Participe do NaNoWriMo!

54 10 1
                                    

Nano o que? Pois bem, deixe-me explicar. 

O NaNoWriMo ou National Novel Writing Month é uma abordagem divertida, do tipo faça-você-mesmo de escrita criativa organizado pelo sindicato de escritores dos Estados Unidos. 

Basicamente no 01 de novembro, os participantes devem começar a trabalhar em direção ao objetivo de escrever um romance de 50.000 palavras até o dia 30 de novembro. E para mim é um projeto extremamente pessoal que abastece o autor com o entusiasmo, a determinação e principalmente um prazo de entrega.

Importante! Para participar você não precisa pagar nada, só precisa se inscrever no site http://nanowrimo.org/, organizar suas idéias e botar a mão na massa no dia combinado! Inclusive você pode participar da comunidade brasileira no Facebook chamada NaNoBrasil: https://www.facebook.com/nanobrasiloficia


Como participar disso? Precisa se cadastrar?

Bem, para participar basta apenas escrever e o site tem várias ferramentas para te ajudar a ter controle de quantas palavras você escreveu por dia e quanto falta para atingir a meta. Além disso, se você atingir a meta e enviar o arquivo, ganha um badge de participante que terminou o desafio!

Como o cadastro é eterno, você sempre terá o badge lá para provar para si mesmo que conseguiu.

Detalhe importante. Você tem que escrever em inglês para participar? 

Não! Eles não conferem o idioma e sim o número de palavras. Eu vi que tem várias pessoas do Brasil participando em português sem problemas.

É uma competição? Eu ganho algum prêmio no final se conseguir terminar?

Não é uma competição. É uma forma de ganhar disciplina e controle de sua escrita. Ou seja, é a mais valiosa dica já criada para um escritor. Mesmo que você não escreva bem, você tem de continuar escrevendo!

Enfim, o NaNoWriMo é um treino, uma forma de você explorar história, enredo e personagens. Se você é um iniciante, ele é bom para entender o próprio funcionamento na escrita.

Mas você tem de aguentar a pressão do NaNo, e assim descobrir um jeito de fazer as coisas andarem certo.

Mas você tem de aguentar a pressão do NaNo, e assim descobrir um jeito de fazer as coisas andarem certo

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Por fim. Respire fundo, inscreva-se e siga as 10 dicas abaixo para finalizar o processo:

Você não precisa ter uma ideia pronta. Você pode ter apenas a vontade de escrever sobre um tema e aproveitar o momento para colocar todas as idéias no papel. Aproveite a chance e escreva sobre temas inesperados. Quem sabe possa nascer daí uma ótima história ou quem sabe, um grande romance!

Escrever 50.000 palavras não significa publicar um livro. Pode parecer óbvio mas você não deve entrar com esse espírito no Nanowrimo. Escrever 50.000 palavras em 30 dias significa uma produção superior a 1660 palavras por dia. Ou seja, o foco aqui é colocar as idéias no papel. Não chegou a hora de criar, editar, corrigir e publicar um livro. Deixe as boas idéias crescerem livres antes de tudo!

Se possível, não mostre pra ninguém. Quando você está deixando as idéias fluírem e as palavras saltarem pro papel ou para o computador, lembre-se que você está se preocupando menos com a correção e mais com a criação. Ou seja, erros são permitidos, bem como frases soltas sem sentido, heróis estranhos e vilões caricatos. Sendo assim, evite mostrar o que está sendo criado pois muitos não vão entender o sentido ou o contexto. E você poderá receber críticas e sugestões num momento cedo demais. Essa preocupação, você deverá ter depois.

No final, você pode não conseguir fechar toda a história. Nem tudo o que você escreve é diamante puro. Às vezes pode ser apenas um pedaço de vidro ou só mais um apanhado de palavras com um valor insignificante. Mesmo assim você deve pensar que às vezes escrever 49.000 palavras pode dar origem a um conto maravilhoso com apenas 10.000 palavras. Ou ser apenas uma ótima oportunidade para reflexão de idéias e um grande aprendizado para um projeto futuro.

Inspiração e transpiração são coisas que andam juntas. Nenhuma inspiração sobrevive a um final de semana estressante ou a um problema familiar. Ou seja, você pode compensar a falta de inspiração com uma boa dose de transpiração. Por exemplo, você criou um conceito de um Robô alien do espaço dimensional, mas não tem ideia sobre como usar ele na sua história. Ok. Pare um pouco, e transpire lendo outras referências sobre histórias de robôs, aliens ou espaço dimensional. Ou busque inspirações em histórias sobre formigas, construção de relógios ou mesmo viagens submarinas. E a partir dessas leituras, volte a colocar as idéias no papel.

Crie uma meta diária. Estabeleça pra você uma meta diária. Algo muito parecido com uma sequencia de exercícios. E dependendo dos dias, use outras coisas pra incentivar sua produção. Por exemplo, pra mim, produzir durante a semana sempre é mais difícil por causa do trabalho, sendo assim minha meta é menor, no entanto, se for o final de semana, minha meta é redobrada e eu uso o tempo mais livre muitas vezes para compensar os dias de baixa produtividade.

Faça cópias de tudo o que escreve, ou tome cuidado! Não existe frustração maior do que perder todo um dia de trabalho por causa de um problema no computador, ou porque o cachorro comeu o caderno. Se for possível salvar uma cópia do arquivo em outro lugar, faça isso. Agora se você for old school como eu, e gosta de escrever direto no caderno, cuidado!

Música é uma ótima inspiração. Mas, sinto dizer que os Jogos de computador, televisão e internet são seus piores inimigos. Quer escrever alguma cena de ação, coloque uma música épica de um grande filme. Está interessado em estabelecer uma cena de romance, use e abuse de boas músicas adocicadas. Agora, se você parar para assistir TV, jogar Games ou surfar na internet antes de cumprir a meta, você provavelmente vai se esquecer dela.

Encontre pessoas com gostos parecidos. Você está preso em um processo de criação solitário. Mas isso não significa que você precisa ficar sozinho. Aproveite o site do Nanowrimo e conheça outros escritores, divida experiências e veja outras idéias. É difícil pra todos manter um ritmo constante de criação, mas as vezes estamos tão focados que não notamos isso.

E a última dica só pode significar uma coisa, DIVIRTA-SE! Cuidado com a cobrança excessiva ou o zelo extremo. O foco do Nanowrimo e ajudar escritores de uma maneira interativa e interessante . Ou seja, ficar estressado e preocupado em excesso pode ser muito prejudicial. O ambiente ideal para criar novas idéias deve ser um ambiente agradável e inspirador. E quem cria esse ambiente são vocês!

Espero que gostem das dicas e participem do NaNoWriMo! Usem as dicas e continuem a escrever! ;)

 E quem cria esse ambiente são vocês!Espero que gostem das dicas e participem do NaNoWriMo! Usem as dicas e continuem a escrever! ;)

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.
Reflexões de um escritor.Onde histórias criam vida. Descubra agora