Baseada no misticismo cristão, esta é uma obra de ficção que se passa no universo do livro "Este mundo tenebroso"de Frank Peretti e conta a história de dois casais que terão um papel significativo no ultimo avivamento que ocorrerá no Brasil, porém, não se atém aos fatos de suas vidas mas em como o mundo espiritual os cerca desde o ventre de suas mães.
Há três núcleos bem definidos, o núcleo humano que trabalha sob influencia ou em sinergia com o mundo espiritual, o dos anjos e o dos demônios, aos quais os anjos se referem simplesmente como OS CAÍDOS. Do núcleo humano se destacam o casal Simão e Soraia que, juntos vão dirigir a maior igreja evangélica do país. Sua história reflete a vida de DAVI. Simão é nascido no Rio de Janeiro e, depois da morte do pai, ele e sua família se mudam para Brasília, na escola conhece o Miguel, seu primeiro amigo aqui. Soraia é natural de Brasília, mas de família mineira. Ela é filha de um pastor humilde, mas que ama a casa de Deus e ensina a seus filhos no caminho ao qual está andando. Gabriel e Eleonora são um casal que figuram o personagem bíblico DANIEL. Eles serão conselheiros de um presidente da república. Gabriel e é filho de um pastor que é bastante assediado por políticos e empresários de Brasília e Goiás. Eleonora tem um início de vida bastante agitado com seus pais enfrentando processos na justiça, onde, praticamente, vem à falência.
O núcleo dos anjos conta com Shinishi, Shemuel e Uryah, estes coordenam o recrutamento dos santos de Deus para uma guerra espiritual a fim de proteger os quatro personagens principais do núcleo humano.
O núcleo dos demônios conta com Moloque que se apresenta como um espírito violento, estrategista e cruel. Moloque é frio, gosta de sangue, razão pela qual exigia sacrifício de crianças no passado. Complacência é outro demônio, um personagem que aparece no livro que inspirou esta obra, mas de maneira muito discreta e passageira, porém ele é um dos principais dos demônios nesta história. Cínico, sarcástico, muito esperto e ousado. Se gaba por ser um demônio "não convencional". O demônio conhecido como Complacência não tem uma identidade revelada, mas seu papel é de tentar e acusar os seres humanos. Ele alimenta um profundo ódio e desprezo pela humanidade, que vem a ser uma característica quase tão forte quanto seu cinismo. Pazuzu é um personagem coadjuvante, um demônio governador do principado maligno no Brasil dos anos 80. Ele é pedante e não participa muito da história.
A história em si é dividida em três fases. A primeira se passa no Brasil dos anos 80 quando o principado demoníaco que reinava sobre o Brasil era Pazuzu, até que ele é banido para o abismo. Nesta época os quatro personagens do núcleo humano nasceram o passaram seus primeiros anos de vida até se tornarem adolescentes.
A segunda fase é marcada por fortes mudanças na vida dos personagens principais do núcleo humano, onde, alguns chegam até mesmo a se esfriar no relacionamento com Deus. Se passa no período de sua adolescência até alguns chegarem à faculdade.
A terceira fase é marcada por muitos embates entre anjos e Demônios. Os poderes espirituais são abalados e ficam estremecidos. A tensão espiritual vai aumentando cada vez mais, o núcleo humano assume seu papel na cobertura espiritual da nação, sua interação com anjos e demônios ficam cada vez mais forte.
A história é contada em tempo psicológico, o que reforça o clima de mistério. A proposta é oferecer ao leitor uma literatura cristã completamente nova, com personagens fortes e envolventes.
Boa leitura!