Quando o rapaz, de joelhos e mãos apoiados contra o chão desnivelado, finalmente recupera o fôlego após a pancada intensa de uma jovem destrambelhada contra sua barriga e as, a-hem, jóias da família, observa que praticamente todas as pessoas ao seu redor parecem se mover com o único propósito de assistí-lo de alguma forma. Uma pessoa oferece água. Outros o circundam curiosos ou sem saber exatamente o que fazer. Alguém ergue sua mercadoria e outro estende a mão para levantá-lo. Todas as pessoas querem ajudá-lo.
Todas exceto uma.
E Henrique não sabe exatamente por quê está prestando atenção nela no meio de todo o tumulto e da agonia física que sente no momento. Talvez seja o surrealismo da cena, como se fosse uma montagem, uma figura recortada de uma revista e colada ali. As pessoas passam ao seu redor, como partes originais do cenário, e ela se destaca. Deitada sobre um pano azul florido, uma espécie de personagem mítica ou de contos de fada. Ele não sabe dizer exatamente o que há nela que torna tudo tão fora de lugar. Não há nada em sua aparência, embora seu vestido azul claro seja algo um tanto excepcional no meio de tantos biquinis minúsculos. Ela repousa numa postura lânguida, a expressão simultaneamente desinteressada e levemente intrigada (se é que isso é possível), uma aura de preguiça e relaxamento, uma espécie de brilho que só se encontra em alguém que provavelmente nunca levantou um dedo para nada na vida. Certamente, uma princesa filhinha de papai. E esse definitivamente não é o tipo que costumar atrair a Henrique. Mas há algo nela que evoca dentro dele uma imagem. Um presente de Natal recém-embrulhado e intacto, com laço e tudo. Nada como o par de meias listradas e furadas que conseguiu comprar para o Tiaguinho ano passado, mas algo raro e único. Um verdadeiro unicórnio.
Então antes que ele mesmo entenda o que está fazendo, Henrique já está de pé, com os pacotes de amendoim pendurados de cada lado do seu corpo, marchando resoluto até ela.
VOCÊ ESTÁ LENDO
LET IT SNOW - Um conto de Natal brasileiro
NouvellesMenção honrosa no concurso ROMANCEBR. Henrique luta para conseguir o sustento necessário para prover para sua mãe e seus irmãos mais novos. É vendendo amendoim na praia de Santos, vestido de Papai Noel, que Henrique esbarra em Miriam, uma jovem c...