1ª desculpa: Não nasci empreendedor

1.9K 48 10
                                    

É verdade, provavelmente você não nasceu empreendedor mesmo. Mas também não nasceu Engenheiro, Goleiro ou Presidente. Porque nós não nascemos com uma profissão, posição ou cargo (exceto cargos hereditários como em reinados, J). Ou seja, se você não nasceu Engenheiro, como conseguiu se tornar um Engenheiro? Se não nasceu Goleiro, como se tornou um? Se não nasceu Gerente, Supervisor ou Presidente, como chegou até este cargo?

A resposta é simples: nós estudamos, aprendemos, nos dedicamos e evoluímos dia a dia. E, assim como nos tornamos Engenheiros, Goleiros e Presidentes, também podemos nos tornar empreendedores. Basta ter o "CHA" do empreendedor. Conhecimento, Habilidade e Atitude.

Conhecimento é o saber. Habilidade é o saber fazer. Atitude é o fazer.

Muitas vezes, quem tem o conhecimento não é quem executa. A habilidade, em regra, depende de prática, treino, erros e acertos. A prática leva a perfeição. E não adianta ter conhecimento e habilidade e não ter atitude. Atitude é querer fazer. A maioria das pessoas estão pouco dispostas a ter atitudes de mudança. Sabem que se algumas coisas mudassem o resultado final seria melhor. Mas mudar dá trabalho e não queremos ter trabalho. Por isso preferimos dizer que não nascemos para empreender. Concordam?

Certa vez, Jônatas R. Silva disse: "Conhecimento se adquire estudando e habilidade vem com a prática. O grande problema que eu vejo é a falta de atitude, algo meio místico, algo que vem no DNA da pessoa, difícil de ser adquirido, difícil de ser aprendido. Observe que eu disse difícil e não impossível. Só que para ter atitude é necessário atitude."

Existem diversos cursos que empreendedorismo que você pode fazer para adquirir conhecimento e habilidades. A atitude deixo por sua conta! Correr atrás de conhecimentos e habilidades pode ser um bom início para desenvolver suas atitudes.

Ok, acho que já tenho o CHA empreendedor, mas não tenho ideia do que criar, não sou criativo e nem inovador. Então desista de empreender! Porque se você pensa assim, você nunca será um empreendedor.

Desista! Você nunca será empreendedorOnde histórias criam vida. Descubra agora