Trago aqui um dos homens mais consolador que já vi no novo testamento. Ele de fato amava seus as pessoas, não deixando-as perecer. Trazendo isso para os tempos atuais, se fizermos 50% do que esse homem fez, ajudaremos a acelerar na transformação de caráter dos nossos discípulos.
Quem é Barnabé?
Na Igreja Primitiva encontramos um homem que destacava-se no meio dos irmãos. Ele chamava-se José, um nome muito comum na época. Suas atitudes chamavam a atenção de todos, a ponto de lhe darem um segundo nome: Barnabé. Este sobrenome passou a ser o seu principal nome, em virtude do que ele fazia. O prefixo grego "bar", significa filho e encontramos no Novo Testamento alguns nomes com esse prefixo: Bartimeu (filho de Timeu); Bartolomeu (filho de Tolmeu ou Ptlomeu). O nome Barnabé, por sua vez, significa "filho da consolação" e está associado ao Espírito Santo, quem em João 14.26, é chamado de consolador (no grego parakletos): "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito".
Portanto, o nome Barnabé, poderia ser também entendido, como filho do Espírito Santo! É claro que todo filho de Deus tem o Espírito Santo dentro de si, mas a ênfase neste caso é para o caráter e atitudes. O povo via em Barnabé, coisas inerentes ao Espírito Santo, como: apoio, consolo, doação e instrução. Ele era natural de Chipre, e segundo o historiador Clemente de Alexandria, era um dos 70 discípulos, que Jesus enviou a pregar. Barnabé também é um dos poucos chamados de apóstolos além dos doze que Jesus escolheu: "Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando e dizendo: Varões, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, e o mar, e tudo quanto há neles" (At 14.14).
Vimos acima que, pelo fato de ser amável, vos deram um outro nome que condizia com sua personalidade. Um dos atos que o mesmo fez, foi vender sua propriedade para ajudar a Igreja no trabalho dos apóstolos. Ele era abnegado, disposto a colaborar com o Reino de Deus. Para ele os bens materiais não importava, ele estava disposto a ajudar em tudo o que colaborasse com a Igreja primitiva."Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre, possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos" (At 4.36-37).
Quantas vezes somos ingênuos e não nos doamos ou fazemos um esforço qualquer para ajudar nossos irmãos.
Outro fato importante é que Barnabé acreditava nas pessoas."E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo. Então, Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor, e este lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus" (At 9.26-27). Você acredita nos seus irmãos?. Você dá credito aos desacreditados pela sociedade?. Ou melhor, você acredita em si mesmo?.
Quem diria, que esse simples homem ajudaria um dos maiores profetas da igreja primitiva. Aconteceu que Paulo estava pregando com ousadia assim incomodando os religiosos daquela época. Paulo também foi um dos homens mais perseguidos da historia da bíblia, mas isso não era motivo para se calar diante dos outros. Perseguiram Paulo ao ponto de mata-lo, porém ele conseguiu escapar, graças aos seus irmãos na fé que o ajudaram. Ele estava em Jerusalém pregando com intrepidez e ousadia, e quando soube que estavam o procurando para mata-lo, seus irmãos o mandaram de volta para Tarso, o lugar onde nasceu; Após sua conversão, Paulo pregava com ousadia em Jerusalém. Ele incomodava tanto os helenistas, que eles procuravam matá-lo. Quando os irmãos souberam disso, o mandaram de volta para Tarso, sua terra natal (Atos 9.30). Mas alguém estava incomodado por ele estar só; "E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia" (At 11.25). Barnabé conduziu Paulo para Antioquia para pregar e consolidar os outros cristãos.E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. (At 11.26). Barnabé integrou a todos e viveram um momento único de comunhão.
A Igreja (Você) do Senhor precisa atentar para a importância do cuidado com os irmãos. Não podemos nos conformar com as perdas e com as desistências. Precisamos nos levantar como uma geração de Barnabés, que se doam, acreditam na mudança das pessoas e lembram dos irmãos esquecidos.
Existem hoje, muitos "Paulos" esquecidos, que poderiam somar tremendamente no trabalho de evangelização do mundo. Pense no prejuízo que teríamos, se Paulo ficasse esquecido em Tarso. Barnabé, com certeza enfrentou desafios para buscar Paulo, provavelmente ouviu críticas, além do desconforto da viagem. Mas ele não desistiu de Paulo! Não vamos desistir das pessoas. Vamos perseverar no trabalho de discipulado, e com certeza muitos "Paulos" serão levantados por Deus, através da nossa vida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Cristo em Minha Mente, Influencia!
EspiritualNeste mundo existiram pessoas que fizeram história, outras conheciam a história e ainda outras se tornaram história. No entanto, existem milhares de pessoas que não farão história, nem a conhecerão e nem se tornarão história. Pessoas cuja biografia...