Lá está Sérgio, o mecânico, dentro da pequena oficina na ruela estreita.
Veste um macacão azul com o retângulo branco, verde e vermelho da Castrol nas costas. Não dá para entender se está sendo patrocinado pelas corridas feitas vários anos antes ou por todas as trocas de óleo que faz nas motocas. De qualquer maneira, toda vez que lhe trazem uma moto, seja qual for o problema, depois de testá-la ele sempre acaba dizendo a mesma coisa.
¯ Precisa de uns retoques, e no fim de uma boa troca do óleo.
Mariolino, o ajudante, é um rapaz de aparência meio apagada. Para ele,
Sérgio é um gênio, um ídolo. O deus dos motores. Durante o trabalho, Mariolino sempre costuma ouvir o disco Io tu noi tutti, do Battisti. Quando na música "Si, viaggiare" chega o trecho que diz "aquele grande gênio do meu amigo, ele saberia o que fazer, no mínimo, saberia como consertar, regularia o teu mínimo ajeitando o carburador", Mariolino abre um grande sorriso.
¯ Pô, esse cara está mesmo falando de você, não é?
Sérgio continua a trabalhar passando a mão no cabelo, tornando-o ainda mais gorduroso.
¯ Bem, está na cara que essa música não pode ser sobre você, que com uma chave de fendas na mão só sabe dar prejuízo.
Uma velha Free azul empurrada por um garoto de óculos pára diante da oficina. Os dois chegaram ao seu destino. A Free está com a roda posterior travada. O rapaz tira os óculos e enxuga o rosto suado. Sérgio dá uma olhada na scooter. Seguro e decidido, desmonta as placas que protegem o chassi. Não fosse pelo fato de não usar luvas e dê ter as mãos todas sujas de graxa, pareceria um cirurgião. Pensando bem, um bom cirurgião tampouco escolheria um ajudante chamado Mariolino. O garoto fica parado, olhando preocupado o vagaroso trabalho de dissecção de sua Free. Como um parente assistindo a alguém da família que está sendo operado, mas muito menos preocupado com a gravidade da doença do que com o custo material da operação.
¯ Precisa trocar a transmissão. O negócio não vai ser brincadeira.
A moto de Step freia diante da oicina. Um último rugido do motor deixa
bem claro que aquela 750 não precisa de cuidado nenhum. Sérgio enxuga as mãos com um trapo.
¯ E aí, Step, o que você manda? Algum problema?
Step sorri e dá uma afetuosa palmada no tanque da Honda.
¯ Essa moto não conhece o significado da palavra problema. Viemos buscar a sucata do Pollo.
Enquanto isso, Pollo se aproxima de sua moto. A velha Kawa 550. O trágico "caixão de defunto".
¯ Está tinindo. Tive de trocar os pistons e todo o bloco do motor, mas usei algumas peças usadas. ¯ Sérgio menciona alguns trabalhos mais baratos. ¯ E depois terminamos com uma boa troca de óleo. ¯ Pollo olha feio para o mecânico. Com ele não cola. Sérgio sabe disso e nem tenta. ¯ Mas esse serviço é de graça. Cortesia da casa.
Um ano antes, Sérgio tivera uma violenta discussão com eles e aprendera a tratar com os dois. Em plena primavera, Step leva à oficina a Honda recém-comprada para a primeira revisão.
¯ Também quero que dê uma olhada na lanterna lateral, que está meio solta...
Alguns dias depois, Step volta para pegar a moto. Paga a conta sem discutir, inclusive a troca completa do óleo. Mas, quando testa a moto, descobre que a lanterninha continua vibrando. Step volta com Pollo e se queixa do problema. Sérgio garante que cuidou do assunto.
¯ Mas, se quiser, é claro, eu conserto de novo. Só que terá de marcar outra hora e, obviamente, pagar pelo meu serviço. ¯ E, como se não bastasse, Sérgio comete um erro colossal. Aproxima-se de Step e lhe dá uma palmada nas costas e, pior, sai com uma frase realmente infeliz. ¯ E sabe lá como é que você guia. Vai ver que é por isso que o farol se soltou novamente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Três metros acima do céu
RomanceA paixão do mais improvável dos casais, Babi, uma patricinha de Roma, e Step, um motoqueiro bad boy, é a trama de 'Três Metros Acima do Céu'. Para viver o primeiro amor com toda sua intensidade, os protagonistas tentam se modificar, enquanto enfrent...