Transferência de Amor

153 10 0
                                    

Muitas das vezes o evangelho qual anunciamos é muito falho, ou melhor, antes que me critiquem, o Evangelho, a Bíblia é perfeita, mas nós a interpretamos mal. Um exemplo disso é o ensino bíblico de Jesus para amar os inimigos. Mas vamos falar a verdade, que coisa difícil, não é? Praticamente todas as religiões recomendam amar os inimigos. Em seu ministério, Jesus recomendou vivamente que seus discípulos dedicasse um tratamento especial baseado no amor e perdão a seus inimigos.

"Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Mateus 5:43-45". Consultar também Lc. 6.27,28

O inimigo a ser amado era o soldado romano, que invadindo a casa, literalmente, metendo o pé na porta, estuprou, na frente do pai e marido, a esposa e as filhas e o feriu de morte, sangrando. Esse é o inimigo a ser amado. O inimigo, que é inimigo, mesmo. Aquele que nos persegue, e que não nos ama de maneira nenhuma. Existem pessoas que parece que nasceram para nos atormentar.

Jesus diz para amar o ladrão que roubou a nossa casa, o amigo que nos traiu, dando-nos um prejuízo financeiro absurdo, ou ainda o sócio que fugiu com a grana. Pode ser ainda que amigos se tornassem inimigos com o tempo. Existem parentes que de amigos viraram inimigos - esses são perigosos, eles nos conhecem; existem amigos que viraram inimigos, existem inimigos que nunca foram amigos, existe o cara, ou a mina dissimulada, falsa.

E Jesus diz para amar os inimigos. Observe que não é só para aturar os inimigos, talvez fosse mais fácil; não é só para estar perto do inimigo, sem voar no seu pescoço; mas é para amar o inimigo. Amar o inimigo - que frase fantástica, não é? Fácil, o que você acha? Jesus falando parece bico, não é mesmo?

"Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.

Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Não faz os publicanos também o mesmo? E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? Não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial". Mt. 5. 44-48

Amar aquelas pessoas que nos agradam é prazeroso e emocionante. Existe aquele que se diz seu amigo(a), mas por trás te esfaqueia, e aquela que não tem vergonha de mostrar quem é, por trás ou pela frente vive de ferindo. Independente das personalidades, devemos sim, amar nossos inimigos. É uma missão árdua, porém jesus foi a maior prova de perdão aqui na terra. Mostrar que somos capazes de perdoar quem nos feriu, é influencia cristalina do espírito de Cristo.

PRIMEIRO PASSO PARA AMAR OS INIMIGOS

Qual poderia ser o primeiro passo para amar os inimigos? O primeiro passo é perdoar a pessoa em Deus. A minha primeira companheira ficou grávida de uma menina linda, que amo demais, diga-se, apesar de quase não nos vermos, e Deus tratou comigo durante tempos, até que eu perdoasse o moço que a engravidou. Sinceramente, eu não consegui, diga-se, que fique registrado.

Mas Deus conseguiu em mim, ou através de mim. Numa época que estava jejuando e orando e lendo, e estudando a Bíblia, o Espírito Santo me constrangeu a perdoar o meu inimigo. O seu amor é tão amoroso e a sua presença é tão doce, que o seu amor nos constrange.

Perdoei, está perdoado e desejo o melhor pro moço, seja lá onde quer que ele esteja. A minha ex-companheira, também foi perdoada. Ela já morreu, de tanto fumar. O primeiro passo, então, é o perdão em Deus.

SEGUNDO PASSO PARA AMAR OS SEUS INIMIGOS

É entregar o caso a Deus. Devemos apresentar o caso em oração sincera a Deus. E quando eu digo em oração sincera, eu quero dizer que devemos orar com determinação, sem pressa, a respeito do assunto. Como é isso? Orar toda a oração a respeito de alguém é apresentar a pessoa, sua família, seu emprego, seus gostos, seus pecados, seus dons, seus planos e o que mais soubermos, se soubermos.

Orar por uma pessoa, toda a oração demanda tempo, talvez muito tempo. Mas não é em vão, pois vemos nitidamente a vida das pessoas mudando e sabemos, assim como Deus sabe, que foi a nossa oração que juntou aquele casal, ou que foi a nossa oração que fez com que o desempregado arrumasse trabalho registrado, ou que a mãe estéril teve uma filha. Esses casos são reais, assim como a Bíblia é real.

Alguém esses dias me disse que a Bíblia não é um livro literal, mas um livro de histórias para enlevar a alma. Alguém tentou me convencer que a Bíblia não pode ser real. Ou então que aqueles registros bíblicos são apenas educativos, ainda que de uma forma espiritual. Essa pessoa, de quem gosto muito, é católica praticante e não crê na literalidade da Bíblia.

Devemos então, assim como devemos orar tudo a respeito das pessoas que são alvo de nossas orações, ou como diz alguém, cobrir de oração, uma oração que abranja todas as áreas da pessoa, assim devemos fazer também com o inimigo perdoado - pois estamos no segundo passo, não é mesmo? - devemos cobrir de oração aquele que fez algo contra nós.

A esperança, diferentemente de Jonas que pecou, desejando o mal de seus inimigos, é que o inimigo se converta e possa virar amigo, talvez. Talvez ainda possa virar mais do que amigo, mas talvez um irmão. O que nos leva ao terceiro passo.

TERCEIRO PASSO PARA AMAR OS INIMIGOS

O terceiro passo é compreensão, entendimento, saber, compreender o que ocorre com o ser humano e o que a Bíblia nos fala sobre o ser-humano. Ainda assim, precisamos entender que o inimigo, não é o nosso verdadeiro inimigo, mas que ele, que se levanta contra nós, não é o alvo. O alvo é que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas contra principados e potestades, diz em Efésios.

Esses principados, ou príncipes demoníacos dominando o mundo, ou esses poderes ocultos das trevas, esses sim, são os inimigos, de toda a humanidade. Por isso que orei muito para saber o que fazer sobre aqueles que se levantaram contra mim.

Quando compreendermos que o inimigo não é o ser-humano, o nosso próximo, mas que em primeiro lugar, toda a humanidade está doente, de uma doença mortal, que é o pecado, e se ele, ou ela se levanta contra nós, só conseguiu isso porque Deus permitiu.

Em segundo lugar devemos compreender que algumas pessoas estão possessas de demônios, que entraram dentro delas e as dominam, e que o restante da humanidade está debaixo de opressão maligna. Toda a humanidade.

, é o Demônio atacando por todos os lados. E na verdade, nós somos a única frente de luta real e verdadeira contra as hostes do Inferno, aqui na Terra.

Inspirados pela Trindade, nós guerreamos contra os demônios, quando não aceitamos suas obras, como o desemprego, ou a escassez de alimento, ou a doença, ou a esterilidade da mulher. Quando oramos repreendendo o inimigo, nós o estamos derrotando.

Antes de prosseguir para a finalização e concluirmos o terceiro passo para amar os inimigos, deixe-me aqui registrar um projeto que surgiu nas redes sociais em prol da paz, trata-se de um .

Os envolvidos nesta iniciativa têm usado a hashtag #JewsAndArabsRefuseToBeEnemies ("Judeus e árabes se recusam a ser inimigos", em tradução livre) com fotos e mensagens que simbolizam a igualdade, o amor e o respeito entre ambos os povos. Veja uma das imagens abaixo.

Cristo em Minha Mente, Influencia!Onde histórias criam vida. Descubra agora