CHASMOSAURUS

8 1 0
                                    

O Chasmosaurus, do grego "lagarto com fenda" foi uma género de dinossauro ceratopsídeo de tamanho médio que viveu durante o Cretáceo superior, na América do Norte. Media de 5 a 6 metros de comprimento e pesava em torno de 3,6 toneladas. Como todo ceratopsiano, era herbívoro. Os ceratopsianos são divididos em duas subfamílias pelos taxonomistas: uma com colares curtos (centrossauríneos), como o centrossauro e outra com colares longos (chasmossauríneos), como o chasmossauro. Esses colares eram constituídos basicamente de uma grande estrutura óssea recoberta por pele, e sua finalidade ainda é assunto de discussões, visto que provavelmente não tinha função de defesa. Hipotetiza-se que servisse como um atrativo na época do acasalamento, ou simplesmente para fazer o animal parecer maior, ao assumir uma posição de defesa, frente a um prededor. Especula-se também que servisse como um mecanismo termo regulador.Igual a muitos ceratopsianos, o chasmossauro dispunha de três chifres na cabeça, um acima do nariz e um par sobre as órbitas oculares. Alguns achados sugerem que os machos tinham chifres mais longos que as fêmeas, possivelmente para combates no período de acasalamento.
Em 1913, Charles Sternberg e seus filhos encontrados vários crânios inteiros do que hoje é conhecido como Chasmosaurus, em Alberta, Canadá.Estes foram, por último descrito em 1914 por Lawrence M. Lambe do Geological Survey como chasmosaurus  canadense.
Viviam em grupos grandes na América do Norte durante o período Cretáceo governados por machos dominantes onde todos se ajudavam em caso de ataque, se alimentavam pastando em campos e florestas.O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas.Também tem outras espécies conhecidas como:Chasmossauro canadensis, Chasmossauro mariscalensis e Chasmossauro russelli.       

DADOS
Nome:Chasmossauro            Nome Científico:Chasmosaurus belli                                          Época:Cretáceo                       Local onde viveu:América do Norte                                        Peso:Cerca de 3,6 toneladas     
Tamanho:6 metros de comprimento
Alimentação:herbivora

CLASIFICAÇÃO CIENTIFICA
Reino:Animalia                       Filo:Chordata                        Classe:Reptilia         Superordem:Dinosauria Subfamília:Ceratopsinae Género:Chasmosaurus
Descoberto por:lambe,1914

PANGÉIA DINOSSAURUS DO CRETÁCIO Onde histórias criam vida. Descubra agora