Conteúdo - Parte 4

80 2 0
                                    


Isaías 43

Promessas de Restauração

O capítulo de Isaías 42 foi encerrado com as seguintes palavras:

"24 Quem entregou Jacó por despojo, e Israel aos roubadores? porventura não foi o Senhor, aquele contra quem pecamos, e em cujos caminhos eles não queriam andar, e cuja lei não queriam observar?

25 Pelo que o Senhor derramou sobre Israel a indignação da sua ira, e a violência da guerra; isso lhe ateou fogo ao redor; contudo ele não o percebeu; e o queimou; contudo ele não se compenetrou disso."

O israelita que lesse estas palavras nos dias de Isaías poderia concluir: "É o fim". "Agora fomos rejeitados para sempre pelo Senhor".

Todavia, veja como é iniciado o 43º capítulo:

"1 Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

2 Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

3 Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; por teu resgate dei o Egito, e em teu lugar a Etiópia e Seba.

4 Visto que foste precioso aos meus olhos, e és digno de honra e eu te amo, portanto darei homens por ti, e es povos pela tua vida.

5 Não temas, pois, porque eu sou contigo; trarei a tua descendência desde o Oriente, e te ajuntarei desde o Ocidente.

6 Direi ao Norte: Dá; e ao Sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe, e minhas filhas das extremidades da terra;

7 a todo aquele que é chamado pelo meu nome, e que criei para minha glória, e que formei e fiz."

Há alguma contradição?

Deus desistiu de julgar Israel?

Não. Porque no final deste mesmo capítulo é reafirmado o seguinte:

"28 Pelo que profanei os príncipes do santuário; e entreguei Jacó ao anátema, e Israel ao opróbrio".

O juízo viria com certeza, mas isto não significa que Deus havia rejeitado definitivamente Israel.

De igual modo, quando um cristão é corrigido por Deus quando cai, não significa que cai para uma queda que o conduzirá a uma condenação final, ou que Deus o tenha rejeitado como filho.

Onde abundou o pecado superabundou a graça.

Onde há trevas mais brilham a misericórdia e a bondade de Deus.

Não que Ele aprove o pecado, porque vemos em toda a Bíblia as Suas grandes repreensões e juízos por causa do pecado.

Mas ao mesmo, tempo, vemos que Ele não desistirá dos homens até que faça vingar a causa da justiça do evangelho, pela qual tem justificado pecadores em toda a terra.

Este é o ponto de equilíbrio e de sabedoria, para entendermos o caráter de Deus.

Ele odeia o pecado, mas está usando de misericórdia na presente dispensação, esperando que pessoas se arrependam do pecado e se convertam a Ele pela fé em Jesus, para que possam sair das trevas para a luz, e da morte para a vida.

Afinal é o Deus vivo, que é pela vida e não pela morte.

Não foi Ele o autor da morte, sendo esta, consequência do pecado.

Isaías - Profecia - EvangelhoOnde histórias criam vida. Descubra agora