Olá, há quantos séculos nós não nos vemos? Tive até que tirar algumas teias desse auto-ajuda. Perdon.
Quantas fanfics por ai que não tem sentindo algum hein? São milhares seja em qualquer plataforma. Vou citar 3 coisas básicas que me queimam os olhos quando eu vejo por ai.
● Enredos sem sentidos.
Você provavelmente já deve ter topado com alguma dessas por ai, seja no wattpad, social spirit ou demais sites de fanfic. As vezes elas costumam ter uma capa divina, uma boa sinopse e um bom início, até ai está ótimo. Para ficar mais claro, usaremos essa sinopse como exemplo
" Onde Yoongi é convocado para ser o advogado de defesa do serial killer chamado kim Taehyung."
Você já deve ter alguma expectativa do que poderia acontecer, apenas pelo termo Serial Killer. De fato a primeira coisa que nos vem a cabeça é:
— Uma fanfic de romance policial com muito suspense, teorias, ação, sangue, drama com um plot twist daqueles onde há uma possibilidade do casal central ficar junto.
Mas o que na verdade acontece durante a fanfic é totalmente o contrário:
— Uma fanfic cheia de enrolação onde nenhum dos pontos se encaixam, romance água com açucar, um pseudo serial killer que mais parece o bad boy dos filmes do high school musical, Personagens que somem no meio da fanfic, crimes sem nenhum sentido onde o culpado no final, era um personagem que surgiu no último capítulo apenas pra levar a culpa pela incompetência da escritora.
Minha cara racha com isso! por favor não paguem esse micão galera. Se querem escrever uma fanfic coloquem um pouco de sentido nela pelo menos, organizem suas ideias em algum lugar para não se esquecerem de nenhum ponto. Nem que tenham que usar o famoso clichê pra conseguir fechar a ideia central do enredo.
Um leitor mais atento irá sim perceber que algo está errado durante as att. E isso se torna mais visível, quando a obra já está concluída e o leitor pode ler sem interrupções, logo ele ira juntar tudo e ver que algo não está batendo.
Boas fanfics atraem leitores fieis, isso é um fato, mesmo que sejam poucos eles seram fiéis a sua escrita porque eles gostam do jeito que você desenvolve suas ideias.
● Texting's sem pé nem cabeça.
Isso é algo que eu vejo o tempo todo por ai. Textings que mais parecem conversas de msn, só faltavam colocar os emojis pra completar.
Ps: Não tenho nada contra textings que tem como objetivo apenas o humor/rant.
Estou falando de FANFICS que propõem um ENREDO e que esquecem disso.
Digamos que nos temos um plot:
" Onde Oh sehun começa a preferir morder os lábios de luhan aos seus. "
Ok, tudo certo. A proposta é que sehun comesse a mandar mensagens para Luhan elogiando os lábios dele, entretanto Luhan se diz hetero.
O que acontece em algumas fanfics textings é que a autora parece ficar sem criatividade no meio do caminho e começa a escrever diálogos aka de msn apenas pra encher linguiça.
Ex:
" Lulu: eu perguntei, no ceu tem pão?Sehun: eu ja vi essa piada mds djhchrvhfvdh
Lulu: e muito engraçado senhor fhbchnfjbcbdhFdh2763t3
Sehun: acho que eu to bebad "
Muito util não acham? Fora o internetês que polui todo o dialogo.
É por isso que eu digo:Só atualizem quando estiverem inspirados ou quando já souberem o que realmente irá acontecer. Porque se for para att um capítulo texting todo mal feito é melhor nem abrir o editor de textos do wattpad.
O que me surpreende é que tem pessoas que conseguem passar horas lendo algo que não tem nenhum fundamento e sentido, onde você vê que não teve nenhum esforço da escritora em tentar criar um diálogo interessante. Por esse motivo conheço muitos leitores de livros originais que detestam fanfics, porque consideram algo mal feito. Isso é bem triste porque nós sabemos que há milhares de fanfics com qualidade sejam elas reconhecidas ou não.
Então quando forem escrever uma fanfic texting que tenha algum enredo, não tratem como se fosse uma conversa comum como é aqui fora. Incorporem cada personagem, incorporem a história de vocês e se lembrem que por mais que o texting seja mais fácil de ser escrito, ele não precisa ser mal feito.
Abençoe a cabeça desse ser senhor!!
● Daddy Kink da modinha
Daddy Kink viralizou tanto que eu não aguento ler a palavra daddy em uma fic sem revirar os olhos.
Bom, não sou mestre quando se trata de hot porém eu sei reconhecer quando um é realmente bom. E posso dizer que foram poucas as daddy kinks que realmente valeram a pena.
O que mais eu vejo por ai é escritora colocando o termo daddy ou babygirl/babyboy achando que só pelo fato de ter esse termo vai arrasar com sanidade das leitoras. Desculpa mas não é assim que a banda toca, pelo menos não mais.Daddy Kink era legal no início? ERA, mas hoje é bem brochante de ler. Escreve um hot ruim e acha que vai salvar o capítulo se colocar um " oh daddy " no meio, me poupe dos micões!11
As vezes eu acho que é a preguiça de detalhar uma cena de sexo que leva as pessoas a usarem isso. Daddy Kink está muito vinculado ao texting e ele não necessariamente precisa ser apenas no texting Ok, querendo ou não um hot texting raramente irá conseguir superar um hot na narrativa. Um hot escrito na narrativa envolve muito mais detalhes e é claro, a emoção e o sentimento dos personagens.
Felizmente sinto que essa moda está passando e as pessoas estão voltando com a originalidade. Se forem escrever um hot pesquisem bem, imaginem a cena e estejam no clima, assim vocês conseguiram passar a verdadeira essência para a escrita.
✩✩✩✩✩✩✩
Caso tenham alguma duvida ou sugestão de tema é só comentar.
YOU ARE READING
LIDANDO COM FANFICS
DiversosDicas de como ter uma boa estrutura para o monstro da ilusão chamado fanfic. Início: 07.06.16