1- Wicca, a Religião da Deusa

3.8K 131 7
                                    

Em pleno século XXI, ressurge uma religião que se propõe a celebrar novamente a Deusa Mãe e as forças da natureza. Esta é a Wicca, uma religião que busca inspiração para a sua filosofia nos antigos cultos pré-cristãos a uma divindade feminina, criadora de tudo e todos, nas celebrações das colheitas e plantio e no culto ao Deus fertilizador da terra.

Wicca é o nome alternativo que se dá ás práticas da Bruxaria Moderna e que após 2000 mil anos de perseguição ganha força e cresce substancialmente em todo o mundo.

A palavra Wicca vem do inglês arcaico wicce ou do saxão wich que significa '' girar, dobrar ou moldar '' . Isso é compreensível, pois um dos principais objetivos da Bruxaria é transformar a natureza a nosso próprio favor. Vemos corruptelas desse termo em diversos outros idiomas, sempre expressando algo religioso e relacionado á magia.

A Wicca é o reavivamento da antiga religião dos homens primitivos, baseada na natureza e em seus ciclos. Seus cultos remotam á era Paleolítica, onde as crenças religiosas eram centradas no culto ao menino e aos mistérios da fertilidade.

Os fundamentos filosóficos e religiosos da Wicca foram inspirados pelos celtas, das regiões europeias da Inglaterra, Irlanda e País de Gales. Sua filosofia fundamenta-se no culto á Grande Deusa Mãe, criadora de toda a vida, que é celebrada através de antigos rituais Pagãos revividos e recriados.

Sendo uma forma de Paganismo, a Wicca celebra a natureza e se fundamenta não só nos cultos pré-cristãos da Deusa, mas também no culto ao Deus fertilizador ( o Sol ), nas celebrações das colheitas e inúmeras outras manifestações religiosas ancestrais ligadas á natureza e aos ciclos da vida.

Seguramente, os paleoeuropeus acreditavam que o poder criador universal era feminino e adoravam as forças da natureza como forma de estabelecer um contato com o Divino.

O culto a Deusa Mãe é muito anterior á Era de Touro (4000 AEC a 2000 AEC ), tempo em que os homens viviam de caça e pesca e as mulheres eram as grandes Sacerdotisas, Xamãs e detentoras do poder religioso. Nesta época, o respeito ao feminino e aos mistérios da procriação estavam em seu apogeu. Os homens ainda não tinham associado ao ato sexual á concepção e viam a gravidez e ao nascimento como algo sagrado, recebido diretamente dos Deuses. Os homens ancestrais acreditavam que as mulheres engravidam deitadas ao luar, através do poder da Grande Deusa personificada como a própria Lua.

Foi a partir daí, que o conceito do Princípio Divino Feminino criador passou a existir e prevaleceu durante milênios. Nossos ancestrais acreditavam que o poder que conspirou para que o Universo fosse criado era feminino e por isso cultuavam a Deusa como a Criadora do mundo e de tudo aquilo que existe nele.

Segundo as crenças Pagãs primitivas, essa Deusa teria criado tudo e todos, até seu próprio complemento, o Deus, que é personificado através do Sol.

Percebemos, então, que a religião ancestral era baseada no culto á Deusa e ao Deus, que eram nada mais nada menos que a Lua e o Sol. Das origens primitivas do Neolítico e Paleolítico, surgiram todas as formas de Magia e religião, principalmente a Wicca.

A maioria das religiões atuais da humanidade é baseada em figuras e princípios divinos masculinos, como Deuses e Sacerdotes ao invés de Deusas e Sacerdotisas. Durante milênios, os valores femininos foram colocados em segundo plano e em muitas culturas as mulheres foram subjugadas e passaram a ocupar uma posição inferior aos homens, quer seja no nível social ou espiritual.

A Wicca busca recuperar o Sagrado Feminino e o papel das mulheres na religião como Sacerdotisas da Grande Mãe, além de complementaridade e do equilíbrio entre homem e mulher, simbolizados através da Deusa e do Deus, que se integram. A Wicca dá á Deusa um papel preponderante, quer nas suas práticas quer nos seus mitos, sendo assim é a principal Divindade adorada e invocada nos ritos sagrados.

Wicca, a religião da DeusaOnde histórias criam vida. Descubra agora