2 Método: Organize o seu Enredo

510 27 0
                                    


1 Determine a estrutura do livro.

Sem ela, raramente um livro sai do rascunho. Há basicamente dois tipos de estruturas a seguir. Vale lembrar que, além de uma não excluir a outra, elas podem ser combinadas. As principais são:

Estrutura do texto teatral.

Normalmente ligada a peças e filmes, pode ser facilmente usada em romances também. A teoria desse tipo de narrativa prega que as histórias convencem quando são separadas em partes bem distintas. Normalmente são três partes, mas pode-se também escrever duas ou quatro seções. Na estrutura dividida em três partes, o primeiro ato consiste em apresentar o personagem principal e os coadjuvantes, o ambiente, o problema a ser superado e informações a respeito do que tinha se passado antes da história em questão começar. Esse início responde por 25% da história. O segundo ato descreve como a ação se desenrola, normalmente descrevendo como os personagens mais importantes enfrentam uma grande adversidade. Esse é o filé da história, correspondendo a 50% da trama. O terceiro ato é a conclusão, na qual o herói enfrenta o vilão e a história atinge o seu clímax. Segue-se então uma sequência de cenas finais. Cada um desses três atos pode ser subdividido em três subseções, cada uma com a sua própria história menor.

A Jornada do Herói:

Essa teoria ensina que quase toda história pode resumir-se a uma série de arquétipos. Ela começa com o herói sendo convocado para viver uma aventura, a qual ele inicialmente rejeita. Mas outros personagens entram em cena para ajudá-lo a fazer a transição do mundo no qual ele sempre viveu para o mundo de aventuras (no qual ele sente-se solitário e perdido no começo). Vêm então uma série de contratempos e desafios a serem vencidos, geralmente com o auxílio de mais personagens que ele encontra pelo caminho. No final de todas as provações, o herói passa por uma grande transformação pessoal. Finalmente, ele enfrenta o principal vilão da história e volta para casa, trazendo consigo as recompensas pela vitória.

2 Defina o tipo de conflito que vai dar mais profundidade à história.

Ao trabalhar o conflito, pode-se chegar a mais desdobramentos e reviravoltas. Os principais tipos são:

Homem versus Natureza.

O personagem principal luta contra um fenômeno natural. Por exemplo, ele se perde no meio da vida selvagem e é obrigado a enfrentar um animal perigoso como antagonista. O filme 127 horas é um bom exemplo (homem fica com o braço preso nas pedras e tem que tomar uma decisão radical para sobreviver).

Homem enfrenta o sobrenatural.

Aqui o protagonista luta contra criaturas como fantasmas, demônios. deuses ou outros seres que não pertencem a este mundo. O Iluminado é um filme que ilustra bem esse tipo de conflito.

Homem contra homem.

É o conflito mais básico que existe, no qual o seu protagonista enfrenta outra pessoa. O Mágico de Oz é um exemplo clássico.

Homem contra a sociedade:

Aqui o personagem principal vai contra as regras ou normas da sociedade. O romance Fahrenheit 451 ilustra esse conceito.

Homem enfrenta a si mesmo.

Neste caso, o personagem principal enfrenta os demônios que carrega dentro de si mesmo em um conflito interno intenso. Por exemplo, O Retrato de Dorian Gray.

3 Trabalhe os temas que permeiam o livro.

Mesmo sem querer,você acabará lidando com um tema. E ele é a parte principal da história. Ao escrever sobre ele, você fatalmente vai fazer uma afirmação sobre a sua opinião pessoal sobre o assunto. Pense nos temas presentes no seu livro ou que poderiam ser inclusos nele e o que você tem a dizer a respeito. Isso pode ajudar a desenvolver o enredo, criando situações para mostrar suas idéias e opiniões.

O epicentro do livro Duna (de Frank Herbert) não é o injustiçado tentando vingar a família dele. Na verdade, a história é sobre os perigos do imperialismo. Herbert deixa claro que acredita que as potências ocidentais tornaram-se irremediavelmente atreladas a uma situação à qual não pertencem e a qual nem em sonho pode ser controlada.

4 Administre as reviravoltas.

Elas são os eventos importantes que mudam o curso de ação do protagonista. Você precisa distribui-las ao longo da história para manter o interesse do leitor. Geralmente há uma reviravolta que faz o personagem principal embarcar na aventura, outra na qual todos os planos do herói para vencer os obstáculos vão por água abaixo e finalmente um clímax que desencadeia a batalha final.

5 Faça o rascunho geral.

Uma vez que você sabe a onde quer chegar e como chegar lá, coloque tudo no papel ou editor de texto. Esse rascunho será o seu guia indispensável para o seu processo criativo. Escreva a parte mais importante de cada cena, o propósito de cada cena, quais personagens estão em cena, onde ela se passa, o que eles estão pensando e sentindo, etc. Feito o esboço, é só acrescentar cada mínimo detalhe sobre a sequência de eventos para cada cena. Essa é a melhor forma de evitar o branco criativo que os escritores costumam enfrentar, pois assim você consegue escrever pelo menos a essência de cada cena, mesmo que ache que ela ainda não esteja perfeita.

Como Começar a Escrever um LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora