2ª desculpa: Falta de ideias

1.4K 33 8
                                    

Bom, como disse na 1ª desculpa, ninguém nasce criativo e inovador, maspodemos tomar o CHA da criatividade! 

Conhecimento: estude sobre criatividade e inovação. Mas aí, você me pergunta: isso é possível? Não só possível como existem diversos cursos sobre Criatividade e Inovação que podem te ajudar a obter o SABER.

Habilidade: coloque em prática o que você obteve de conhecimento. Para te ajudar, segue algumas técnicas citadas pelas Revista Super Interessante para colocar em prática sua criatividade:

Crie com moderação

Nem todo problema precisa de uma solução inédita. Escolha aquele em que a diferença vai... fazer diferença! E foque nele.

Cheque a panela

Não há gênio solitário: a criação coletiva é que move o mundo. Cultive uma "panelinha" sincera e talentosa, para consultar e dar palpites.

Note e anote

Ideia não tem hora marcada, então esteja alerta. Anote suas sacadas e elimine do seu vocabulário "pensei um negócio, mas esqueci..."

Deixe estar

Não fique com a primeira solução que aparecer: as melhores ideias surgem após um período de incubação. Faça sua parte armazenando informações e seu inconsciente fará a dele. Às vezes, a solução pode vir até durante o sono.

Deixe errar

Ambientes que se pretendem criativos preveem o fracasso recorrente e o desperdício de tempo e recursos. "Para criar algo realmente bom, você precisa ter os meios para fazer um monte de porcaria", diz o guru digital Kevin Kelly.

Chame o síndico

Tim Maia testava seus discos chamando quem estivesse passando para escutar e dar opinião. Não precisa chegar a tanto, mas muitas vezes a contribuição de quem não tem nada a ver com o assunto pode ser fundamental.

Ligue os pontos

Se a vida lhe der um limão, não faça apenas uma limonada: junte com cachaça e faça uma caipirinha. Acostume-se a combinar ideias aparentemente divergentes. Peças que não se encaixavam podem ser a chave do quebra-cabeça.

Depois de buscar o conhecimento e praticá-lo para adquirir habilidade, só falta a Atitude para ser criativo e inovador. E aí, qual atitude você vai tomar? Vai continuar achando que não é criativo, que não tem boas ideias e desistir de empreender ou vai fazer diferente? Nessa hora vale lembrar de Einstein:

"Insanidade é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes."

Ótimo, agora que você já tomou o CHA do empreendedor e o CHA da criatividade, é só empreender! \o/ . Mas, Medina, eu não tenho grana pra investir na minha ideia, ai não tem como desenvolvê-la. É, realmente. Se você não tem grana, então desista de empreender! Porque se você pensa assim, você nunca será um empreendedor.

Desista! Você nunca será empreendedorOnde histórias criam vida. Descubra agora