Criando os personagens

520 47 15
                                    

       Já definiu os personagens e explorou a ideia? Sim!? Toma aqui uma estrelinha dourada ^^

Agora vamos a um ponto crucial para o realismo da obra: os personagens!

Já vi cada tipo de história por aqui (Wattpad) que me arrepiou os cabelos!

Os personagens tem de ser real! Não tem que ser um molde de como você quer ser, ou como você quer que a sua mãe, seu pai, seu namorado, e seu cachorro sejam!

Todos tem defeitos e qualidades! Seguranças e medos! Mesmo os guerreiros as vezes se sentem fracos, e até os vilões tem alguém que amam ou já amaram. Sirius Black disse a Harry: "O mundo não se define em aurores e comensais da morte! Todos temos luz e trevas dentro de nós!", e isso vale para seus personagens, eles tem de ter luz e trevas. Dumbledore disse o seguinte a Harry depois dele sair da câmara secreta: "Não são as habilidades de uma pessoa que a tornam que é, são suas escolhas". Pense que o mesmo aplique a sua história: seu personagem resolveu lutar com o vilão não porque ele é apenas bondoso, mas sim porque escolheu assim! O cara mau podia ter acessos de raiva dês da infância, mas matou a sua vizinha porque escolheu matar!

Deu pra entender?

Tendo notado que personagens são reais e humanos, sugiro a todos a preencherem essa ficha, que me ajuda na criação de um personagem, eu a achei em um gia, ou matéria de um escritor aqui da plataforma, infelizmente não lembro o nome, mas guardo as informações de todos os personagens. De novo tenha papel e catena, e mãos a obra:

>Ficha do personagem<

1) o que você sabe dele que ele ainda não sabe?

2) qual o seu maior defeito?

3) maior qualidade?

4) pensamento ou gosto secreto que nunca admite?

5) que tipo de música ele gosta?

6) no que acredita?

7) filme favorito:

8) desejo (secreto ou não):

9) tipo de roupa:

10) do que tem orgulho?

11) ele tem esperança em algo?

12) sua família como é?

13) como é o quarto desse personagem?

14) o que o deixa calmo?

15) esse personagem tem algum melhor amigo? Quem e por quê?

16) o que o deixa com raiva?

17) ele esconde algo?

18) um momento em se sentiu devastado?

Depois da ficha, você pode fazer uma faixa bônus, com perguntas quer tenham haver com a sua história. Por exemplo, se na sua história todo personagem tiver uma espécie de animal que representasse sua personalidade, acrescente perguntas dizendo que o animal dele é um leão porque....

E ponha mais coisas, quantas achar necessárias, eu acrescentei um quadro com as principais habilidades, características, defeitos, e fiz uma árvore genealógica, além de um esquema sobre o quarto deles.

Para não se perder, faça também um sobre características físicas =}

Mas não é necessário repetir o processo em todos os personagens, apenas os principais, caso no decorrer da história você sentir necessidade de fazer essa ficha com alguém que não faça parte da trama principal da história, faça.

E lembre-se também que não precisa seguir tudo a risca, o personagem vai se desenvolver durante a história.

Quando criei a base da Gabriela, defini que ela não seria medrosa, mas também não enfrentaria a tudo e todos. Mas hoje em dia ela é a personagem mais corajosa e destemida do livro!

Sabe o porquê de malhação ser assistida por tantas pessoas mesmo que o enredo seja sempre previsível? Os personagens são reais. A maioria pelo menos é. Não estou dizendo que seu enredo deve ser uma porcaria mais os personagens bem feitos.

Mas se a segunda parte (os personagens) estiver boa já é um ponto a mais! 💆








Almanaque Do EscritorOnde histórias criam vida. Descubra agora