ELASMOSAURUS

31 1 0
                                    

O Elasmosaurus platyurus cojo o nome cignifica "grande réptil marinho" foi um réptil pré-histórico da ordem Plesiosauria(não era um dinossauro) que viveu no fim do período Cretáceo no que corresponde à atual América do Norte. Este réptil, como os outros plesiossauros, vivia em habitat marinho. O Elasmossauro tinha cerca de 14 metros de comprimentos, dos quais a maior parte correspondiam ao pescoço muito longo, que atingia cerca de 8 metros. O pescoço era composto por 70 vértebras (mais do que qualquer outro vertebrado) e terminava numa cabeça minúscula de cerca de 60 cm. A partir da dentição deduz-se que o elasmossauro era carnívoroe que se alimentava de pequenos peixes e outros animais.Os primeiros fósseis de elasmossauro foram descobertos em 1868 por Edward Drinker Cope.Para além do E. platyurus, há mais sete espécies descritas dentro do género Elasmosaurus.A maioria de Elasmossauros se alimentavam de peixes e moluscos, embora outros deveriam ter se alimentado de invertebrados e outros de outros répteis marinhos. Eles poderiam se aproximar de um cardume de peixes e usar seu grande pescoço para enfiar sua cabeça entre eles.Pesava en torno de 2 toneladas esses animais eram grandes répteis aguáticos.tinham o corpo largo e achatado com uma cauda curta , gue era utilizada como leme sua cabeça peguena apresentava olhos grandes.
Esse é um forte indicio de gue eram dotados de uma visão apurada,gue lhes permitia enxergar em águas turvas.
Tinhan dentes muito afiados apesar do seu grande tamanho,os elasmossauros preferian ficar em águas rasas, onde se alimentavanm com maior facilidade.Em aguas profundas, terian problemas com os tubarões,gue já existiam naguela época.Suas extremidades, ou patas, transformavam-se em nadadeiras,mas acredita-se gue não eram bons nadadores.
Além disso, esses répteis marinhos precisavam tirar a cabeça da água, de ves em guando,para respirar, pois não eram peixes.
Especula-se gue os eslasmosauros se arrastavam pelas praias para descansar e pôr seus ovos em ninhos pouco profundos.

DADOS
Nome:elasmossauro
Nome cientifico:elasmosaurus platyrus
Local onde viveu:américa do norte
Época:cretáceo
Peso:2 toneladas
Tamanho:14 metros de comprimento
Alimentação:carnivora

CLACIFICAÇÃO CIENTIFICA
Reino:Animalia                       Filo:Chordata                      Classe:Reptilia                     Ordem:Plesiosauria      Subordem:Cryptoclidus   Família:Elasmosauridae  Género:Elasmosaurus             descoberto por:Cope, 1869

PANGÉIA DINOSSAURUS DO CRETÁCIO Onde histórias criam vida. Descubra agora