SURPREENDIDO

1 1 0
                                    

CENA 1
LUPITA FICA SEM JEITO PARA DAR UMA RESPOSTA A PERGUNTA DE RAMIRO
LUPITA-Ramiro,eu sinto muito mais não vai da pra mim jantar com você.Eu marquei de passar a noite com a minha mãe...
RAMIRO(com o semblante entristecido)-Está bem!Eu vou embora.Vou passar minha noite de Natal em um bar qualquer,tendo como companhia uma boa garrafa de bebida.Pelo menos aceite as flores que comprei com tanto carinho para você.
LUPITA PEGA O BUQUÊ E RAMIRO SAI DE CABEÇA BAIXA,DEIXANDO-A ENTÃO COMOVIDA COM SUA TRISTEZA
LUPITA(grita quando Ramiro ganha distância)-Ramiro!Espera.
LUPITA APROXIMA-SE
RAMIRO(vira-se para ela)-O que foi Lupita?
LUPITA-Você aceita jantar com a gente?
RAMIRO-Não,eu não quero atrapalhar sua noite com a sua mãe,afinal o Natal deve ser passado com a família.Como eu não sou da sua família...
LUPITA-Deixe de ser tolo Ramiro!Você é meu amigo e eu lhe considero como um irmão,portanto já está decidido.Você vem jantar comigo e com a minha mãe sim.
CENA 2
(A MÚSICA "HALLO" COMEÇA A TOCAR NOS FUNDOS)
IVONE PUXA A CADEIRA E SENTA-SE A MESA
ERIC-O que você estar fazendo aqui Ivone?
IVONE-Ué,eu vim jantar com você!Você acha que eu ia deixar meu melhor amigo passar sua noite de Natal sozinho?
ERIC-Eu já falei pra você parar de vir me procurar!Já imaginou se aqueles bandidos te seguem e descobrem o meu esconderijo?
IVONE-Pode ficar tranquilo!Aqueles idiotas não me conhecem...
ERIC-Mas já podem ter me visto com você.
IVONE-Deixa de ser frouxo Eric!Você está comigo,e eu não vou deixar que aqueles idiotas façam nada com você.
ERIC-Falou a senhora segurança!
IVONE-Não seja mal agradecido!Quantas vezes eu já num te salvei das mãos de bandidos perigosos?
ERIC-Mas esses são piores...
IVONE-Chega!Vamos jantar que eu estou louca pra transar com você,meu velho taradão.
IVONE BEIJA A FACE DE SEU ROSTO
CENA 3
INÊS IGNORÁ A REAÇÃO DE LÍLIA
INÊS-Como assim o que estou fazendo aqui?Eu vim visitar a minha amiga e convida-la para jantar lá em casa?
LÍLIA-Obrigada Inês,mas eu e o meu marido vamos jantar em casa...
IGNÁCIO(do topo da escada)-De forma alguma!A gente vamos sim jantar na casa do meu amigo Germano querida Lília.
LÍLIA OLHA IMEDIATAMENTE PARA IGNÁCIO
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)
CENA 4
(A MÚSICA "SOLEDAD" COMEÇA A TOCAR)
HIOLANDA VEM CHEGANDO EM CASA ESCORADA EM UMA MULETA,TRAZENDO CONSIGO UMA FORTE SOLIDÃO QUE POR DENTRO CORRÓI SUA ALMA
HIOLANDA(consigo mesma)-Aqui estou sozinha mais uma vez!Mais um Natal me encontro num profundo vazio,sem ninguém para conversar.Mais antes Deus me mandasse a morte,já não aguento mais tanto sofrimento.Há anos procuro minha filha,mas nunca a encontrei.Agora que tenho um amigo ao meu lado,mais uma vez o destino me dar uma rasteira e tenta tira-lo da minha vida.(pausa)Parece que eu nasci para viver sozinha feito um cão abadonado.
HIOLANDA SEGUE PARA SEU QUARTO ESCURO,E NA CAMA BAGUNÇADA SE DEITA,NUM PROFUNDO VAZIO QUE LHE MALTRATA
CENA 5
LUPITA E RAMIRO ESTÃO CHEGANDO NO RESTAURANTE ONDE PAULO TRABALHAVA
CARLOS QUE ESTÁ NO BALCÃO APROXIMA-SE PARA RECEBÊ-LOS
CARLOS-Boa noite!Sejam bem vindos a nosso restaurante.
