4 Método: Desenvolvimento de Personagens

252 22 4
                                    


1 Defina quantos personagens aparecerão no seu livro.

Quanto menos personagens, mais minimalista e solitária será a sensação para quem lê. Quanto mais personagens, mais rico e elaborado será o mundo peculiar que você está criando (lembre-se de Tolkien da trilogia Senhor dos Anéis). É importante determinar o número de personagens já no planejamento do livro, pois eles vão interagir entre si para criar verossimilidade na história.

2 Deixe seus personagens verossímeis.

Ninguém é 100% bom ou ótimo em tudo que faz, sem defeito algum. Dar aos personagens defeitos e dificuldades fará com que eles sejam mais próximos da realidade e vai ajudar os leitores a se identificarem com eles.
Os defeitos dos personagens darão a você a oportunidade de melhorá-los conforme a história vai progredindo. Talvez essa seja a regra de ouro para uma boa história: seu personagem enfrentando desafios para tornar-se um ser humano melhor no final. É isso que o leitor quer ver, pois ele quer acreditar que, apesar de todas as dificuldades (ou justamente por causa delas), ele também vai acabar se tornando uma pessoa melhor.

3 Aprofunde os personagens.

Assim que você conseguir criar um personagem verossímil, conheça a fundo todas as facetas dele. Imagine em como ele reagiria a diferentes situações (mesmo que elas nunca apareçam no livro).
Pense no que é preciso acontecer para que ele sinta os mais variados níveis de sentimentos (ódio, raiva, frustração, satisfação, compaixão, etc). Quais são os sonhos e esperanças dele? O que o faz chorar? Quem é mais importante para ele, e por quê?
Sabendo tudo isso sobre seus personagens, você vai conseguir entender melhor como eles iriam agir nas situações que você cria para eles. O personagem fica mais consistente e próximo da realidade.

4 Avalie seus personagens.

Uma vez que você está no meio do processo de desenvolvimento deles, pare para avaliar se eles são realmente importantes para a trama. Caso não sejam, é melhor cortá-los. Personagens irrelevantes em abundância podem estragar um livro com potencial para ser excelente.

Como Começar a Escrever um LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora