Não sei quantos anos meu avô tinha quando decidiu aprender a tocar violão, mas ele era novo e morava com os pais.Ele queria aprender, porém, não havia quem o ensinasse. Seu pai conhecia um homem que tocava, ele morava distante. E meu avô querendo aprender , pedia muito ao pai que o levasse até à casa do tal vizinho.E lá se ia os dois à cavalo.por ser a casa muito longínqua meu avô passava o dia todo lá , para não ficar indo e voltando,ele dizia que não sentia nem fome e só adimirava o moço à tocar.
Meu avô não tinha violão , pois naquele tempo as coisas eram bem difíceis. Sua mãe tocava vialeixo, ela criava galinhas e vendo a vontade do filho de possuir um violão,ela o dizia que iria juntar os ovos das galinhas para vender e um dia comprar um instrumento.
A vontade de tocar era muita , aí meu avô não esperou e resolveu ele mesmo fabricar seu próprio instrumento, era uma bandorra.
Bom, minha mãe conta que ele disse que pegou uma madeira chamada mulugú, as cordas eram feitas do cabelo do rabo de vaca ou cavalo! E por aí vai.Fiquei sem palavras quando me contaram isso.
E desse jeito (sozinho) ele ia tentando aprender .Quando sua mãe conseguiu ajuntar um dinheirinho e juntamente com uma mísera contribuição de seu pai , ele saiu pra comprar o tão sonhado violão. Diz que foi para Aracajú e nem conhecia as coisas direito por lá e até se perdeu ,ele saiu pela manhã e só chegou à noite , mas também , contam que foi uma festa ,ele tocava e a irmã cantava , e isso rendeu a noite inteira .
Ele toca solando , todos os que o veem acham bonito , não é à toa que era chamado para tocar em tudo o que era lugar , e muitas das vezes , não recebia nada por isso , ia simplismente para se divertir e divertir os outros.
O tempo passou , e a doença foi se desenvolvendo ,hoje ele não se lembra de muita coisa , não se lembra nem que os seus pais já se foram , que ele já foi casado , que tem tantos filhos , que não trabalha mais[...] mas , por incrível que pareça ele ainda toca violão, é certo que as vezes ele se esquece e era algumas coisas, mas pra ele que tem alzheimer e tem 82 anos, isso é muito.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Dói Demais
RandomVou contar como é ter um parente com alzheimer e um pouco da história dele.