LUPITA-Obrigada!
CARLOS-Já escolheram a mesa onde vão jantar?
LUPITA-Sim,a gente vai sentar naquela mesa onde está sentada aquela senhora.
CARLOS-Ok,qualquer coisa é só chamar!
LUPITA-Pode deixar!
LUPITA E RAMIRO SEGUEM ATÉ A MESA ONDE ROSÁRIO ESTÁ SENTADA
LUPITA-Mãezinha!
ROSÁRIO(levanta-se e o abraça emocionada)-Minha filhinha!
LUPITA-Que saudade eu estava sentindo da senhora...
ROSÁRIO-Imagina eu filha!E esse rapaz,é seu namorado?
LUPITA(sem jeito)-Não mãezinha,ele é apenas um amigo.
RAMIRO(cumprimenta-lhe)-Prazer,Ramiro Ortega.
ROSÁRIO-O prazer é todo meu filho,Rosário.
CENA 6
GERMANO ESTÁ NA SALA LENDO O LIVRO "MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS" DE MACHADO ASSIS,QUANDO DER REPENTE INÊS ENTRA ACOMPANHADA DE LÍLIA E IGNÁCIO
INÊS-Olha quem veio participar da nossa ceia de Natal meu amor.
IGNÁCIO-Boa noite meu amigo!
GERMANO(levanta-se sério)-Ignácio!
IGNÁCIO-Não vai me dar um abraço de feliz Natal?
GERMANO(desfaça sua raiva)-Mais é claro que vou!
GERMANO ABRAÇA-O FORTEMENTE,DEIXANDO TRANSPARECER TODA SUA RAIVA
GERMANO-Feliz Natal!
INÊS-Se vocês me dão licença,eu vou falar com a nova empregada que contratei para servir a janta.
INÊS SEGUE PARA A COZINHA
LÍLIA(consigo mesma)-Falsa!
CENA 7
LUPITA E SUA FAMÍLIA SENTAM-SE A MESA
LUPITA-Agora que já estamos todos juntos,vamos pedir nossa ceia.
RAMIRO-Eu como me ofereci para jantar com vocês,faço questão de arcar com todas as despesas.Podem pedir o que quiserem porquê hoje é tudo por minha conta.
LUPITA-De maneira alguma Ramiro,eu que te convidei,por isso faço questão de pagar a conta.
RAMIRO-Você acha mesmo que eu vou deixar uma dama arcar com todas as despesas de um jantar a qual estou fazendo parte?Eu não sou esses folgados que existem por aí a fora Lupita.Eu sou um cavalheiro...
LUPITA(dá uma risada)-Está bem senhor cavalheiro.
RAMIRO(acena para o garçom)-Garçom!
CENA 8
O GOVERNADOR MAURÍLIO ALCÂNTARA ESTÁ JANTANDO NA COMPANHIA DE SUA MULHER LÚCIA E DE SUA FILHA MORGANA
MORGANA(ignora)-Por que está todo mundo em silêncio gente?É Natal,cadê aquela alegria de sempre?
LÚCIA-Hoje não é um bom dia filha!Estou com uma insuportável dor de cabeça...
MORGANA -Tem certeza que só é isso mesmo?
LÚCIA-É claro filha,o que mais poderia ser?
MORGANA -E o senhor pai,vai ficar calado?
MAURÍLIO -Eu também não estou num bom dia filha.Tive alguns problemas no trabalho,mas vai ficar tudo bem.
MORGANA -Esse foi o Natal mais ruim de nossas vidas.O ano passado viajamos para o Canadá,e esse ano estamos aqui,moribundos como se algo terrível tivesse acontecido.
MAURÍLIO -Desculpe filha!Eu prometo que no próximo ano vai ser tudo diferente.
MORGANA-Assim espero pai!
CENA 9
CUCO ESTÁ EM SEU APARTAMENTO ALUGADO A POUCOS DIAS DEITADO NO SOFÁ COMENDO PIPOCAS E ASSISTINDO O FILME "S.O.S MULHERES AO MAR 2",QUANDO DER REPENTE A CAMPAINHA TOCA
CUCO(resmunga)-Droga,quem será que veio atrapalhar a minha noite?
CUCO SOLTA O BALDE DE PIPOCAS E VAI ATENDER
AO ABRIR A PORTA,ELE DEPARA-SE COM ALANA
CUCO(ignora)-Alana!O que você está fazendo aqui?
(TOCA UM TOQUE DE SUSPENSE)

Cúmplices De Um AssassinatoOnde histórias criam vida. Descubra agora