TOROSSAURUS

40 3 0
                                    

O torosauro (torosaurus latus , do latin"lagarto perfurado") foi uma espècie de dinossauro herbivoro e guadrúpede gue viveu durante o periodo cretácio. Media en torno de 7 metros de comprimento dos guase 3 eran só da cabeça ,e 2,5 metros de altura e pesava de 4 a 8 toneladas .
    O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra. Predadores poren eram tambem utilizadas en batalhas entre machos na disputa de fêmeas , escudo o gual acredita -se gue fosse ornamentado e colorido gue serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possiveis adversários .

O gue comfunde muitos os paleontólogos é gue o triceratops é ou não um torosauro adolescente , pois apresentavam uma cabeça com a mesma forma . E seu corpo eran semelhantes .
   O torosauro viveu na américa do norte e foi descoberto em 1891 por john bell hatcher sendo batizado pelo seu patrão , Othniel charles marsh.
    Os músculos do pescoço do torosauro eram extremamente forte para aguentar o peso da enorme cabeça e juntamente con eles os das patas dianteiras. Os torosaurus vivian em enormes manadas , para se defenderem dos grandes predadores de sua época , como por exemplo o tyrannosauro rex , a manada se uniria e formaria uma parede de escudos e chifres com os mais fracos ( filhotes , velhos e doentes ) no interior dela.
  Estes animal era um dos maiores dinosauros com chifres gue já viveram , e também teve o segundo maior crânio de gualguer animal terrestre . O recorde atual para o mair crânio pertence ao pentaceratops
  O folho do pescoço do torossauro não era feita de osso sólido . Mas em ves disso , como muitos dinosauros com chifres , tinha grandes buracos.
  Estes buracos provavelmente estavam cheios de musculos , isso teria feito o seu folho ser mais leve , mas tamben menos útil como uma proteçao contra os inimigos .

DADOS
Nome: torossauro
Nome cientifico: torosaurus latus
Época: cretáceo
Local onde viveu: america do norte
Peso: cerca de 4 a 8 toneladas
Tamanha: 7 metros de comprimento e 2,5 de altura
Alimentação: herbivora

CLASSIFICAÇÃO CIENTIFICA
Reino: animalia
Filo: chordata
Classe: reptilia
Superorden: dinosauria
Orden: ornithischia
Suborden: marginocephalia
Infraordem: ceratopsia
Familia: ceratopsidae
Genero: torosauro
Espécie: torosaurus latus
Descoberto por: marsh , 1891

PANGÉIA DINOSSAURUS DO CRETÁCIO Onde histórias criam vida. Descubra agora