Com o descobrimento da América, o castaleano se extende por grandes zonas dos continente. Podemos dizer que más de 300milhões de pessoas hablan nuestra lingua e és a terceira língua mais falada no mundo; depois do Chines e inglês .
Distribuição do castelano no mundo
Hispano América.
Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguay, Uruguay, Perú, Porto Rico, República Dominicana, El Salvador, Venezuela.
Estados Unidos
Califórnia, Flórida, Novo México, Texas, Arizona, Colorado, Nova York.
África
Guinea Equatorial, Sáhara Ocidental.
Outros
Filipinas, Irael, Zonas da Asia Menor.
A importância do espanhol hoje em dia.
A provação hispano-hablante representa um dos segmentos de maior crescimento no mundo, especialmente nos Estados Unidos. O segmento hispano-hablante constitui uma comunidade enorme que comparte produtos, serviços e cultura; e oferece negócios e instituições uma oportunidade de crescimento verdadeiramente única. Isso são alguns fatos importantes sobre o idioma espanhol:
•O espanhol, idioma oficial de diversos países, é a língua que mais pessoas falam no mundo depois do inglês e do mandarin.
•Em todo o mundo áh mais de 400milhões de nativos do espanhol.
•Os espertos pretendem que para o ano 2050 haverá mais de 530milhões de espano-hablantes, dos quais 100 milhões estaram vivendo nos Estados Unidos.
A demanda de documentos e informação no espanhol representa um crescimento exponencial. Isso se torna evidente nos Estados Unidos, onde recentemente a proclamação hispanhola se convitou-se em un grupo minoriado mais grande do país.