Desde pequeno eu sempre tive muitas idéias. Para algumas pessoas, eu era um garoto inspirado, cheio de idéias. Para outros, eu sofria de um excesso de imaginação e era do tipo "Ai! Cuidado que aquele menino é hiperativo".
Eu com certeza me diverti muito quando criança porque com a imaginação tudo se transformava em algo fantástico e estranho mas, acho que dei muito trabalho para meus pais também. Hehe!
Hoje em dia, quando penso nas inúmeras aventuras que vivenciei através dos livros e brincadeiras de infância, eu concordo que a melhor expressão que poderia me definir é aquela usada por Ziraldo no seu livro sobre o Menino Maluquinho. Eu sempre tive muitos "macaquinhos no sótão". A expressão significa estar em constante ebulição, em permanente processo de criação.
Ou seja, dentro da minha cabeça, eu sempre tive muitas idéias e personagens que faziam o que queriam, do jeito que queriam, sem que eu tivesse muito controle sobre eles.
Atualmente, trabalhando com a área de criação e dedicando bastante tempo para desenvolver meus textos, muitas vezes eu paro e fico relembrando todas essas idéias e pensando sobre a inspiração e principalmente, porque nem sempre uma boa ideia significa desenvolver uma boa história?
Esse texto é apenas uma parte dessa reflexão e surgiu depois de uma conversa que tive com alguns escritores que estão participando do NaNoWriMo 2015 onde apresento quatro pontos que envolvem o dinâmico processo da inspiração.
1. Pra começar. O que é inspiração?Inspiração é uma palavra misteriosa e muito complexa que permeia diversos campos do conhecimento e que pode ser interpretada de diferentes maneiras.
A inspiração não é apenas uma lâmpada que se acende, é um sistema elétrico que pode ser aberto e fechado.
No conceito biológico, inspiração é o processo de sugar o ar para dentro do organismo, para depois liberá-lo, realizando assim um ciclo respiratório.
No conceito teológico, a inspiração acontece em obras e feitos de seres humanos que estão intimamente ligados a Deus, de tal forma que suas palavras expressem, de alguma maneira, uma revelação divina.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Reflexões de um escritor.
SachbücherMuitos escritores dizem que para escrever bem, é preciso escrever todos os dias. No entanto, mesmo durante a criação dos seus textos, ainda é necessário muita pesquisa e reflexão. Este novo livro reúne os textos e materiais que venho desenvolvendo...