ALTIRHINUS

11 1 0
                                    

Altirhinus cujo nome significa "focinho alto") é um gênero de dinossauro Iguanodontia e ornitópode do Período Cretáceo Inferior da Mongólia.O Altirhinus era herbívoro e bípede ao caminhar ou correr, mas provavelmente tornou-se quadrúpede quando a alimentação vinha do solo. Segundo a descrição original, todo o corpo provavelmente se estendia de 8m dofocinho à ponta dacauda. Em 2010 Gregory S. Paulestimou o comprimento de 6,5 metros  , e o peso de 1,1 toneladas.O único crânio tinha cerca de 760mm de comprimento, com uma boca larga e um arco de altura distinta em cima do focinho, a partir do qual este dinossauro deriva seu nome. Todos os espécimes conhecidos de Altirhinus foram recuperados em 1981 durante as expedições de colaboração organizadas pela União Soviética e os cientistas mongóis, a partir da Formação Khukhtekna Província Dornogovina Mongólia. O Khukhtek foi formado do aptiano para o Albiano (estágios do início) do período Cretáceo, que durou entre 125 e 100 milhões de anos atrás). O Psittacosaurus e o primitivo ankylosaurídeo Shamosaurus também foram encontrados nestas rochas.Vários fósseis de espécimes de diferentes idades e tamanhos são conhecidos. Oholótipo,PIN 3386/8, é um crânio bem preservado no lado esquerdo, bem como algum material constituído por peças das mãos e pés, ombro e pélvis. Um crânio mais fragmentado também foi recuperado, junto com algumas costelas, fragmentos de vértebras e uma pata dianteira completa. Um terceiro espécime preserva muitos ossos dos membros e uma série de 34 vértebras da cauda. Ainda dois menores esqueletos fragmentados,presumivelmente de indivíduos jovens, foram descobertos nas proximidades.Os restos deste animal, originalmente se referiam à espécie Iguanodon orientalis, que foi descrita pela primeira vez em 1952. No entanto, foi demonstrado não ser um orientalis por diagnósticos dos fragmentos, e virtualmente indistinguível do europeuI. bernissartensis(Norman,1996). Como não existem características de orientalis compartilhadas exclusivamente com os exemplares de 1981, que são claramente distinguíveis do Iguanodon, um novo nome para os espécime foi necessário. O paleontólogo britânico David B. Normano renomeou como Altirhinus kurzanovi em 1998.

DADOS
Nome:altirhinus
Nome cientifico:altirhinus kurzanovi
Época:cretácio
Peso:1,1 toneladas
Tamanho: 8 metros de comprimento
Alimentação:herbivora

CLACIFICAÇÃO CIENTIFICA
Reino:Animalia                         Filo:Chordata                         Classe:Sauropsida         Superordem:Dinosauria Ordem:Ornithischia        SubordemOrnithopoda InfraordemIguanodontia Superfamília:Hadrosauroidea Género:Altirhinus                 Espécie:A. kurzanovi

PANGÉIA DINOSSAURUS DO CRETÁCIO Onde histórias criam vida. Descubra agora