar ansioso e fica extremamente sobrecarregado com o medo de se deixar ter medo de um objeto ou situação. No geral, eles ficam receosos de viver uma experiência traumática, vergonhosa ou ficarem tão ansiosos que comecem a interligar essa vivência com a situação ou circunstância em questão e passarem a ter uma fobia.

O que difere fobofobia das outras fobias é que ela não é causada por um estímulo externo ou evento traumático, tanto que muitas vezes o paciente fobofóbico não tem nenhuma outra fobia. O que causa esse transtorno é um intenso processo de ansiedade. É um estado ansioso da mente que cria respostas ainda mais ansiosas levando a uma maior ansiedade, isso cria um ciclo vicioso. Ou seja, a Fobofobia é o medo experimentado antes de experimentar o medo apresentado nas fobias, temendo as sensações que o acompanham.

Ufa, quase um na cabeça, ?

Claro que todos nós já vivenciamos experiências nas quais estávamos com medo de assustar ou de sentir medo. Como em uma daquelas casas do horror que encontramos em parques de diversão. Isso é apenas uma leve ansiedade gerada pela noção de que logo surgirá algo com a intenção de te assustar, isso gera tensão, claro. Mas essa experiência está longe de ser prejudicial a nossa saúde e vida, como é a Fobofobia.

• Por fim, é importante dizer que por mais que não seja uma fobia tao comum quanto às outras, ela também tem tratamento e deve ser tratada. Por isso em presença de qualquer suspeita, procure ajuda profissional.

FobiaWhere stories live. Discover now