5 Método: Construa o Ambiente

187 16 0
                                    


1 Visualize o ambiente.

Imagine onde se passa a história do livro. Imagine a arquitetura, o modo como as cidades foram projetadas, como são a fauna e a flora, etc. Agora passe toda essa imagem vívida para o papel ou computador. Dessa forma suas descrições serão mais consistentes e detalhadas, permitindo a criação de ambientes mais realistas e que conseguem levar o leitor à uma imersão na história.

Por exemplo, suponha que o céu no seu livro é verde. Tudo o que você precisa fazer para convencer o público é acreditar que o mundo criado por você está realmente ali.
Descreva como o pôr-do-sol foi deixando no céu uma cor verde-pálida como a parte de trás de uma folha até ficar com uma tonalidade verde iridescente, cheia de reflexos como uma bolha de sabão. Faça com que o leitor consiga visualizar as imagens do livro como se ele mesmo estivesse vendo tudo de perto.

2 Lembre-se da logística.

Digamos que você tenha decidido escrever sobre um grupo de heróis atravessando a pé a montanha para chegar em uma cidade lendária do outro lado. É uma boa premissa, mas há de se levar em conta que a travessia de uma montanha leva muitos meses, ou seja, é preciso ser razoável. Por exemplo, imagine se a jornada deles terminasse em dois dias. O leitor ficaria no mínimo frustrado por achar um furo tão grande no enredo.

3 Use os cinco sentidos a seu favor.

Você precisa estimular os sentidos do seu público se quiser que eles se envolvam totalmente com a história.
Não basta dizer que seus personagens comeram carne assada. Diga como a carne estava suculenta a ponto do caldo dela encher a boca de um aroma de churrasco a cada mordida.
Outro exemplo: ao invés de simplesmente dizer que o sino estava tocando bem em cima da sua cabeça, descreva como o som do sino estava tão alto que parecia martelar cada pensamento existente na sua mente, até que você não conseguia pensar em absolutamente mais nada exceto o tocar do sino.

Como Começar a Escrever um LivroOnde histórias criam vida. Descubra agora