Muitas pessoas afirmam precisar de 30 horas diárias para cumprir suas responsabilidades mas, na rotina, acabam não prestando atenção em alguns detalhes importantes que podem fazer o trabalho render mais. Foi pensando na nossa ineficiência em ser produtivo, que resolvi unir algumas dicas de produtividade no dia a dia e listar aqui. Espero que com essas dicas, você consiga ser mais produtivo a cada dia.
1. Planejamento:
O ideal é saber quais serão os compromissos com a maior antecedência possível. Assim é possível estabelecer período para cumprimento das tarefas e distribuir melhor as funções desempenhadas, otimizando o tempo.
2. Organização e Prioridades:
Se organizar é fundamental. Ter uma agenda e criar uma "lista de tarefas" do dia ajuda a estabelecer uma ordem de prioridade, dessa forma você começa pelas tarefas mais urgentes. Mas lembre-se: imprevistos acontecem. Portanto, também é importante reservar um tempo para eles em sua agenda diária.
3. Hábitos Saudáveis:
Se alimentar a cada três horas, comer coisas saudáveis, se hidratar, praticar exercícios físicos, ir ao médico regularmente, se divertir, fazer sexo, ter um momento de lazer com a família e os amigos são apenas alguns dos hábitos que têm influência direta no rendimento profissional.
Da mesma forma, é importante não marcar nenhum compromisso quando estiver em pausa. Saia da frente do computador, aproveite o tempo para beber água, conversar com o colega, ou caminhar de um setor ao outro, são atitudes que podem te ajudar.
4. Fugir dos "ladrões do tempo":
E-mail, redes sociais e reuniões. Para se livrar dos piores inimigos da produtividade a recomendação é estabelecer horários para checar e-mail (inclusive o corporativo) e navegar nas redes sociais e nunca perder mais que duas horas em reuniões.
Christian Barbosa, especialista em gestão de tempo, afirma que incluir algumas tarefas pessoais pode ajudar; pagar uma conta, ligar para o filho, comprar um ingresso para o cinema, pode gerar um efeito positivo na produtividade.
5. Evitar reuniões em excesso:
Uma pesquisa feita pela Triad Consulting revela que 1/3 das reuniões poderiam ser canceladas. Tentar ser mais prático e resolver as coisas com uma ligação rápida mas, se houver necessidade, o ideal é a reunião acontecer na sexta, evitando a segunda-feira: ser objetivo, relacionar os pontos de discussão e não prolongar muito. Se lembrar que a reunião em si não resolve os problemas, o que resolve é o trabalho.
6. Usar a tecnologia a seu favor:
Atualmente, há aplicativos e softwares que ajudam o profissional a se organizar e otimizar tarefas, opções como o Neotriad, RescueTime e Wunderlist funcionam como verdadeiras secretárias. Para quem recebe muitos cartões de visita e acaba perdendo os papéis, a dica é o Camcard, que fotografa os cartões, reconhece informações como nome, empresa e telefone e as transforma em dados.
7. Comunicar com clareza:
Se comunicar claramente com seus clientes e colegas vai economizar tempo e evitar mal entendidos.
Mas não é necessário gastar 20 minutos digitando um e-mail se a pessoa estiver trabalhando ao seu lado. Economize tempo falando ao telefone ou indo até a mesa do colega de trabalho.
8. Delegar e estimular a autonomia:
Você é daqueles que acha que executa as tarefas melhor e mais rápido do que os outros? Se permita dar uma chance ao seu colega de trabalho, compartilhe a execução da tarefa. Ninguém faz tudo sozinho. Tirar um tempo para ensinar outras pessoas vai melhorar o relacionamento interpessoal, desenvolver os colegas e economizar tempo, o que pode ampliar a visão sobre a empresa e dar uma oportunidade para assumir novos desafios.
9. Controlar o perfeccionismo:
Buscar sempre fazer o melhor é importante, mas essa meta não pode se tornar uma obsessão. Um trabalho não deve ser descartado só porque não ficou completamente perfeito.
Por isso, ao considerar as metas do negócio, avalie sua capacidade de concretizá-las. Reflita sobre o seu nível para não torná-las inalcançáveis. Também não se pode perder tempo demais procurando ou mesmo criando problemas, porque isso faz sua produtividade reduzir consideravelmente, já que se dedica mais tempo caçando defeitos do que colocando a mão na massa, de fato.
O perfeccionismo deve ser para melhorar algo, e não apenas apontar o que está errado.
10. Aprender, melhorar e agir:
Ser produtivo no trabalho é um desafio e uma aprendizagem diária. Evitar maus hábitos, fazer as perguntas corretas e encontrar um jeito de trabalhar que contribua para a empresa e, ao mesmo tempo, colaborar para atingir os objetivos pessoais. Estar aberto a desafios, comemorar os sucessos (principalmente os pequenos), pensar positivo diante das dificuldades e lembrar que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é essencial.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Seja mais produtivo!
Non-FictionEm tempos de bombardeio de informações e acontecimentos, por diversa vezes acabamos procrastinando tudo.