Era uma terça-feira como qualquer outra na Universidade. Alunos estudavam, professores ensinavam e Fada derrubava um pote de pó mágico explosivo que explodia de maneira redundante e causava uma surdez parcial em sua professora e demais alunos. Como eu disse, terça-feira.
− FADA! O QUE VOCÊ FEZ?! – gritava a professora Fada-Madrinha com as mãos nos ouvidos.
− O QUE?! – a fadinha berrava de volta.
− EU PERGUNTEI O QUE VOCÊ FEZ?!
− AH! EU DERRUBEI UM POTE DE PÓ MÁGICO EXPLOSIVO QUE EXPLODIU DE MANEIRA REDUNDANTE E CAUSOU UMA SURDEZ PARCIAL NA SENHORA E NOS DEMAIS ALUNOS – explicou a fada.
− EU PODIA TER PERCEBIDO ISSO SOZINHA! – reclamou a professora.
− ENTÃO POR QUE PERGUNTOU?
− ORA, SUA...
− PROFESSORA... – interrompeu Fada. – EU ACHO QUE DEVERÍAMOS CANCELAR A AULA.
− NÃO VAMOS CANCELAR COISA NENHUMA.
− MAS METADE DA SALA DESMAIOU! – Fada apontou para as outras fadinhas desfalecidas.
− ELAS REVISAM A MATÉRIA DEPOIS. EU NÃO VOU CANCELAR A AULA! – a professora berrou resoluta. – AGORA, VAMOS CONTINUAR O FEITIÇO QUE FAZIAMOS ANTES DE VOCÊ DERRUBAR UM POTE DE PÓ MÁGICO EXPLOSIVO QUE EXPLODIU DE MANEIRA REDUNDANTE E CAUSOU UMA SURDEZ PARCIAL EM MIM E NOS DEMAIS ALUNOS.
A professora Fada-Madrinha caminhou até sua mesa e pegou seu grande livro de feitiços já aberto na página pretendida. Enquanto isso, Fada caminhou até o caldeirão mágico que ficava ao lado de uma estante repleta de ingredientes.
− MUITO BEM. – gritou a professora. – PARA AQUELES QUE AINDA ESTÃO CONSCIENTES, ESTAMOS ESTUDANDO O FEITIÇO CHAMADO: "POÇÃO DO AMOR", CUJO OBJETIVO É AGIR COMO UMA POÇÃO DO AMOR, GERANDO ASSIM, AMOR. – virou-se para Fada. – EU FALAREI OS INGREDIENTES E VOCÊ COLOCARÁ ELES NO CALDEIRÃO, CERTO?
− O QUE?!
− CERTO. – A professora começou: – LÍNGUA DE SAPO.
− LÍNGUA DE GATO – a fadinha gritou antes de jogar o conteúdo de um vidro no caldeirão.
Fada-Madrinha pareceu não notar o erro e simplesmente continuou:
− SALIVA DE CORDEIRO.
− SALIVA DE PORTEIRO. – Fada derrubou o liquido viscoso no grande recipiente.
− GARRA DE PRATA – berrou a professora.
− CIGARRA DEMOCRATA. – A fadinha jogou no caldeirão o inseto cuja visão de sistemas políticos superava a de muitos outros seres mágicos.
− E POR ÚLTIMO, UM DENTE ESTRIDENTE DE UM DRAGÃO RELUZENTE.
− UM PENTE SEM DENTE DE UM MERGULHÃO PREPOTENTE.
A professora se aproximou de Fada que agora mexia aquela gororoba.
− TUDO CERTO? – perguntou aos berros.
− SIM!
− VOCÊ NÃO ERROU NADA?
− ABSOLUTAMENTE NADA – a fada respondeu com certeza certeira.
− MUITO BEM – Fada-Madrinha afirmou. – AGORA DIGA AS PALAVRAS MÁGICAS.
Fada soltou a colher de madeira e levantou as suas duas mãos sobre o caldeirão, gritando:
− SALAGADULA MEXEGABULA BIBIDI-BOBIDI-BU!
Imediatamente o líquido no caldeirão começou a ferver e borbulhar. Segundos depois uma explosão de luz banhou toda a sala de aula e escapou pela porta e janelas. Fada levou as mãos ao rosto, protegendo-se da claridade intensa. Quando a luz se dissipou a fadinha abriu os olhos para descobrir-se sozinha na sala de aula.
− Ops... – ela exclamou em tom baixo.
Sua semi-surdez havia sido convenientemente curada (o que foi uma ótima notícia, já que todas aquelas palavras em caixa-alta começavam a me irritar).
− Olá... – chamou sem resultado.
Foi então que percebeu algo. No exato lugar onde a professora Fada-Madrinha estava antes, agora se encontrava um pequenino inseto dando voltas sobre o piso de madeira.
Fada se aproximou vagarosamente da mesa e pegou uma lente de aumento. Levou a lupa acima do bichinho e observou. O pequeno inseto de cor semibrilhante era comprido, tinha seis patas, duas antenas e algo que parecia com três caudas finas. A fada acharia aquela traça bastante fofinha se não a achasse repugnante e ficasse com vontade de esmagá-la com um jornal enrolado.
Aquela era sua professora. Só podia ser. Olhou para o resto da sala e confirmou que todos os outros alunos também se transformaram em traças. Voltou a fitar a, agora, Traça-Madrinha e perguntou:
− Professora! Professora! A senhora pode me ouvir?
A pequena traça parou de andar em círculos e olhou para Fada como se a entendesse. Traça-Madrinha encheu seus pulmões (ou seja lá o que as traças usam para respirar) e gritou:
− Fitsifit! Fitsifitsititisitisiftisfitisifitisititisitisifsifi! Fitsifitsifitisf!
Neste instante a fada percebeu sua sina. Havia transformado todos da sala de aula, se não da Universidade, se não de todo o Mundo dos Contos-de-Fada em traças. E ela não entendia porcaria nenhuma do que diziam. Não entendia a única que saberia como reverter o feitiço: a Tra... quer dizer, a Fada-Madrinha.
Só havia uma saída para Fada: teria de aprender tracês.
* * *
Está gostando da história? Por favor vote e deixe seu comentário para ajudar. Se quiser receber atualizações dos meus próximos contos não se esqueça de me seguir. Obrigado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Fada e as Traças Mágicas
القصة القصيرة** Conto ganhador do primeiro lugar do concurso #4 de tema "Um feitiço que deu errado" do livro "Concursos!" ** Fada é uma jovem fadinha de nome redundante que tem o sonho de se tornar uma Fada-Madrinha. Infelizmente seus planos podem ir por água ab...