VIII - Precisamos Amar e Cuidar

1.6K 88 8
                                    

O bom samaritano

Um homem estava descendo de jerusalém para jericó. No caminho alguns ladões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um *Levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão dizendo:

Tome conta dele. Quando eu voltar, pagarei o que você gastar a mais com ele. (Lucas 10:30-37)

Que forte essa parábola! O nosso mestre quis deixar bem claro como devemos amar nosso próximo!

O Brasil possui mais de 40 milhões de evangélicos afastados da casa de Deus. Se hoje eles estivessem fazendo parte da estatística oficial, seríamos quase a metade da população brasileira. Se você tiver um tempo livre, pesquise mais sobre essa estatística, pois essa citada aqui é do ano de 2009.

Mas o fato é: O porquê de tantas pessoas afastadas da casa de Deus?

Eu acredito que isso tenha haver com o amar. É muito fácil amar quem nos ama, ou seja, aquela pessoa que te agrada, dá presentes, te chama pra lanchar. Jovens entendam uma coisa: Não escolha a quem amar! O amor tudo crer, tudo sofre, tudo suporta!

O evangelho de Cristo é acolhedor, e isso tem que se tornar uma realidade em nossas vidas. A bíblia se resume em amor, Deus é amor.

Claro, o inimigo tem oferecido várias coisas para essas pessoas afastadas, principalmente para os jovens. Nós jovens sabemos o quanto o mundo tem de "coisas boas" para nos oferecer de bandeja. Mas também sabemos o tanto de coisas maravilhosas que Deus tem para nos dar.

Então agora vamos para a parábola do bom samaritano.

Sabemos que o o homem foi assaltado e espancado como diz a parábola, e isso significa o diabo. Somos atacados sim diariamente, e as vezes ficamos como este homem: no chão, sem poder se mover e com feridas. O homem não morreu sabe porquê? Porque Deus tinha um plano na vida dele!

Logo passaram por ali um sacerdote e um levita, claro podemos ver claramente o que essas pessoas representam. São pessoas que não tem um pingo de amor pelo seu próximo. Eles nem almenos passaram por perto do homem ferido, eles se desviaram do caminho, e isso era de fato o que eles estavam: desviados do evangelho de Cristo. O amor tem que está em toda classe. Não era o caso daquele sacerdote, ele era uma autoridade, um ministro, e mesmo assim deixou o seu amor esfriar ao ponto de passar longe do homem ferido. Jesus através dessa parábola mais uma vez nos diz que 'sim', pode haver nos dias de hoje ministros, pastores, líderes sofrendo com a falta de amor.

Mais então algo de Deus acontece. Um samaritano passa e vê aquele homem ferido, tomado de dores, e impossibilitado de se mover, e se enche de compaixão. Isso é muito lindo, por quê há uma chance imensa daquele homem ferido ser um judeu; porquê? no começo do versículo diz: Um homem estava descendo de jerusalém para jericó. Ele estava vindo de Jerusalém, então a probabilidade é muito grande. Lembra da passagem da mulher samaritana escrita em João 4:6. Os samaritanos não se davam com os judeus. Mas aquele samaritano quebrou todas as barreiras da religiosidade e desigualdade. Ele prestou o primeiro socorro ali mesmo, e logo levou o homem ferido para a pensão, aonde iria deixa-lo hospedado se recuperando dos ferimentos.

No final ele diz: Tome conta dele. Quando eu voltar, pagarei o que você gastar a mais com ele.

Agora vem a parte mais forte da parábola. Jesus estava falando para nós fazermos o mesmo que o samaritano fez. Mas existe uma revelação poderosa no final da parábola. Resumindo, assim devemos amar, cuidar e sermos menos religiosos. observe o que o samaritano fala no final: tome conta dele. Quando eu voltar, pagarei o que você gastar a mais com ele. Ênfase na frase "Quando eu voltar" . Jovens com isso Jesus diz: Quando eu voltar, vou prestar contas com você sobre a pessoa que você está amando e cuidando! Ou seja, vamos amar e cuidar, porquê quando Jesus voltar ele vai querer as contas de tudo.

Vamos quebrar as barreiras da religiosidade, e desenvolver o amor! Temos que parar se ser parcial com Deus. O avivamento nos espera, e eu tenho certeza que essa estatística no brasil irá acabar!. As autoridades dizem que nosso país é Laico, mas vemos que o Brasil está dominado pelo poder de Deus, e isso vai atingir as nações vizinhas, porque quando estamos cheios do Espírito Santo, transbordamos e isso atinge quem está em nossa volta. Que possamos viver o evangelho genuíno!














Jovens cheios de DeusOnde histórias criam vida. Descubra agora