"Abandonamos o papel de vítima no momento em que voltamos a ser nós mesmos. Alegramo-nos com a singularidade de nossas características diferenciadas, mas também apreciamos as qualidades que compartilhamos com o resto da humanidade. Nossa vida não é regida exclusivamente pelo que os outros esperam de nós, mas por aquilo que nós consideramos importante." – KHALEGHL QUINN
A DEFESA ANTICHOQUE
Existe alguma possibilidade de que a arrogância e a grosseria dos outros não nos afetem? Podemos impedir que as pessoas nos contaminem com seu mau humor? Quase todas as pessoas são contaminadas pela irritação alheia. Aquelas que são mais propensas a se deixar influenciar pelo estado de espírito dos demais podem facilmente se envolver numa briga.
Muitos profissionais do setor de serviços e vendas sabem que precisam tratar os clientes com amabilidade e paciência. No entanto, a força do contágio é muito mais poderosa. Um vendedor que atende um cliente grosseiro é afetado por seu mau humor e isso o leva a descontar no cliente que chegar depois. Este também se contagiará, sairá da loja aborrecido e acabará agredindo outra pessoa. A falta de respeito se espalha como uma epidemia. Essa situação se repete com tanta frequência que já a consideramos comum. Qualquer um é capaz de transmitir seu estado de espírito, o que frequentemente nos torna alvo de agressões. Precisamos de defesas que nos protejam da influência do estado de espírito dos outros. Para isso é importante se distanciar, procurar estar acima das circunstâncias.
COMO SE DEFENDER DAS PESSOAS MAL-EDUCADAS
A autodefesa começa sempre com uma declaração de independência: não vou permitir que meu estado de ânimo dependa dos outros. Sempre que nosso humor e nossos sentimentos são afetados pela maneira como as pessoas nos tratam, ficamos presos como peixes em um anzol. No momento em que puxam a linha, começamos a nos agitar. Se não conseguirmos manter a calma e a cabeça fria, não seremos capazes de nos defender de forma eficaz. Devemos usar nossa força interior para resistir à influência dos demais. Precisamos criar um escudo interno, uma proteção antichoque, para que não levemos a sério a atitude dos outros.
Para construir um escudo protetor:
1. Lembre-se de uma situação em que você manteve a calma, apesar de as circunstâncias serem violentas ou irritantes. Mergulhe mentalmente nessa situação. Imagine que as ofensas batem em você e rebatem, como uma bola de pingue-pongue.
2. Acredite que estará protegido atrás de seu escudo invisível.
3. Imagine que, através desse escudo, você possa ver e ouvir, sem ser atingido pelos ataques alheios.
4. Escolha uma espécie de mantra, uma frase que sirva de "música de fundo" para seu escudo protetor. Repita mentalmente algo como "Isso não é comigo" ou "Isso não me diz respeito".
Construa mentalmente seu escudo protetor invisível. Através dele você conseguirá ver e ouvir perfeitamente tudo o que acontece ao seu redor, enquanto se mantém protegido. O mau humor e o estado de espírito negativo dos outros deixarão de afetá-lo. Você ficará tranquilo e seguro em seu próprio território emocional e mental. Nessa posição, será capaz de reagir de forma amável, objetiva e calma. Mesmo que uma tempestade se forme lá fora, ela não o afetará. O escudo protetor pode ajudá-lo a enfrentar conversas difíceis e a falar com pessoas mal-intencionadas de forma serena e concentrada.
SEM PERDER O FIO DA MEADA
Para Ricardo, a descoberta do escudo protetor foi um verdadeiro alívio. Gerente de uma empresa de construção, ele tinha de lidar diariamente com fornecedores e fiscais da prefeitura. Sabia negociar com habilidade, mas perdia o fio da meada sempre que seu interlocutor levantava a sobrancelha em um gesto crítico ou balançava a cabeça negativamente. Quando isso acontecia, ele ficava perturbado. Algumas pessoas reagiam de forma antipática, tratando-o com frieza, cruzando os braços e mostrando-se fechadas. Isso deixava Ricardo inseguro. Então ele começava a atropelar as palavras, se enrolava para explicar as coisas, se equivocava e, no final, se irritava por ter perdido o controle. Ele não conhecia os recursos para se defender da negatividade dos outros. Como travava diante de qualquer gesto que demonstrasse descortesia ou desinteresse, era uma pessoa facilmente manipulável.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Se Defender de Ataques Verbais
HumorManeiras inteligentes de se proteger de palavras agressivas.