O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres, de fantasia ou acontecimentos. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. Num romance, a trama desdobra-se em conflitos secundários, o que não acontece com o conto.
Por outro lado, o conto é um gênero literário que apresenta uma grande flexibilidade, podendo se aproximar da poesia e da crônica. Os historiadores afirmam que os ancestrais do conto são o mito, a lenda, a parábola, o conto de fadas e mesmo a anedota.
***
Exemplos de Contos:
Título: Nozes e Uvas-Passas
Autor(a): LuanaVasquez
Sinopse: Os natais nunca mais haviam sido tão bons.
Amélia achava que tudo estava perfeito nesse fim de ano, mas com a chegada da notícia de que novamente a família Martins iria passar o natal em sua casa, tudo desabou.
O problema específico é Felipe Martins; Ele estragou o natal dela quando tinham sete anos. Como?
Ele espalhou uva-passa na comida dela.
Deu o pior presente de todos os tempos.
E isso é o de menos. Se preparem meus senhores, pois o fato a seguir é horrível.
Felipe revelou para ela, uma pobre garotinha sonhadora, que o papai noel não existia!Por isso, nesse Natal, Amélia está determinada a se vingar dele. Ela só não contava com algumas outras surpresas.
Título: Além do amor
Autor(a): LuanaVasquez
Sinopse: O que você faria por amor?
Ariel é apaixonada por Erick desde a sexta série, mas nunca teve uma chance com ele. Agora, no segundo ano, ela vai fazer de tudo para conquistá-lo.
Porém os planos nem sempre terminam como queremos.
-
Conto inspirado na "Pequena Sereia".Título: Os filhos de Allvortun
Autor(a): Rebeca_Soares
QUER DIVULGAR SEU LIVRO E NÃO SABE COMO? LEIA O PRIMEIRO CAPÍTULO!
* Não se esqueça de comentar aqui em baixo se você tem interesse em alguma obra que aborde esse tema *
VOCÊ ESTÁ LENDO
Social Media Wattpad
RandomPara o leitor e para o escritor! Aqui, no Social Media Wattpad oferecemos bons livros para aqueles leitores de biblioteca vazia, e boa oportunidade para aqueles escritores novatos... Ou não, divulgarem seus livros. Nosso objetivo também é criar u...