Uma via de "mão tripla"

9 1 0
                                    

Na sociedade brasileira, a maioria dos jovens acredita que não precisa se esforçar para garantir um bom futuro, com um bom emprego em alguns anos, já que os alunos devem ter responsabilidade e ciência dos objetivos a se alcançar, seus sonhos... Ainda que algumas escolas sejam estruturadas, muitos alunos não se importam com sua educação. Dessa forma, é responsabilidade dos pais guiá-los pelo caminho certo.

A principal atitude que acarreta um bom desenvolvimento escolar é o empenho individual do aluno, que gera o sucesso e um futuro bem sucedido. A força-tarefa entre responsáveis e escola, somada à contribuição e conscientização dos alunos, gera neles uma maior maturidade e responsabilidade para lidar com os desafios e propostas da vida.

Por mais que a escola proporcione o suporte necessário para o aluno, com a finalidade de auxiliá-lo, caso ele não esteja interessado em adquirir qualificação educacional, em vão será o esforço da instituição. É imprescindível o interesse pelo estudo para que haja um bom rendimento escolar do aluno, assim como é de suma importância a qualidade do ensino, somada ao apoio e compreensão, muitas vezes, dos familiares. Assim, a coordenação pedagógica deve desempenhar um papel de conector entre os responsáveis e a escola.

Por conseguinte, o sistema deeducação deveria exercer melhor seu trabalho com a população estudantil, dandoum maior suporte aos alunos no que fosse necessário, a fim de estimular nelescertas competências fundamentais para um bom desenvolvimento escolar. Esse bom desenvolvimentotambém parte muito do aluno, porém, quando não há ajuda, é mais difícil. Com oapoio familiar e escolar, tudo se torna possível no aprendizado. Os familiarestêm um importante papel nessa ajuda, mas o aluno deve ter consciência paraexercer seu papel como cidadão, exercendo seus direitos, mas também cumprindocom seus deveres. 

1 ano EM   

Texto Coletivo - 2016Onde histórias criam vida. Descubra agora