Quando Deus viu que não era bom o homem ficar sozinho, ele mesmo pensou na solução para a questão: Ele supriria a necessidade de Adão
E disse O Senhor Deus. "...far-lhe-ei uma ajudadora idônea Para ele" (Gênesis 2:18)
Foi com esse texto que eu comecei a entender o Plano original de Deus estabelecido como o padrão para o Relacionamento entre homem e mulher. Passei a nortear minhas escolhas a partir dele. Abracei como princípio para minha vida e fundamentei as minhas escolhas na área sentimental, seguindo esse texto como um bom exemplo.
Vamos pensar um pouco nesse texto como um bom exemplo.
Vamos pensar um pouco nesse texto bíblico e em como poderia ter sido a solução dada ao homem.
Vendo Deus, a solidão de Adão, teve uma Grande ideia. Olhou para aquele jardim enorme, lindo e rico, cheio de atrativos sem fim. Então, criou várias mulheres: Eva, Paula, Mariana, Priscila, Sheila e mais uma dezena de opções. Ou seja, enriqueceu o jardim com a presença das mais variadas donzelas.
Fico imaginando aquele fim de tarde... Deus vai até Adão, para mais um encontro, como Ele costumava fazer todas as tardes, mas, dessa vez, Ele apresentou algo novo e que mudaria a vida de Adão para sempre.
Então Deus descortina
- Você precisa se casar. Estou vendo que está triste e sozinho. Enchi o jardim de lindas e charmosas moças. Vá conhecê-las. Experimente! Conheça uma, saia com outra. Namore quantas achar que precisa antes de se casar. Namorar várias meninas é importante para conhecê-las melhor. Com um porém: você só pode namorar. Deve guardar-se sexualmente para o casamento. Não vá merendar antes do recreio, ouviu?
Você deve estar indagando-se: "É óbvio que não é isto que está escrito". Por que então, na prática, é assim que muitos solteiros fazem? Vivem tendo varios relacionamentos?
Muitas pessoas acham absurdo quando ensino que Deus nos fez para vivermos um relacionamento e não vários.
Antes que você pense: "mas eu já tive outros relacionamentos. E Agora? Como fico?". Ou, também: "Eu queria que os relacionamentos anteriores perdurassem, mas, infelizmente, não deram certo". Calma. Nós vamos tratar disso mais á frente.
Ao compartilhar com você sobre um amor para a vida inteira, não quero trazer uma nova doutrina ou um novo ensinamento. Mas mostrar a importância de desenvolver relacionamento com propósito e debaixo da direção de Deus. Eu reafirmo: Deus tem um plano para todas as áreas de nossas vidas, inclusive para nossa vida sentimental.
Quando era mais novo, carregava sempre uma dúvida: "por que Deus fez uma companheira para Adão e não várias? ". Era um adolescente como qualquer outro, porém, eu havia tido uma experiência pessoal com Jesus. Entregara a minha vida a ele e buscava ardentemente viver uma vida que o agradasse, procurando andar em santidade e pureza.
Mas, assim como os jovens da minha época, eu queria viver uma história de amor. Desejava conhecer uma moça e experimentar um relacionamento. Mas quando olhava para as história das pessoas ao meu redor, quase sempre elas eram tristes. Passei a desejar viver uma experiência diferente da maioria das pessoas. Não queria sofrer como a maioria sofria com seus relacionamentos. Passei a considerar uma regrinha básica: " uma coisa é você encontrar um amor. Outra coisa é perder um amor".
Eu queria viver as minhas experiências, assim como todos viviam. Ficava tentando imaginar como devia ser bom amar alguém. Melhor ainda ser amado por alguém. Mas comecei a notar que nem sempre era assim. Conhecia algumas pessoas que gostavam de alguém, mas nao eram correspondidas. Como deve ser ruim. Deve ser horrível gostar de alguém que não gosta de você. Ouvindo historias assim, eu logo concluí: " não quero isso para mim! Não quero sentir algo por alguém que nunca vai sentir o mesmo por mim". Mas há algo muito pior do que isso. Acredite!
Se você já gostou de alguém ou gosta de alguém que não sente o mesmo por você, se você viveu ou está vivendo um "amor não correspondido", sabia que existe algo pior do que isso. Mas, o que seria? Amar alguém, viver com essa pessoa e, em algum momento, ela simplesmente resolve sair da sua vida, termina o relacionamento com você. Não há algo mais doloroso do que perder quem amamos.
Eu desejava ter um amor, mas eu não queria perder esse amor. Eu não queria experimentar como era a dor dessa perda. Eu descobri que era necessário menos do que a morte para se matar alguém.
Quantas pessoas morrem, mas continuam vivas. Podemos comparar a isto o término de um relacionamento.
Por que dói tanto quando perdemos alguém que amamos? Por que é tão forte?
Como explicar que algumas pessoas levam anos para esquecer alguém?
Como explicar o estrago de um relacionamento interrompido?
Conheço casos de pessoas que Nunca se relacionaram com alguém, mas amaram com tanta força que, mesmo sem terem tido qualquer tipo de contato fisico, esse amor se tornou inesquecível.
Qual a explicação para as pessoas que mesmo sofrendo nas mãos de quem amam, não conseguem se afastar? Além dos casos de pessoas que eu conheço que estão se relacionando com alguém hoje, mas ainda guardam lembranças de um amor passado.
Há algum tempo fui procurado por uma pastora, casada há 10 anos, feliz ao lado do marido e mãe de uma filha linda. Ao final do seminário ela me procurou e me explicou seu complexo caso. Quando ainda criança, ela conheceu um menino na escola e ambos fizeram juras de amor eterno. Sentiam algo muito forte um pelo outro, mais forte até do que eles poderiam imaginar. Planejavam namorar e até se casar quando chegassem na juventude.
Qualquer pessoa que ouvisse uma historia assim pensaria: "isso é coisa da infância. Logo passa". Eu, confesso que pensaria assim. Conheço inúmeras histórias como essa.
Por alguma razão que não me recordo, eles se separaram e nunca mais se viram. O tempo passou e cada um seguiu sua vida. Ela cresceu, conheceu um lindo rapaz e eles se casaram. Tiveram uma filha e estão no ministério. Agora, ao acaso, ela se reencontrou com seu amor de infância. Diante de mim, em lágrimas e constrangida, confidenciou: "Quando nos reencontramos, eu senti por ele tudo de novo".
Ele também está casado, mas sentira o mesmo por ela no reencontro. Como um vulcão adormecido, um turbilhão de sentimentos, lembranças e desejos afloraram, trazendo tudo á tona. Ela me disse: " eu amo meu marido. Não tenho dúvidas de que fiz a escolha certa. Estamos casados, temos uma linda filha, não estamos vivendo nenhuma crise conjugal, sou satisfeita com meu casamento.
Como explicar isso?".No próximo capítulo quero compartilhar um princípio que as escrituras sagradas nos ensinam sobre o amor. Todas as pessoas deveriam saber, mas não o conhecem, até que se tornam um alvo dele.
Foi lendo sobre esse princípio que passei a entender um pouco mais sobre importância de viver um amor para a vida inteira.
VOCÊ ESTÁ LENDO
EU ESCOLHI ESPERAR ✋
RomanceSerá que Deus se intromete em nossa vida sentimental? Até quando eu devo Esperar? O que eu Ganho esperando em Deus? O que acontece se eu não esperar? Eu não esperei e agora? Até o Final deste livro você será surpreendido e descobrirá a importância...