Daniel Jones, chefe do departamento de pesquisas da BioWave, uma grande empresa de biotecnologia, finalmente conseguira convencer os sócios da empresa de que seu novo projeto era completamente viável. Depois da reunião, ele fora diretamente para os laboratórios que chefiava, com intenção de avisar aos funcionários das novidades.
Ele juntou uma equipe com seus dez cientistas mais competentes, e os convocou para uma reunião. Estava muito ansioso pelo começo do novo projeto, que elevaria os lucros da empresa a níveis astronômicos.
- Senhores... - Começou ele, quando todos os homens haviam entrado na sala. - Alguns de vocês já conhecem meus projetos, mas eu vou explicar novamente, para que todos possam compreender o tamanho do avanço...
- Está falando do Z-19, senhor? - Perguntou um dos cientistas, que estava mais ao fundo.
- Exatamente, meu caro, o Z-19, nossa mais recente iniciativa. - Respondeu Daniel. - Uma bactéria que faz com que as células nervosas de um ser vivo voltem a se reproduzir, mesmo depois que o organismo esteja morto.
Algumas exclamações e murmúrios puderam ser ouvidos em meio aos cientistas, mas tudo ficou novamente em silêncio repentinamente.
- E como ninguém do laboratório estava sabendo disso? - Perguntou um dos rapazes mais novos do grupo.
- Algumas experiências primárias ocorreram em segredo, já que ainda não tínhamos o apoio da diretoria. - Explicou o chefe. - Os resultados iniciais foram aceitáveis, gerando a recuperação de células nervosas em um ritmo normal, se igualando ao de um ser vivo.
O silêncio na área era palpável, e todos começavam a perceber a responsabilidade que estava caindo sobre seus ombros. Algumas dúvidas pairavam no ar, mas todos permaneceram quietos, esperando por algum pronunciamento.
- Manuel continuará liderando a pesquisa... - Comunicou Daniel, apontando para o homem do fundo que antes mostrara algum conhecimento sobre o projeto. - Ele tem todas as informações necessárias para que possamos iniciar os testes nos animais.
- E quais são as expectativas para teste em humanos? - Perguntou um senhor cético, que estava no meio dos outros.
- Nenhuma. - Respondeu Manuel, que já se dirigia à frente dos outros. - O corpo humano secreta uma enzima que impede que a bactéria recupere o sistema nervoso do mesmo, o tornando imune aos benefícios, mas não às...
- Tudo bem, todos estão prontos para começar? - Indagou Daniel, interrompendo o rapaz antes que terminasse sua frase. - Vou conduzi-los ao laboratório que reservaram para o projeto Z-19.
Todos saíram pela porta, menos os dois que lideravam o grupo.
- Eles precisam saber dos riscos! - Afirmou Manuel firmemente, assim que somente os dois ficaram na sala. - Ou podem não ter o cuidado necessário.
- Se souberem dos riscos do Z-19, abandonarão o projeto. - Replicou Daniel, olhando no fundo dos olhos do rapaz. - Tudo será solucionado em semanas, depois que os testes começarem, só assim poderemos ter certeza do tamanho dos efeitos colaterais