PROJETO 1 ENQUANTO VOCÊ ESPERA, TRACE UM PLANO DE CRESCIMENTO ESPIRITUAL

1.1K 49 4
                                    


Alguns acreditam que as coisas do Espírito Santo devem ser sempre espontâneas, e que não podem ser planejadas. De fato, talvez não devamos "engessar" as coisas quando optamos por depender do Espírito. Mas andar no Espírito não elimina a necessidade de planejamento. Um culto, por exemplo, pode ser planejado e, ainda assim, depender integralmente do mover do Espírito Santo. A Bíblia diz que "o coração do homem pode fazer planos". Basta que saibamos que "a resposta certa dos lábios vem do Senhor"
(Provérbios 16:1).
Nossa vida espiritual pode ser planejada. Muitos jovens imaginam que podem se planejar academicamente, profissionalmente e até amorosamente. Mas pensam que, no que tange à sua vida com Deus, serão surpreendidos em algum culto ou vigília, e que a partir daí sua vida mudará radicalmente.
Deus pode nos presentear com Sua presença em momentos específicos. Ele pode selar nossas vidas com um poderoso batismo de glória. Isso pode acontecer, sim, num culto ou evento. Mas não me priva de desejar crescer espiritualmente e de fazer um plano nesse sentido.
Em Filipenses 2:12, Paulo ordena aos irmãos de Filipos que desenvolvam a sua salvação. Ou seja, a salvação depende da ação do Espírito em nossas vidas e isso não pode ser manipulado. Mas temos o poder de desenvolver ou não essa salvação graciosa mediante o crescimento ou a estagnação.
É possível planejar o próprio crescimento espiritual. E isso deve ser buscado com prioridade na vida de cada crente, antes de qualquer outra decisão importante. Na verdade, nossas maiores decisões devem ter como fundamento nossa maturidade espiritual. Antes de encontrar a pessoa com quem você viverá pelo resto dos seus dias, você pode projetar e desenvolver um plano de crescimento espiritual.
Esse projeto de vida varia de pessoas para pessoas. Já é suficientemente importante que você se preocupe com isso. Mas há algumas dicas práticas que você já pode observar e buscar a partir de hoje, visando atingir a estatura de Cristo (Efésios 4:13).

O PLANO DE LEITURA BÍBLICA

A imimportância da Bíblia Sagrada na vida dos cristãos não está em debate: qualquer crente a teconheceria. Horace Greeley afirmou: "É impossível escravizar, mental ou socialmente, pessoas que lêem a Bíblia. Os princípios da Bíblia são o fundamento para a liberdade humana". Nas palavras de George Washington, um dos patriarcas da nação norte-americana, "é impossível governar uma nação sem Deus e sem a Bíblia". O que dizer sobre governar-se a si mesmo?
Apesar de toda a unanimidade que possa haver acerca das Escrituras, não são todos que conseguem manter uma efetividade habitual quanto à sua leitura. Muitos lutam com isso. E muitos jovens cristãos encontram seu parceiro conjugal, se casam, mas como não possuíam o habito individual da leitura bíblica acabam fundamentando sua nova família sobre alicerces duvidosos.
É possível planejar ler a biblia.E é planejar aprender a lê-la. A seguir, damos quatro dicas práticas:

1. Comece com pequenas porções - Ler a Bíblia sistematicamente pode consistir numa mudança extremamente radical para alguns. Assim como no caso de alguns medicamentos, o consumo das escrituras deve ser introduzido devagar, sem impulsidade. É comum, principalmente no início do ano ou na abertura de alguma campanha, que se faça compromissos ousados, como o de ler 10 capítulos ao dia. Para alguém que não lia absolutamente nada, essa mudança pode ser abrupta. Portanto, esses casos são perigosos, havendo sempre o risco de desistência. Segundo o dito popular, "devagar se vai ao longe".

2. Informe-se antecipadamente sobre cada livro - Em qualquer leitura, é importante conhecer o contexto do livro, do autor, e entender a situação em que a obra foi confeccionada. Muitas bíblias, hoje, são bíblias de estudo que possuem um breve explicativo antes de cada livro. É encorajador ler a história de Daniel, estendendo que ela ocorreu ao longo de várias décadas, nun contexto de grande pressão e hostilidade contra a fé. Também é impressionante perceber que, embora Jonas tivesse tantas razões para fugir de Nínive, Deus queria usá-lo naquela cidade. Mesmo que você não tenha acesso a grandes enciclopédias e ferramentas teológicas, é possível ler a Bíblia tendo alguma noção contextual. Isso não inibe a ação do Espírito Santo: a Bíblia contínua sendo a Palavra revelada de Deus, por mais que a estudemos com profundidade.

3. Intercale o Antigo e Novo Testamento - Nem todos conseguem começar a leitura bíblica pelo Antigo Testamento, pois seus primeiros registros são historicos, constam de leis e podem parecer severamente pesados. Portanto, é importante ler simultaneamente algumas porções do Novo Testamento. Fica mais fácil de "digerir" o texto de Levítico, por exemplo, se este for regado por um ou outro capítulo dos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), já que esses registram a vida de Jesus.

Ao ler o Novo Testamento, as cartas paulinas também podem parecer pesadas por conta de sua ênfase doutrinária. Leia sempre um salmo nas "entrelinhas". Isso pode fazer com que a leitura seja mais prazerosa. Essas pequenas ferramentas têm dado maior durabilidade à leitura bíblica de muita gente!

Enquanto Você EsperaOnde histórias criam vida. Descubra agora